ZOLA E O CASO DREYFUS (CAUSO SÉRIO) // "J'ACCUSE !!!!!"

DEUS SEJA LOUVADO !

JESUS! - NOME QUE SALVA!

EU TE LOUVAREI, SENHOR, DE TODO O MEU CORAÇÃO !

POR

TEUS LIVRAMENTOS

TEU CUIDADO DESDE ATÉ ANTES, DO MEU NASCIMENTO

TUAS INÚMERAS BÊNÇÃOS VIDA AFORA

TUAS LIÇÕES, ME TRAZENDO DISCERNIMENTOS

TUAS DÁDIVAS INESPERADAS

TEU ZELO COM MEU CORAÇÃO, ME DOANDO O AMOR DE MEU AMOR

TERES ME DADO A CAPACIDADE DE AMAR A TI

MANDARES TEUS ANJOS PRA MINHA PROTEÇÃO

OUVIRES MINHAS PRECES EM FAVOR DOS QUE PRECISAM DE TEU OLHAR

E, POR TUDO MESMO, MAS SOBRETUDO, SENHOR, EU TE LOUVAREI, PELO TEU PERDÃO! E PELA SALVAÇÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A TI, CANTAREI LOUVORES ! SEMPRE ! SEMPRE !

**********************************************************

MENINO JESUS !

EU TE AMO !

ESTE É UM MOMENTO EM QUE MEU CORAÇÃO SENTE UM GRANDE DESEJO , DE PRESTAR LOUVORES , A TI E AO NOSSO DEUS!

ENTRETANTO, MEU CORAÇÃO, VEM TAMBÉM

IMPLORAR,

ROGAR,

SUPLICAR,

CLAMAR,

ORAR,

PEDIR

PELAS CRIANÇAS DO MUNDO, QUE ESTEJAM SENDO

ABUSADAS,

MALTRATADAS,

EXPOSTAS A PERIGOS,

FAMINTAS,

ENFERMAS,

SOFRENDO POR QUALQUER FORMA DE FLAGELO !

ESTENDO, MENININHO JESUS, MEU PEDIDO, PARA OS ANIMAIS QUE NÃO TÊM QUEM DELES CUIDE!

POR FIM, SENHOR, PEÇO POR TODOS OS QUE COMPÕEM O NOSSO RECANTO DAS LETRAS !

TRAZ SOLUÇÕES !

CUIDA DE SEUS AMADOS !

ILUMINA AS DECISÕES !

RESTAURA O QUE PRECISE SER RESTAURADO !

TRAZ ARREPENDIMENTO E PERDÃO !

TRAZ BÁLSAMO !

TRAZ CURA !

TRAZ VIDA !

TRAZ VIDA EM TI!

TRAZ RECONHECIMENTO DO TEU INFINDO AMOR !

*********************************************************

EU TE LOUVO COM O MELHOR DE MIM ; E TE AGRADEÇO, EM NOME DE JESUS!

AMÉM!

*********************************************************

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA TEL. 188

" O DIREITO NÃO PODE SE PRESTAR A ACOBERTAR AS INIQUIDADES !"

*********************************************************

ZOLA E O CASO DREYFUS

MAS ANTES, UM CAUSO PITORESCO, ACERCA DA LITERATURA ZOLANIANA

MINHA TIA NANÁ, IRMÃ DE MEU PAI, VIVIA ÀS MIL MARAVILHAS, COM SEU MARIDO RENY.

NÃO TIVERAM FILHOS E OS MIMOS ERAM SÓ PRA ELES MESMOS.

UM DIA, TIO RENY, CHEGA COM UM LIVRO PRA PRESENTEAR A ESPOSA. ELA, FELIZ, ABRE ANIMADA, O PACOTE. E COMEÇA A LER O LIVRO RECEBIDO , QUE COM TANTO CARINHO, LHE TOUXE O AMADO.

MAS EIS QUE, DE REPENTE, UMA ESTRONDOSA BRONCA SE ARREMETE EM DIREÇÃO AO PRESENTEADOR:

- RENY, QUEM VOCÊ PENSA QUE EU SOU? UMA DESSAS PERDIDAS QUE ANDAM POR AÍ?

- O QUE HOUVE, NANÁ?

- ESTOU OFENDIDA COM SUA FALTA DE VERGONHA!

- COMO ASSIM? PASSEI NUMA BANCA, VI O LIVRO COM TÍTULO DO SEU NOME E QUIS LHE FAZER UMA SURPRESA...

- ESTA SURPRESA, VAI PRO LIXO ! AGORA MESMO!

TUDO PORQUE ELE, SEM SABER, TINHA OFERECIDO À ESPOSA, A OBRA NATURALISTA “ NANÁ”

ERA A FORÇA DA OBRA DE ZOLA!

***********************************************

NOTA:

NANÁ , PERSONAGEM DE ZOLA, É UMA CORTESÃ DA ALTA SOCIEDADE FRANCESA, QUE ÀS CUSTAS DE SEU CORPO ESCULTURAL E DE SEUS APETITES CARNAIS, ENRIQUECE, NOS TEMPOS DO SEGUNDO IMPÉRIO.

***********************************************

ÉMILE ZOLA / CRIADOR DO NATURALISMO FRANCÊS

(1840 – 1902 )

O NATURALISMO SURGE EM 1867, NA FRANÇA, COM A PUBLICAÇÃO DA OBRA “ THÉRÈSE RAQUIN “ DE ÉMILE ZOLA.

