MORADOR DE UMA HOTELARIA PARA IDOSOS
Eu resolvi abrir o meu acordeom numa hotelaria para idosos chamado Lar Renascer em São Leopoldo – comecei a conhecer as pessoas idosas que lá se acolhiam ou eram acolhidas com carinho e respeito. Foi onde conheci um dos moradores que entrevistei para as minhas escritas intitulada A MUITA VIDA QUE VIVI e para fazer parte dela conversei com o Sr. Ciryllo Birh que me passou um pouco da sua história, que tem de especial é que aos 86 anos tem uma vida feita com a sua história pessoal, que é a dele.
O Sr. Ciryllo nasceu em 11 de Abril de 1930 em Morro Reuter - começou trabalhando na lavoura, e posteriormente como pedreiro, carpinteiro e seguiu a sua vida de simplicidade, tendo estudado até o segundo ano primário, casou-se separando-se mais tarde, mas teve um grande orgulho o de ter uma filha chamada Taís, formada em letras e falando outros idiomas, que o visita regularmente – O Sr. Ciryllo da importância para a sua saúde e também a religião.
Na sua vida teve alguns dissabores com parentes e vizinhos por questões de pensarem de formas diferentes, sendo isso o que mais se lamentou sobre a muita vida que viveu. Ele disse-me que na sua vida pregressa não teria nada que mudaria, pois a vida lhe trouxe aos 86 anos ele agradece por esta dádiva e ainda acha que e se comparada com a vida atual é da antiga que gostou mais.
Eu lhe perguntei se teria uma mensagem para os mais novos... ele disse não adianta eles os maus não obedeceriam e os bons que continuem assim.
Sr. Ciryllo, vou tocar mais um pouco de acordeom e tentar ajudar a levar ainda mais ânimo para o Sr. E os demais moradores...e que a vida lhe seja longeva. O ciryllo faleceu em 2019.