A porta inexistente

Martin passou pelo corredor do quarto andar, como sempre fazia desde que fora morar no prédio, e só então percebeu a porta azul na parede oposta às entradas para os apartamentos. Teoricamente, não deveria haver nada do outro lado, apenas um espaço vazio.

- O que é aquela porta nova, no corredor do quarto andar? - Indagou ao porteiro, Sebastian.

- Porta nova? - Sebastian franziu a testa.

- Tem uma porta azul, na parede que dá para fora do prédio - insistiu Martin. - Com uma maçaneta dourada.

Sebastian coçou a cabeça.

- Não estou sabendo dessa porta. Talvez seja para serviço de manutenção, vou ter que ver com o síndico.

Martin ponderou que a explicação era razoável. Afinal, poderia haver algo na parede exterior do prédio que precisasse de manutenção periódica. Infelizmente, não teria como conferir do que se tratava, porque a parede em questão era voltada para os fundos de um outro prédio, e não havia nenhuma rua entre um e outro.

Mais tarde, ao passar novamente pelo corredor, constatou surpreso que a porta não estava mais lá. A parede branca e lisa o encarava, como sempre. Questionado novamente, o porteiro revelou que a porta azul fora apenas um objeto de decoração colocado ali por um dos moradores, para segundo ele, "quebrar a monotonia do ambiente".

O síndico, que não gostava dessas modernidades, mandara retirar o adereço.

- [13-03-2023]