O Anjo Que Pedia Esmolas

Jocivaldo, o marido, tolo, mas próspero capiau nordestino, costumava passar longas temporadas fora de casa, tratando de assuntos de compra e venda de gado. Sebastiana, a mulher, morena trigueira, cabocla interiorana taluda e dona de um verdadeiro furor uterino, aproveitava sempre as viagens do marido para lhe enfeitar a testa com belos e memoráveis chifres.

Tudo ia bem, até que, em certa ocasião, depois de dois dias de viagem, o cavalo de Jocivaldo assustou-se com uma cobra no caminho, derrubou o caboclo e desembestou pelo mato. Não o encontrando, após várias horas de procura, Jocivaldo retornou para casa. Depois de quatro dias de uma longa caminhada a pé, chegou a casa já noite alta:

- Sebastiana! Sou eu, abre!

Problema... Sebastiana estava empernada com Soró, um caboclinho alourado e franzino, metido a gaiato, que chegara ao povoado após a partida de Jocivaldo e que logo botara os olhos gulosos em cima de Sebastiana. A cabocla safada assim que olhara para Soró sentira-se dominada pela luxúria de conhecer “carne nova”. Então, Soró viera e agora estava ali, enrolado na mesma cama com a cabocla chifreira. Sebastiana assustou-se:

- Meu Deus, o meu marido, ele vai nos matar! Foge, foge!

- Para onde?

- Corre bem rapidinho para o fundo do quintal, procura o galinheiro e fica trepado lá, caladinho!

E Soró assim fez. Pegou um saco onde guardava as suas poucas roupas e se escafedeu para o quintal. As galinhas ficaram um pouquinho alarmadas com a presença daquele estranho, mas se aquietaram quando Soró empoleirou-se em dois grossos troncos, a dois metros do chão. Sebastiana, já recomposta, abriu a porta para Jocivaldo, que entrou, tirou o gibão, colocou a espingarda no chão e esparramou-se na cadeira:

- Ah, mulher, até que enfim! Meu cavalo, assustado por uma cobra, desembestou pelo mato e não consegui mais achá-lo. Voltei do meio do caminho a pé! Estou...

Não terminou a frase porque, nesse momento, veio lá do quintal um barulho horrível de paus e palhas quebradas, e um infernal cacarejo de galinhas. Jocivaldo pegou a espingarda e correu para o quintal, gritando:

- É ladrão! É ladrão!

Era noite de lua cheia e o quintal estava sob uma difusa claridade, de modo que Jocivaldo deu de cara com o caboclinho Soró, estatelado no chão. Apontou e engatilhou a espingarda, gritando:

- Vou te matar, cabra safado, ladrão da peste!

Soró, caboclo astucioso, cheio de artimanhas, pensou rápido (e tinha que pensar!...) e gritou:

- Espere! Não atire! Não é nada disso que você está pensando!

- E o que é, cabra safado? Fala!

- Sou um anjo! Sou um anjo!

- Um anjo?!

- Sim, meu irmão, sou um anjo enviado por Nosso Senhor Jesus Cristo! Mas calculei mal o meu pouso e desci em cima do galinheiro!

Jocivaldo vacilou e Soró tomou coragem, levantando-se e sacudindo do corpo a poeira e restos de palhas. Na claridade, Jocivaldo observou que o sujeito tinha os cabelos alourados, o porte esguio e a fala mansa. Parecia um anjo mesmo, pensou. Retorquiu, já mais calmo:

- E o que um anjo veio fazer aqui no meu quintal?

- Está havendo uma crise danada lá no Céu! Está faltando alimentos e a maioria dos anjinhos está passando fome, uma tristeza! Nosso Senhor Jesus Cristo me enviou ao mundo para pedir aos homens de posses e de bom coração – assim como você – uma ajuda.

- Que tipo de ajuda?

- Comida para os anjinhos que estão passando fome. Eu já trouxe um saco, olhe!

Jocivaldo olhou para o saco na mão de Soró e se convenceu. Chamou por Sebastiana:

- Ô mulher, vem aqui!

Sebastiana, toda se tremendo de medo, acercou-se.

- Esse moço aqui é um anjo, enviado por Nosso Senhor Jesus Cristo. Veio ao mundo para conseguir comida para os anjinhos que estão passando fome lá no Céu. Pega esse saco aí e enche com farinha d’água e carne de sol. Coloca também uns pedaços de rapadura e um pouco de doce de goiaba.

Soró, o caboclinho safado, conteve-se a custo para não rir. Pensou, divertido: “Que idiota! Comi a mulher dele e ainda levo a comida da despensa. Vou me dar bem duas vezes!”

Enquanto Sebastiana foi providenciar os mantimentos, Jocivaldo ficou conversando com o falso anjo sobre as novidades do Céu. A essa altura já tinham providenciado uma bela cadeira de balanço e um refresco de maracujá para Soró, tendo em vista que a viagem do Céu para a Terra fora muito cansativa e ele precisava refazer as energias, porque até os anjos cansam...

Dez minutos depois, Sebastiana voltou com o saco cheio de comida e o entregou a Jocivaldo, que falou de modo comovido para o anjo:

- Tome, meu irmão, leve essa comida para os anjinhos. E que o Nosso Senhor me abençoe e me reserve um bom lugar ao seu lado no Céu!

- Sim, meu irmão, o Nosso Senhor saberá reconhecer a sua caridade. Os seus pecados serão todos perdoados.

- Amém, meu anjo, amém!

Soró, o falso anjo, colocou o saco nas costas e se dirigiu para a porteira de saída do rancho.

Quando já estava bem próximo, Jocivaldo gritou:

- Ô seu anjo, peraí!

Soró parou, voltou-se e falou mansamente:

- Sim, meu irmão?

- O senhor não veio lá do Céu?

- Sim, claro!

- E como quer voltar para lá andando?

- Mas...

- Nem mais nem menos. Quero ver o senhor voltar pro Céu, voando bem bonitinho... Voa, seu anjo! Voa! - engatilhou e apontou a espingarda para o horrorizado Soró.

Não me contaram o resto da história...

Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 23/08/2022
Reeditado em 08/09/2022
Código do texto: T7589045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.