Rapadura

A poluição que corta a cidade, entre butiques e prédios bonitos.

Urubus fazem a festa no esgoto a céu aberto.

Prato do dia no restaurante do esgoto, cachorro morto há três dias.

O bendito do cachorro era de dona Maria que procurava há dias pobre infeliz.

Dona Maria vendo seu fiel cachorro morto com os quarto para o alto e os urubus fazendo a festa se planta a chora.

As pessoas que passam perguntam por que a senhora está chorando aconteceu algo.

Sim, eu estou chorando porque meu rapadura morreu, coitado do Rapadura.

As pessoas saem sem entender nada como uma pessoa chora por causa de uma rapadura e perto dum cachorro morto.

Uma garota que passava escutou a conversa ficou curiosa e perguntou por que a senhora chora por causa de uma rapadura.

Filha qual é seu nome?

Fernanda e o da senhora?

Maria

Fernanda, eu vou lhe contar porque chorava e como o trouxemos o rapadura de lá do norte, nós fomos criados comendo rapadura com farinha na fazendinha dos meus pais, minha velha mãe que Deus a tenha, Ela tinha uma cachorra que deu cria de um monte de cachorrinho.

_Então dona Maria rapadura é um cachorro?

_Sim, Fernanda

Nossa dona Maria foi por riso que o cachorro tem este apelido.

Não Fernanda, colocamos este apelido no cachorro em homenagem a minha mãe falecida, mulher guerreira ganhadora de vários campeonatos lá no norte.

O campeonato consistia para quem comia mais rapadura com farinha e ninguém era melhor do que mamãe nessa arte.

Fernanda até hoje ninguém conseguiu quebra seu recorde de come oito rapadura com três litros de farinha mais com uma diferença sem beber um gole d, água.

Nossa dona Maria sua mãe era boa mesmo, eu não consigo come nem um punhado de farinha e quanto mais três litros e junto com oito rapaduras.

Dona Maria não querendo ser intrometida como sua mãe veio a falece?

Minha mãe veio a falece depois sabotarem uma de suas rapaduras ela se engasgou com um fiapo de cana que estava dentro, ela queria quebra seu próprio Recorde, mas não conseguiu o prefeito fez até uma homenagem: uma estatua de mamãe com um prato de rapadura, mas nunca encontraram o culpado da sabotagem.

Depois da morte dela, eu e meus irmãos viemos para São Paulo com o cachorro pequeno, chegando aqui colocamos o apelido de rapadura.

As crianças gostavam de brincar com ele jogava pau ele corria e pegava. O Rapadura só vivia com um pau na boca para cima e para baixo brincando com as crianças,

-Fernanda que fim trágico primeiro minha mãe agora o rapadura.

Dona Maria a senhora gostaria que chamasse alguém para ajuda a carregar o pobre do Rapadura para ser enterrado?

Não minha filha moro longe então vamos deixa aqui no esgoto mesmo ninguém vai perceber, que a um cachorro morto aqui, com todo este fedor.

Quem vai gostar vãos serem os urubus que já estão rodeando de novo o pobre rapadura.

O banquete vai ser dos bons, dona Maria é melhor que nos saia daqui logo é perigoso, os urubus já estão esfregando a língua no bico e uma asa na outra.

Depois de jogar o rapadura no esgoto dona Maria olha para o alto vê aquela escuridão. Eram os urubus descendo para o almoço.

Dona Maria e Fernanda as duas saem correndo. Um dos urubus da uma bicada nas nádegas de dona Maria pensando que estava morta. De tão velha parecia uma múmia com um remendo no joelho, uma faixa no pé esquerdo e uma tipoia no braço direito.

Dona Maria reclama está vendo minha filha tomei uma bicada nas nádegas por pouco não morria.

Fernanda pergunta para dona Maria machucou muito

Não Fernanda só abriu um buraco perto do que já tinha isto é pergunta que se faça.

Desculpe dona Maria quer que eu leve à senhora para o hospital

Não minha filha muito obrigada quando chegar em casa faço um curativo já estou toda remendada.

Fernanda olha no relógio já é tarde tenho que ir dona Maria minha mãe deve esta preocupada não chora, o rapadura deve está bem agora.

Fernanda como ele está bem, morto por algum carro, agora vai vira refeição para os urubus.

Olha bem ele esta sendo enterrado no esgoto, coberto com as asas dos urubus e de seus bicos.

Como ele está bem Fernanda acabamos de jogá-lo no esgoto, e nem saímos daqui e pobre do rapadura só está a caveira e você me diz que ele está bem-esta bem uma pinoia.

Desculpe dona Maria tchau até outro dia.

Dona Maria fica resmungando e não dá atenção a Fernanda.

Fernanda sai de cabeça baixa horas mais tarde chega em casa, sua mãe já esperava no portão preocupada com ela.

Onde você estava minha filha você saiu ontem e esta chegando agora? Mãe é uma longa história eu estava passando no centro da cidade e vi uma senhora chorando e fui ajudar e descobri que o cachorro dela tinha sido atropelado o pior mãe o nome do cachorro era rapadura.

Nossa minha filha como alguém coloca um nome deste num cachorro.

Ela colocou em homenagem a sua mãe

Agora vai dizer que a mãe dela chamava rapadura.

Claro que não mãe ela só deu deste apelido para o cachorro porque a mãe era campeã de comer rapadura com farinha lá no interior e morreu engasgada com o fiapo que estava dentro, ela disse que foi sabotagem o prefeito da cidade mandou fazer até uma estatua em sua homenagem.

Nossa filha que estória louca então mãe ela era muito querida na cidade.

E tem mais, enquanto eu conversava com ela escurece o céu era um bando de urubus que começou a voar em volta de nos um até ficou dona Maria.

Mãe ela era uma senhora de idade toda machucada cheia de faixas pelo corpo eu acho que os urubus acharam que ela estava morta.

Fernanda não fale assim minha filha, desta senhora.

Agora mãe vou tomar meu banho estou cansada depois nos conversa mais tudo bem.

Fernanda não adianta tentar me enrolar contando esta estória tentando me comover pensando que eu vou esquecer que a senhora dormiu fora de casa.

À senhora passou a noite na gandaia eu e seu pai mal dormimos esta noite preocupados a senhorita dormiu aonde que veio chegar a esta hora.

Mais mãe é verdade aconteceu mesmo eu ajudei aquela pobre velhinha.

Não tem mais e nem menos dona Fernanda eu não estou falando do que aconteceu com a velhinha estou tentando botar em sua cabeça aonde você estava até esta hora.

A senhora vai ver quando seu pai chegar do trabalho, ele esta muito bravo com a senhorita ai Fernanda você conta esta estória, quem sabe ele cai.

E tem mais antes que você conte outra mentira urubu não come cachorro.

Paulo Pereira

PAULO PEREIRA
Enviado por PAULO PEREIRA em 01/11/2022
Código do texto: T7640578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.