IMPORTANTE ENTENDER, QUE NESSA OBRA,THÉRÈSE DEMONSTRA POR SEUS NERVOS MAIS DO QUE POR CONSCIÊNCIA,O PESO DO ASSASSINATO COM O AMANTE, DE SEU MARIDO.

O NATURALISMO EXPÕE O QUE, POR VEZES, É MAIS ASSUSTADOR NA ESSÊNCIA HUMANA.

E SE OCUPA MAIS DO BIOLÓGICO DO QUE DO PSICOLÓGICO.

ZOLA RESPONDE AOS CRÍTICOS, DIZENDO QUE SEUS PERSONAGENS SÃO DOMINADOS PELOS NERVOS E PELO SANGUE E SEM QUALQUER ARBÍTRIO.

CADA ATO DE SUAS VIDAS , OBEDECE A MANIFESTAÇÕES DA CARNE.

THÉRÈSE E LAURENT SÃO BRUTOS HUMANOS. A ALMA AUSENTE.

EM “GERMINAL”, ZOLA EXPLICITA E CRITICA AS CONDIÇÕES SUBUMANAS DE TRABALHADORES EM MINA DE CARVÃO.

NO NATURALISMO, HÁ OPOSIÇÃO AO ROMANTISMO E “APERFEIÇOAMENTO” DO REALISMO,COM SUA CRÍTICA SOCIAL, MAS COM A DIFERENÇA DE QUE NO REALISMO, AS MAZELAS SURGEM, ATRAVÉS DO MEIO SOCIAL; E NO NATURALISMO, É TUDO UMA QUESTÃO DE HEREDITARIEDADE, DE DNA.

AQUI, O INSTINTO SEXUAL PREPONDERA A TODOS OS OUTROS.

AS SUBUMANAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E VIDA, FAZEM AS PERSONAGENS PERDEREM SUA HUMANIDADE. E ELAS SE ENTREGAM A INSTINTOS BESTIAIS...

A SEXUALIDADE É TRATADA DE FORMA EXPLÍCITA, CHOCANDO O PÚBLICO ROMÂNTICO...

NENHUM RESPEITO A RAÇAS, MULHER, HOMOSSEXUAIS !!! NEGAÇÃO PEREMPTÓRIA DO CRISTIANISMO....

AINDA HÁ OUTRAS CARACTERÍSTICAS,MAS VAMOS FICAR POR AQUI.

*********************************************************

CASO DREYFUS

NO DIA 13 DE JANEIRO DE 1989, O ESCRITOR ÉMILE ZOLA REVELAVA AO PÚBLICO FRANCÊS UMA GRANDE FARSA.

DENUNCIANDO O TRIBUNAL E O ALTO COMANDO MILITAR DA FRANÇA, ZOLA PUBLICOU NO JORNAL “ L’AURORE”, UMA LONGA CARTA, PONDO A LUME, A FRAUDE CONTRA O CAPITÃO DE ARTILHARIA ALFRED DREYFUS. QUE TINHA SIDO ACUSADO DE VENDER INFORMAÇÕES SECRETAS, AOS ALEMÃES.

DREYFUS FOI CONDENADO E SENTENCIADO À PRISÃO PERPÉTUA, NA GUIANA FRANCESA.

A CARTA DE ZOLA, EVIDENCIAVA QUE O EXÉRCITO SE BASEARA EM DOCUMENTOS FALSOS E NA XENOFOBIA , SOB A ONDA DE NACIONALISMO.

A CARTA DE ZOLA, ACUSOU E TROUXE COM EFICIÊNCIA, AS FALCATRUAS DOS GRAFÓLOGOS E DE MUITOS GENERAIS , NA SANHA DE DENEGRIR E MORTIFICAR A REPUTAÇÃO DE UM CAPITÃO DE SEU PRÓPRIO EXÉRCITO.

DEPOIS DE QUATRO ANOS, DE DREYFUS EM PRISÃO, PESSOAS IMPORTANTES, LEVANTARAM A VOZ, CONTRA A FRAUDE.

O EXÉRCITO FALSIFICARA DOCUMENTOS.

A CARTA DE ZOLA E AS DENÚNCIAS DE CHARLES PÉGUY,POETA, E DO COMPOSITOR ALFRED BRUNEAU,TUDO ISSO PROPICIOU A SAÍDA DE DREYFUS DA PRISÃO.

EM 1906 FOI INOCENTADO.

ASSUMIU O COMANDO DA ARTILHARIA DE SAINT- DENIS, SE APOSENTANDO ANOS DEPOIS. FALECEU EM 1935, AOS 76 ANOS.

O CASO DREYFUS DILACEROU E DIVIDIU A FRANÇA.

SE O NATURALISMO PÕE ÀS ESCÂNCARAS, O PIOR DO SER HUMANO, O SEU FUNDADOR NA FRANÇA, TEM NA SUA BIOGRAFIA, UMA BELA PASSAGEM EM PROL DA JUSTIÇA.

TRATA-SE DO MANIFESTO/CARTA “J’ACCUSE!” EM FAVOR DE DREYFUS

PORQUE COM SUA ARTE, O ESCRITOR, O POETA, O MÚSICO, O PINTOR, TODOS QUE EXERCEM A SUA ARTE, DEVEM TAMBÉM, PUGNAR PELO BEM .

E PELA JUSTIÇA!

***********************************

PESQUISADO EM

WIKIPÉDIA, ENCICLOPÉDIA LIVRE

SITES DE LITERATURA

BLOG "ACHADOS E LIDOS"

CONSIDERAÇÕES PESSOAIS

*********************************************************

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 30/03/2023
Reeditado em 02/04/2023
Código do texto: T7752639
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.