Contos do Tio TATU Ep.11 - BIRUIA em As Frutas na Estação

Além de estudar e executar suas tarefas na fazenda, Biruia sempre ia a Estação Ferroviária dos Laranjais para ganhar um dinheirinho extra, para depois gastar com seus gibis e guloseimas.

Biruia saia da fazenda com a carroça cheia de cestas feitas de bambu, frutas fresca e também seu caixote de engraxate até a estação.

A carroça era posicionada de modo que as frutas ficavam visíveis e amostra para que os passageiros dos trens pudessem enxergar.

Biruia chamava a atenção dos passageiros dos trens batendo nas janelinhas dos vagões e oferecendo as cestas de frutas.

Sempre recebendo o dinheiro primeiro e depois entregando a cesta às pessoas para não ser tapeado por algum espertinho.

Biruia enguia a cestinha com laranjas perto da janela dos vagões e gritava:

Ó a laranja! Ó a laranja! Ó a laranja!

Um rapaz certa fez fritou de volta de dentro de um dos vagões:

É doce¿

Biruia com um sorriso maroto retrucou:

Não! É laranja, se fosse doce eu tava gritando... Ó o doce! Ó o doce.

Sempre a mesma rotina a cada nova parada na estação.

O que mais vendia é claro, eram as cestinhas com laranjas, mas também tinham varias outras frutas da fazenda como limões, uvas e até mesmo melancias.

Certo dia, um dos passageiros ficou gritando de dentro do vagão que queria uma melancia, mas queria a maior delas, e ainda barganhou o valor da fruta.

A carroça já estava praticamente vazia, e o menino não queria voltar com aquela fruta sacudindo pelo caminho de volta e topou a barganha.

O menino apanhou o dinheiro primeiro como sempre fazia e só então entregou a enorme melancia nas mãos do passageiro no momento exato em que o trem começou a se mover.

O rapaz ainda recebendo a fruta em mãos comentava com os demais passageiros que ele tinha conseguido levar vantagem na negociação com o garoto.

Foi então que um dos passageiros, o Soldado Corruíra fez a seguinte observação:

Realmente você soube negociar bem o preço, o que você não levou em consideração foi o tamanho da melancia com relação à janela do vagão!

Apenas depois das palavras do soldado, é que hábil negociador de frutas tentou colocar a fruta pra dentro do vagão, só que a melancia era maior que a abertura da janelinha.

O rapaz ficou confusão com a situação que ele mesmo acabou se causando, e então uma menininha sentada num dos bancos pergunta:

Mamãe, agora o moço vai ficar segurando a melancia pelo lado de fora até a próxima estação¿

A mãe da garotinha apenas olha para o senhor segurando a fruta e nada responde, enquanto alguns passageiros riem com a situação inusitada.

O trem vai ganhando velocidade, e do lado de fora da janela de um dos vagões é possível ver uma enorme melancia.

Após vários minutos segurando a pesada melancia, o trilho fazem uma curva, e como o trem esta a toda velocidade, um dos passageiros se desequilibra e esbarra no rapaz, o que faz com que o rapaz acabe deixando a fruta cair.

O trem se afasta rapidamente do local da queda da fruta que se partiu ao meio, e o rapaz lamenta a perda da sua barganha.

Não!!! Minha suculenta melancia não!

Nisso de uma toca ao lado dos trilhos, saem uma família de tatus (pai, mãe e dois filhotes) e se deliciam com o banquete que receberam.

Tatuzinho
Enviado por Tatuzinho em 07/08/2022
Reeditado em 18/08/2022
Código do texto: T7577112
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.