A JOGATINA

Sete casais se reuniam para se divertir e jogar baralho, cada semana na casa de um deles.

O jogo era o PIF PAF, a dinheiro e a aposta um pouco alta.

Quando era lá em casa, ouvia as vozes e as jogadas: passo, quero carta, desisto, ganhei, mais um cacife. Às vezes algumas risadas, mas percebia-se a tensão. Os barulhos das fichas na mesa, até gostava de escutar.

Começava lá pelas 21 horas e ia até o dia amanhecer. Os que perdiam muito iam embora arrasados.

Tomavam Uísque, Campari, Vodca e o jantar era preparado pelos serviçais de quem recebia. Fumavam bastante e os cinzeiros ficavam cheios de pontas de cigarros.

Meus pais não participavam sempre, mas alguns eram bem adeptos.

Um casal de parentes chegou a perder uma bela casa na jogatina, pois faziam parte de outras rodas pesadas de jogo. A briga entre os dois era constante por causa disso, mas não paravam, inclusive uma das filhas fazia parte também.

Naquela época era a diversão e no começo da semana já ficava acertado aonde seriam os próximos encontros. Muitos deles perderam joias, títulos e bens pois dívida de jogo não é brincadeira.

Lembro que as conversas eram um tanto secretas, pois o que acontecia na mesa ficava entre eles. Mas se perdeu, tinha que pagar.

Dos sete casais, ficaram sete viúvas.

Ana Amelia Guimarães
Enviado por Ana Amelia Guimarães em 05/10/2022
Reeditado em 05/10/2022
Código do texto: T7620813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.