AS AVENTURAS DO VÔ VENTURA — MAIS PERTO DO CÉU

Os urbanistas contemporâneos sugerem uma urbanização verticalizada para resolver os problemas modernos. Colocar a população concentrada reduziria os problemas de locomoção, por exemplo.

 

— E de saneamento também, disse Vô Ventura a seu interlocutor. Fica mais fácil tratar a merda urbana antes de jogar a água de volta, e limpa, nos rios.

 

Mas quando pensou que a quantidade de vizinhos aumentaria quase exponencialmente, ele detestou a ideia.

 

— Já pensou a quantidade de música sertaneja, brega e funk de péssima qualidade a gente teria que ouvir? E as churrascadas em cada apartamento no fim de semana?

 

Foi quando pegou o jornal e leu uma notícia da cidade de Potosi, na Bolívia. Um patrimônio cultural da humanidade. Antiga, fundada no século XVI, a cidade mais alta do planeta já foi maior que Paris, à época. Hoje não tem mais que duzentos mil habitantes.

 

— Vou-me embora para Potosi. Não serei amigo do rei, mas estarei pertinho do céu.

 

Paulo Cezar S Ventura
Enviado por Paulo Cezar S Ventura em 15/04/2023
Código do texto: T7764115
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.