A Morte de Pelé

O mundo parou ao receber a triste notícia, sobre a morte do Rei do futebol, o nosso glorioso Pelé.

Lembro-me que quando brincávamos de jogar bola e um de nós marcava o gol, lá da beira do campo sempre uma voz:

- Gol de Pelé!

E assim muitos negros levam este apelido tão carinhoso e de grande relevância no meio futebolístico.

Venda do Seu Zico, entre um e outro sempre tem um que tem apelido e o mais famoso é do Pelé. Caboclo preto e bom na enxada e cortava o dia todo na capina e só parava para o café ou para fazer um pito, como diziam na região. E se temos o Rei da bola, porque não termos o Rei da enxada? Mas, o Belarmino só era conhecido como Pelé.

O Seu Genaro gostava muito do Pelé. Cabra de fibra, ótimo amigo, respeitoso, enfim, era de confiança e também amigo de gole, pois, gostava muito de uma cachacinha, e todos os finais de semana, os dois batiam aquele dedo de prosa, que durava horas por entre sorrisos e lembranças.

À tardinha o Seu Genaro foi à venda do Seu Zico comprar querosene e ao chegar foi logo cumprimentando:

- Tarde, pessuale! Todo mundo bão?

Num clima um pouco frio, alguns responderam e outros somente fizeram o gesto com as cabeças.

Ele notando aquela frieza logo perguntou:

- Ta acunticeno arguma coisa, gente? Que tristeza é essa? Tá pariceno inté côceis tá cum fome...

O seu Altino estava num cantinho e salientou:

- Ocê num tá sabeno Genaro? O Pelé morreu!

Pensa num caboclo que chorou...olha, as lágrimas desciam feitas cachoeira e ele gritava:

- Meu amigo Pelé não...nããooooo...logo o Pelé...Pelé não...tadim do Pelé...

O cabra montou em seu cavalo e saiu em disparada. Chegando lá na Chapada da Onça, ele ouviu o tropel de um cavalo. Era o Pelé que se assustou com os gritos do amigo e queria saber o que era. Quando Seu Genaro olhou para trás e viu o Belarmino – Pelé – aí que ele açoitou o seu cavalo.

Chegando a sua palhoça aos gritos ele:

- Sabina! Ô Sabina! Abre a porta, o Pelé morreu e a sombração dele tá vino atrais de mim.

Dona Sabina abriu a porta e:

- Home! Dêxa de sê besta! Deu no rádio agora mesm e quem morreu foi o Pelé jugadôre de futibole. Aquele que féis mais mile golo, num foi o Belarmino.

Nisso chega o Belarmino e:

- Que curriria é aquela Genaro? Seu cavalo inté paricia que tava ispritado, sô!

O Genaro deu um abraço no Belarmino e chorava ao mesmo tempo, mas, de emoção ao ver o amigo.

È nisso que dá ter apelido de gente famosa.

Que o nosso saudoso Pelé esteja nas mãos de Deus e que o nosso Pelé da enxada possa capinar muitas roças. E que o Seu Genaro continue sempre sendo amigo do Belarmino, ou melhor: PELÉ!

Você tem apelido de gente famosa?

Mais um causo da roça!

Inté!

Mestre Tinga das Gerais
Enviado por Mestre Tinga das Gerais em 31/12/2022
Reeditado em 31/12/2022
Código do texto: T7683749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.