MEU ENCONTRO COM PABLO NERUDA

Esta noite eu estava visitando a casa de uns amigos, porque lá havia uma festa, e ao sair dela com Sandra, Bela, Ana e Dione encontrei com Pablo Neruda. Vejam só: ele morava na casa ao lado e acabara de passar por mim. Não dava para deixar passar em branco, nem calar. Chamei-o e disse:

- Eu também sou poeta. Adoro seus trabalhos.

Conversamos rapidamente e eu lhe disse que acabara de lançar um livro de poemas “histórias de amor PARA TE SEDUZIR”. Ele me disse que gostaria de possuir um exemplar. Eu falei que ia trazer.

Neruda tinha os cabelos cinza, compridos e desgrenhados. Usava uma calça preta e um casaco tipo cardigã, tricotado a mão, com uma linha bem grossa. Por sinal um lindo casaco. Fez-me lembrar a foto que tinha visto na capa de um de seus livros que eu tinha visto quando tinha 15 anos. A barba estava por fazer e, ele muito simpático, eu tinha vontade de conversar mais, no entanto sem graça se afastou porque uma voz de mulher o apressava para o interior da casa. Minhas amigas, sem entenderem nada e não dando importância ao homem, também me chamavam com urgência.

No chão do quintal de sua casa haviam marcas de muitos pés desenhados e salientados com uma cerâmica salmão clarinha que me inspiraram estes versos:

PÉS

No chão da tua casa

Eu descobri a alma de teus passos

Por onde passavas

E no chão ficavam

As marcas de teus passos

Era um chão à beira-mar

Onde o cheiro de maresia predominava

Eu via Neruda, em teus pés,

A imortalidade da poesia abandonada

No ar ficou um sorriso simpático

A beleza gris dos teus cabelos

E a elegância de um blusão de lã

Que penso tua musa tricotara

Em noites de deleite...

______________________________

31.10.22 (3h15m da madrugada)

MÁRIO FEIJÓ
Enviado por MÁRIO FEIJÓ em 31/10/2022
Reeditado em 31/10/2022
Código do texto: T7640043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.