BARRA BANDEIRA

   Captura à bandeira é um jogo tradicional, geralmente exercido por crianças ou às vezes por adultos. Em alguns Estados do Brasil o jogo recebe outros nomes, também sendo chamado de Bandeirinha, Pique-Bandeira, Bandeirinha Guerreou, Bandeirinha-Estourada, Rouba-Bandeira, Barra Bandeira e Pega Bandeira. Essa é a forma original do jogo na época da minha adolescência, me divertia muito com os colegas da minha faixa de idade.

   Eu devia ter uns quatorze prá quinze anos, era um dos meus "brinquedos" favoritos, neles brincavam meninos e meninas, mas a gente não seguia muito essa regra. Na rua fazíamos uma linha no chão e de cada lado ficava uma turma de quatro ou cinco pessoas. Tínhamos que furar o bloqueio e passar para o outro lado sem ser tocado pelo adversário, chegando até um determinado local, um poste ou outro ponto qualquer, ali ficaria livre, não podia ser tocado. A meta então era voltar para o nosso lado sem também ser tocado.

   Lembro que certo dia chegou uma menina novata no pedaço, devia ser parente de algum dos meninos ou meninas que jogavam comigo. Colocaram ela para jogar no time adversário e eu fiquei próximo dela. Era bonita e esperta, seu nome nunca soube, o que me fez ficar de olho nela. Eu tentava furar o bloqueio e deixava propositadamente ela me segurar, aí eu tinha que voltar para o meu lado. Ficava fazendo isso diversas vezes até que ela pressentiu a minha "jogada", pois quando ela me segurava eu também segurava seu braço e sentia uma sensação agradável. E assim me divertia um pouco com ela.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 29/03/2022
Código do texto: T7483300
Classificação de conteúdo: seguro