ANDANDO POR PERTO

 

Eu estava assistindo uma entrevista com um ciclista que viajava por vários países, e foi perguntado a ele sobre as pessoas que tem vontade de serem aventureiros, mas tem seus motivos que os impede. O ciclista aventureiro respondeu: A aventura basta querer, pegue a sua bicicleta não precise viajar, ande algumas quadras e depois mais longe e a aventura, já iniciou.

Pois bem... pensando nesse conselho eu com 74 anos comprei minha bicicleta e pensei em iniciar minhas pedaladas andando por perto... adquiri vestimentas de ciclista - mas eu tinha que juntar-me a outros ciclistas, procurei um grupo, que saia as segundas feiras à noite, e dei início a minha idosa aventura... éramos um 30 componentes que viajavam por São Leopoldo/RS e cidades próximas, subíamos lombas normais e lombas que ao vê-la eram tão íngremes não acreditando que aos 74 anos iria subir, ia até um pedaço e o resto empurrando a bike, mas na segunda vês, conseguia pedalar mesmo com esforço, até vencer toda a subida como se fosse uma grande vitória. O andar era a noite por estradas com asfalto, calçamento de pedras e de chão, em lugares fora donde eu morava, passando por cidades, vilas desconhecidas que eu não conheceria sem o uso da bike... eu andava no meio do grupo que as vezes se perdiam uns dos outros, por ser noite - os mais novos com toda a energia iam na frente e os sem pressa iam atrás, e mais adiante os mais apressados ficavam esperando e todos o grupo se juntava novamente. Eram umas verdadeiras aventuras que duravam em torno de 30 KM.

Durante um ano eu participei do grupo e depois segui de forma solo, e ao atingir 79 anos continuo fazendo a minha aventura da minha forma quatro vezes por semana e o meu aplicativo Strava através do GPS esta marcando mais de 12000 KM me sentindo um aventureiro de bike... muitas vezes passo pelo mesmo caminho, mas a paisagem muda, no verão tem flores e no inverno serração e frio, pessoas que sua cuia tomando um chimarrão, construções novas, pessoas que dou bom dia, e algumas ao parar contam suas histórias e eu faço o mesmo, me sentindo como se fosse uma viaje por todo o território Brasileiro, e para conhece-lo, eu assisto programa Brasil visto por cima, onde conheço os vários lugares apresentados como compensação por ser um aventureiro que anda por perto, mas conhece o Brasil, desta forma.

Neri Satter – Dezembro de 2022

 

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 07/12/2022
Código do texto: T7666904
Classificação de conteúdo: seguro