DOENÇA A LA CARTE

Conversam no Restaurante Salada de Fato dois conhecidos. Ampla é a mesa e o peso contraditório. No cardápio Buchada de Bode, Mocotó, Dobradinha, Sarapatel e Vísceras Gourmet. O garçom chega com a entrada da casa – Sopa de Napoleão. Outras opções para os mais chegados: carne de caça, cigarro contrabandeado e máquina sumidouro de níquel.

Próximo ao caixa, uma banca de doces, salgadinhos, chocolates e um freezer com sorvetes em promoção, parece uma farmácia.

Na rua desse estabelecimento há um restaurante de comida natural. In natura e minimamente processados. No menu, salada de frutas, açaí, sucos naturais, sanduíches diversos e mix de oleaginosas.

Um dos conhecidos, o magro pede seu prato do dia. Todo dia almoça de graça a fim de prover a segurança clandestina do comércio. Aposentado pelo Benefício de Prestação Cínica (BPC) usa o tempo livre como vigilante. Aluga armas do crime organizado e diz trabalhar para um grupo de fazendeiros barbudos, que andam de boné, falam português coloquial e gostam de ostentar ouro até os dentes.

Às 11h30 o Salada de Fato está mais seguro que o quartel. Varejeiras reforçam a segurança do prato. Wifi liberado, ar-condicionado e estacionamento são os atrativos operacionais.

Durante o dia “fininho” gasta energia ameaçando devedores na Praça do Roletrando. Lá, vários agiotas abanam notas de 100 e 200 imitando Silvio Santos, com sua frase quase secular “Quem quer dinheiro?”. Funcionários públicos negativados, assalariados e empreendedores forçados querem respirar notas verdinhas e se jogam no colo desses banqueiros de praça. Ao comprometer a margem do aposentado da família, vão pedir ajuda a juros quase mortais. Juro composto de 10% mensal mais taxas, a combinar. Alguns fazem questão de não receber a dívida e preferem ficar com o documento do imóvel ou veículo como garantias. Uso de dados pessoais para prática de ilícitos, trabalho análogo a escravidão e doação de órgãos são aceitos no abatimento do saldo devedor.

O outro conhecido é uma contradição de peso. Come vísceras, uma vez por semana, aconselhado por colegas com Síndrome de Adônis. Dia do lodo ou do colesterol. Apesar da largura é um atleta de alto rendimento na modalidade de arremesso de peso.

O colesterol é um Whistleblower do fígado. Órgão tão importante quanto o cérebro e o coração. O nome do Filme do Rei Leônidas e seus 300 Guerreiros foi dado em homenagem a quantidade de funções exercidas pelo fígado no organismo. Esse mensageiro controverso causa confusão no sistema digestivo. Quando exageramos na gordura, álcool, açúcar, drogas, televisão ou política, o cliente fica amarelo de raiva. Notável politicamente correto como um cachorro que usa o latido e o ânus para controlar seu tutor. Tenta impor regras, limites e educar, só tem um detalhe: o enforcador do fígado está no pescoço do dono.

Para a comida não esfriar, voltemos à refeição.

O esbelto, preocupado com uns malandros desconhecidos no entorno, deu sopa para Napoleão. Esfriou mesmo. O excesso de gordura fez a colher ficar cravada no meio do copo plástico. Dona Nega, a proprietária de todos os Fatos gosta de uma caridade. Como não gosta de fazer sabão e para não fazer força desentupindo pia, oferece sua saborosa sopa. Desde sem-teto, pedintes, zumbis, clientes, todos provam do seu encorpado sabor. Uma boca de caldo viciante, gostosa e mortífera, entretanto, um destino sustentável para o caldo. Falta servir num cachimbo ou seringa.

Fininho confessa a Dona Nega: a comida é terapia. Ando sem sono, estou endividado, tenho inimigos e assumi a gestão de um banco falido. Aqui é meu refúgio.

- Calma Senhor, vou trazer outra Sopa.

- Por favor. Não esqueci o Pan Americano. Negócio estranho esse Passa ou Repassa. Comprado por migalhas com uma dívida bilionária. Quase fui preso com um ex-ministro amanteigado e um banqueiro investidor do Fundo Garantidor dos Camaradas. O governo cobriu a dívida e apagou o sonho Americano, assim como no caso do banco de investimento Lehman Brothers, faliu em 2008.

