O segredo de Dona Lóia

Aurora era a Lóia, que nasceu com o alvorecer do século, ou um tantinho antes... Casou-se com um Chocho, porém nunca frouxo, o Zé Vovô. E a vida deles foi de muita peleja, que não fraqueja, criando cinco filhos em permanente labuta e irrepreensível conduta, sob rígidos costumes morais e religiosos.

A horta e as frutas quintalícias lhes asseguravam o sustento, e ainda forneciam o necessário excedente até para dar uma esmolinha sabática para os ainda mais precisados. Recreação, a não ser a da liturgia, praticamente não havia, quando fubá e água rigorosamente se media. Até que um dia...

Um dia, com a fraçãozinha de fé que frequentemente na fezinha fazia, Dona Lóia acertou na centena ... Pra lá de um conto de réis ... Dona Lóia tremeu ... de emoção e de pavor...: como dar parte ao Zé que ganhara aquela bolada..., logo ele que era visceralmente contra o jogo do bicho e outros vícios assemelhados...? A miséria roía, mas a revelação da súbita fortuna

quanta consequência funesta traria...e trairia...? E nem um sutiãzinho para guardá-la, e a consumir paulatinamente disporia...

E a aflição crepitava como um fogo iniciado num pasto seco... Demais, demais, para caber e se conter naquele beco...O Beco dos Canudos...cercados que estavam de tantos abelhudos...?

Até a ideia de jogar e se jogar com toda aquela pecúnia no corgo que passava no fundo do quintal, à já desesperada Dona Lóia ocorreu...

Mas foi o casamento da filha primogênita, no entanto, que a socorreu... Santo Antônio, quem diria, quase tudo recebeu...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 24/04/2022
Código do texto: T7501735
Classificação de conteúdo: seguro