Mate Gelado com Limão e Frieira

Esse relato me foi confiado por um paraquedista. Os soldados são assim, repletos de histórias que dariam bons livros! Então vou aproveitar para perpetuar o tão engraçado acontecimento de seu quartel.

O mate gelado faz parte da tradição carioca. E nos quartéis do Rio de Janeiro esse chá faz o mesmo sucesso. Ele é servido geralmente na ceia, seu sabor é inconfundível, torna-se mais gostoso quando servido nos intervalos das instruções ou treinamentos. É feito sem muita cerimônia num panelão do rancho, depois de pronto é posto na geladeira e de lá só sai para ser adoçado e levado para o refeitório ou guarda do quartel. Algumas vezes vem acompanhado com torradas do pão que sobrou do café da manhã. No Exército, o reaproveitamento já existe há muito tempo. Ele só não é servido no inverno porque nessa época, entra em cena outra bebida que é servida quente, o “Kaol” que vai ficar para outra oportunidade. Vamos focar no mate.

Era uma noite quente de verão na “calorosa” Vila Militar de Deodoro; a guarnição de serviço esperava ansiosa pelo refrigério que só o mate gelado poderia trazer. Os militares já estavam ansiosos, pois, passava das 21h e a ceia ainda não havia chegado. Já estava na hora do tenente fazer a ronda, então ele mesmo resolveu ir até o rancho para ver o que estava acontecendo. O Oficial entrou e percebeu que as luzes principais estavam apagadas, resolveu então dar a volta para verificar o que havia ocorrido. Ao entrar na cozinha se deparou com a cena mais bizarra que já havia presenciado até aquele momento, o militar do rancho estava sentado em uma cadeira mexendo o mate com o pé! Ao contemplar aquela cena, o tenente deu um leve beliscão no braço para ter certeza de que não se tratava de um sonho.

- Militar! O que significa isso?

-Estou adoçando o mate, Tenente.

-Mas com o pé?!

Deixa eu dar mais detalhes do cenário que o tenente acabara de descortinar: o militar de serviço ao rancho estava sentado confortavelmente em uma cadeira de escritório, seu boot marrom estava jogado no chão juntamente com uma meia verde fedida, mas tão fedida que o tenente teve que tapar o nariz por causa do chulé que impregnava a cozinha. O soldado fazia movimentos circulares enquanto apoiava sua cabeça no encosto da cadeira, parecia estar numa espécie de Spa. O Oficial de dia tentava entender àquela situação.

-Sim com o pé! Respondeu o soldado.

-Mas por que isso? Não consigo entender o motivo!

-É porque estou com frieira, Senhor! O mate geladinho ajuda aliviar essa coceira danada!

O tenente balançou a cabeça como quem diz que entendeu e falou que já era hora de servir a ceia, só para ver a reação do militar. O soldado disse: ""Sim Senhor!" E calçou a meia e o boot sob a observação do Oficial. Foi até uma prateleira, pegou uma garrafa térmica e, quando começou a enchê-la com o mate da panela foi interrompido por uma pergunta:

-O Sr. vai servir o mate gelado com limão e frieira?

-Sim Senhor, Tenente! Fazer outro vai dar muito trabalho e eu ando muito cansado, a escala está apertada e hoje fez muito calor!

-Então o Sr. terá muito tempo para descansar. Terá também a companhia de um ventilador de teto para refrescar as ideias lá na cela. Você está preso!

Naquela noite a guarda não degustou o famoso mate gelado, pois, não queriam correr o risco de acrescentar tão indigesto ingrediente à uma receita tão tradicional.

Fabrício Fagundes
Enviado por Fabrício Fagundes em 27/11/2022
Reeditado em 29/12/2022
Código do texto: T7659240
Classificação de conteúdo: seguro