- Sim, lembro, mas a propaganda atual diz que eles fazem “Pan” pros outros.

- E eu nada, só dívidas. Poderia estar na sua concorrente provando produtos naturais. Olha a cara daqueles engravatados saindo de lá, e aponta para dois amigos, um tomando suco verde e outro comendo salada de fruta.

- Deixe de reclamar homem, tenho quase 50 anos e estou vivinha com minha comida caseira, e continua falando, expectativa não é garantia de vida.

- Tudo bem pessoal, existem acidentes, doenças, tragédias, mas se pudesse voltar no tempo, poderia ser diferente.

Interrompeu o atleta de peso:

- Liberdade é ter escolhas! Não há liberdade na ignorância. Por isso ambos estão certos.

- Tá vendo Dona Nega, estou certíssimo. Poderia ter dinheiro na poupança, seguro de vida, previdência privada. Até corno agora tem indenização por chifre imoral.

- Sério? Acho que vou fazer meu seguro, ando muito ausente da família.

- Ouvi dizer que vem com apoio psicológico, ressarcimento da partilha do divórcio e network na vida profissional noturna.

- Interessante, poderia variar o cardápio Dona Nega. Nem só de vísceras vive o homem. Queria almoçar aqui mais dias da semana.

- Vocês estão de brincadeira. Não troco meu ponto por essa lanchonete “natureba”. Pessoal de nariz em pé, parecem formatados. Aposto que anotam o dia do sexo na agenda, tomam cerveja sem álcool, comem ovos de galinhas felizes e adoram churrasco de berinjela e abacaxi.

- Isso mesmo, e tem mais, vendem o carro e andam de bicicleta. Rezam e juntam grana para comprar carro elétrico. Quando a humanidade virar petróleo a energia será limpa...

No chão!!! Gritou um homem apontando um AK-47 para o trio de sofistas, enquanto os outros o abordaram pelo flanco. Revistou o “dono da rua” e tomou uma pistola .380 com numeração raspada e uma faca artesanal.

Aproveitaram que os vigilantes se foram e deram o bote. Sabia que era acerto de conta vencido. Quem deve, treme. Babou, tremeu e desmaiou. O quarteto viu que cobrar mortos seria prejuízo e se evadiram.

Rapidamente o socorro policial chega e o conduz para o Hospital. O médico indaga a guarnição:

- Mocinho ou bandido?

- O senhor decide, doutor.

- Eu não. Deus ou o Diabo! e entrou com a vítima para atendimento.

Após exames o Médico revela a meia fraude:

- Meu Senhor, como pode simular um infarto? Seu coração está mais empoderado que lutador de sumô. Pode morrer em breve, mas está vivinho dos Santos.

- Diga aí Doutor, o que tenho?

- Bem, pelos seus exames está com colesterol alto, esteatose hepática, hipertensão e diabetes. Irei lhe encaminhar para vários especialistas: nutrólogo, nutricionista, endocrinologista, cardiologista, psicólogo e educador físico.

- Tudo isso?! E meu trabalho? Não tenho tempo.

- Ah, seu tempo pode acabar se continuar nessa vida de CEO de romance hot.

No corredor, saindo do hospital, o magricela cruza com um homem e uma mulher bem-apresentados:

- Olá Senhor! Somos psicólogos e terapeutas de casal. Aqui está o nosso cartão. Quando sentir o chamado nos ligue, temos um propósito para sua vida!

Após chamar o motorista de aplicativo, sumiu igual a executivo investigado por gestão temerária. Então o apóstolo comenta com sua cúmplice:

- Quando ele ligar vai descobrir que somos os donos do Restaurante de Comida Natural.

A mulher responde: “Aquele não morre cedo! É magro e come igual a um condenado pelo médico. Deu golpe no governo e nos malandros. Tomou uma rasteira do Santo, mas quase “Sílvio deu” na Operação Conclave.”

O varão sorri, destrava o celular, procura uma foto e posta no Instagram do restaurante um copo de Kombucha gelado e uma pizza vegana, com a frase: “Qual seu cardápio hoje?”.

Isaac Machado Azevedo
Enviado por Isaac Machado Azevedo em 04/10/2022
Reeditado em 26/07/2023
Código do texto: T7620239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.