ENFRENTANDO AS DIFICULDADES

 

Novembro/2015. Conto do Scaramouche da série   A MUITA VIDA QUE VIVI.

 

Quando a sua neta Paty me apresentou o seu avô a primeira coisa que ela disse, foi a sua idade e que ainda jogava futebol. Claudemiro de Queiroz, apelidado carinhosamente como Miro para aqueles que o conhece, pertence a uma vida feita com longevidade, pois quando o entrevistei, já tinha completado seus 85 anos, bem vividos. Só no momento não estava batendo a sua bolinha de campo, pois tinha uma lesão no joelho, ocasionado pelo esporte....é compreensível, pois até os jovens se lesionam.

 

Uma pessoa magra que sempre cuidou da sua saúde evitando fumo e tendo um completo controle sobre as bebidas, possuidor de uma fala nítida e demonstrando ser forte para tratar de assuntos tristes, como o falecimento da sua esposa, filho e nora, num espaço de tempo curto que apesar da tristeza que o envolveu, teve forças e ânimo para seguir na sua vida, pois ela, a vida deveria continuar...e assim pensou e fez, mas sua maior saudade, são dos entes queridos que se foram antes dele....mas tem os seus consolos pois a vida lhe outorgou duas netas e quatro bisnetos....distribuindo seu tempo com suas netas.

 

O Miro nasceu em Livramento onde viveu durante dezesseis anos, morou no Rio de Janeiro por mais treze anos, depois morou em Porto Alegre, e mais quatro anos em São Paulo para cuidar do seu filho que estava doente, e acabou voltando para São Leopoldo, onde vive atualmente. Teve a grande alegria quando mais jovem ao pertencer à turma de escoteiros, onde além de estar sempre alerta e ter aprendido como ajudar seus semelhantes, claro também tinha como escoteiro as brincadeiras próprias da idade, e foi como escoteiro que sentiu uma boa arte da sua alegria de viver.

Ao atingir a idade de adulto, trabalhou com contabilidade em empresa, por dezessete anos, foi radio técnico, e por último trabalhou como motorista de ônibus onde teve que usar da sua grande responsabilidade ao transportar as milhares de pessoas que rumavam aos seus destinos onde sempre chegaram seguras...Como motorista de ônibus podemos dizer que foi um herói...das pessoas que acreditaram no seu talento, pois quando se segurava no volante tinha que transportar pessoas com responsabilidade pelas vidas... que estavam naquele momento, aos seus cuidados...e nunca as decepcionou.

 

Eu lhe perguntei... como tu chegaste com saúde até os 85 anos?... bem... foi controlando a alimentação e evitando vícios nocivos e claro! Praticando corridas e o meu futebol de campo aliado à vontade de viver.... E é isso que eu aconselho aos mais novos: evitem drogas, estudem e cuidem da saúde fazendo esportes.

E o que mudaria na sua vida, se vivesse novamente? Nada...a vida foi boa para mim, pela minha saúde e pela minha longevidade. Não foram boas para as pessoas que sempre quis bem, mas a vida deve ter alguma explicação para isso....nas minhas orações diárias antes de dormir, servem como consolo e resignação.... enquanto vivi com a minha família que acho uma coisa muito importante foi ótimo e muito melhor do que realização financeira. Foi com ela a minha família e a construção da minha casa própria que conquistei o desapego com a vida noturna antes vivida, pois achava que era a melhor, mas não era, e montei a minha própria vida com a família e com ela aprendi os verdadeiros valores, e por isso eu não trocaria a minha vida por outra...qualquer outra.

 

Hoje em 2022 o Miro esta com 92 anos e vive em São Leopoldo/RS

 

 

 

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 31/03/2022
Reeditado em 04/04/2022
Código do texto: T7485013
Classificação de conteúdo: seguro