O CRENTE MANÉ

O dia amanheceu triste para Laurentino. Sua alma estava chorando, não conseguia buscar respostas para tantas perguntas. O mundo é uma interrogação para quem se perde dando ouvidos a voz do coração.

O coração explode e não é por falta de beijo, e sim por falta de sincero desejo. Laurentino casou duas vezes e se frustou também duas vezes. Depois ainda teve um rolo com uma louca da internet. Ele caiu na conversa da insana carência e isso o fez se trancar no quarto frio de sua vida sentimental. O engano está presente em nossas vidas. O País foi enganado, roubado e novamente caiu na conversa de quem finge querer o bem para tirar proveito dos manés. Enquanto houver uma alma fraca haverá uma porta aberta para a decepção. Laurentino se decepcionou com uma que dizia ser filha de Deus, falava com voz mansa, se apresentava como uma mulher de fé, de oração.

Jana arrebatou o coração de Laurentino. Os dois iam juntos pra igreja, participavam das celebrações do culto. Jana fazia uma novena em prol da cura de sua mãe residente lá no Sertão de Minas Gerais e que sofria com a hanseníase.

Jana falava com a mãe pelo telefone público, sempre ao término da missa de domingo à noite. Laurentino olhava para o rosto sereno da namorada. Jana se mostrava confiante na recuperação da mãe. Ela dizia sempre pra D. Lídia que estava rezando por ela. Chorava ao se despedir da mãe na ligação pelo orelhão. Laurentino a abraçava.

Foi dopado pelo perfume de Jana, que aparentava ser uma boa moça. O jovem, que não era muito vivido, acreditou naquela imagem santa de Jana. Até o fato de sua futura sogra ter sido curada através da fé da sua namorada contribuiu para fortalecer a ideia de que encontrara a mulher de seus sonhos, a mulher de Deus. Laurentino estava de quatro, gamadão! Não percebia nada estranho!

E ficou não só ficou vidrado como colocou Jana numa redoma e faltou pouco para idolatrá-la.

Pra tudo ele dizia sim para a namorada, tanto que foi apelidado de homem -lagartixa ou, para seus primos alagoanos, homem-catenga. Laurentino ficava envergonhado, demonstrava submissão e não era homem de decisões. Ele vivia sua vida deixando o sentimento falar mais forte, e isto é um perigo! Alma fragilizada e cegueira espiritual são ingredientes para a ilusão.

Laurentino, filho de pais ricos e bem-sucedidos comerciantes do ramo alimentício, ao chegar a maioridade ainda vivia como se fosse uma criança, sem saber o faria da vida. Única coisa que amava fazer era cantar pra Deus na igreja, mesmo com uma voz horrível de fazer doer os ouvidos. Laurentino ficava triste quando zombavam de sua voz, dizia que do louvor sincero Deus se agrada e não liga para a nossa voz. Laurentino continuava a cantar, mesmo com lágrimas nos olhos.

Num domingo bastante chuvoso, a igreja estava cheia ( numa época em que as pessoas se preocupavam em buscar a Deus e passavam por cima das adversidades da vida ) e após o pastor pregar a Palavra de Deus, Laurentino e os demais irmãos se preparam para o coral. O jovem insistiu para entrar no coral e deu certo sua insistência, Deus honrou sua fé. Jana chegou à igreja naquele domingo e foi aos poucos fazendo amizades, e era muito astuta e já foi sabendo da vida dos irmãos. Descobriu que a família mais rica era a de Laurentino. Começou a fazer amizade para também entrar no coral. Jana tinha sim uma voz muito boa e tirou proveito disso. Também percebeu que todos zombavam da voz de Laurentino e fez disso um meio para se aproximar do jovem ingênuo. Ela se fazia de protetora de Laurentino, dúzia que ele cantava normal e que era só se aprimorar. "Laurentino, você não deve ligar para o que dizem da sua voz. Foque no amor que você tem para louvar o Senhor! O importante é que Deus recebe o seu louvor! "

Jana sabia como cativar e Laurentino entrou no cativeiro juntamente com toda a família.

Laurentino vivia solitário, estava acostumado a ser desprezado, seus pais priorizavam o trabalho, para ter dinheiro para ofertar e continuar com a pose de família mais rica da igreja.

Laurentino estava gamado por Jana, olhavam disfarçadamente para o corpo esbelto da jovem e seu coração palpitava e se segurava para não desagradar a Deus. Jana sabia provocar, ele deu muitos sinais de que era uma mulher de valores distorcidos, que não ligava em ficar sozinha com um homem dentro de casa até tarde da noite. Na verdade era uma golpista, uma pessoa que vive a ilusão que passar os outros para traz é avançar na vida. Jana avançou, prosperou em seu intento. Casou com Laurentino, ganhou muito dinheiro. Mas o seu erro, felizmente, foi se acomodar e se revelar. Deixou a máscara cair e a família de Laurentino descobriu tudo: as traições com todos os rapazes do coral da igreja. Jana foi uma espécie de fruto podre naquela igreja e seu fim foi ser expulsa da congregação e voltar para o sertão de Minas Gerais.

Laurentino parece ter aprendido a lição. Eu digo " parece" porque enquanto não tivermos uma vida plena com Deus não estaremos livres da investida do mal, e as lições que a vida nos apresenta na hora até afirmamos que não mais cairemos. Mas qualquer segundo de distração e a emoção aflorada já são suficientes para uma nova queda que pode até ser fatal.

( Autor: Poeta Alexsandre Soares de Lima)

Poeta Alexsandre Soares
Enviado por Poeta Alexsandre Soares em 02/02/2023
Código do texto: T7709754
Classificação de conteúdo: seguro