SE O ESCULTOR NÃO TIVESSE NASCIDO...

Scaramouche é o pseudônimo de João Neri Satter Mello, um escultor que um dia se pegou pensando sobre a importância da sua existência para as obras que criou. Ele refletiu que, se ele não tivesse nascido, suas esculturas também não existiriam, mas, mesmo assim, elas estão espalhadas, enfeitando diversos lugares.

Essa reflexão pode levar a uma série de questionamentos sobre o papel do artista na criação de obras de arte. Será que uma obra é completamente independente do seu criador ou existe uma relação intrínseca entre elas?

Embora seja verdade que as obras de Scaramouche existem independentemente da sua pessoa, é inegável que sua existência foi essencial para que essas esculturas pudessem ser criadas. Se Scaramouche não tivesse nascido, outras obras poderiam ter sido criadas por outros artistas, mas certamente não as mesmas obras que ele produziu.

Além disso, é importante ressaltar que a obra de arte não se limita apenas ao objeto físico criado pelo artista. A obra de arte também envolve a intenção, a técnica e a emoção do artista na criação daquela escultura específica. Nesse sentido, a existência de Scaramouche foi fundamental para a existência das obras que ele criou.

Por fim, é interessante pensar que, mesmo que as obras de Scaramouche tenham sido criadas há muito tempo, elas ainda são capazes de enfeitar e encantar o mundo em que vivemos. Isso mostra como o trabalho de um artista pode transcender o tempo e continuar a inspirar e influenciar as pessoas muito tempo depois que o artista já não está mais presente. Mas essas obras também têm vida própria e são capazes de existir e enfeitar o mundo sem a presença física do artista. Esta história foi contada por outro escultor.

Neri Satter – Maio de 2023

 

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 27/03/2023
Código do texto: T7750190
Classificação de conteúdo: seguro