Contos do Tio TATU Ep.07 - CORRUÍRA em A Colheita

Numa bela manhã, Curruira vai a fazenda e se apresenta ao Capataz Carito Português, e diz que tem ordem de servir na fazenda durante a colheita do dia.

Carito leva o soldado até os pomares onde trabalhadores colhiam laranjas, e ao lado um caminhão pronto para ser carregado.

Debaixo daquele sol escaldante, o soldado trabalha duro, pois não quer que o capataz diga ao sargento que ele fez corpo mole de jeito nenhum, e enquanto ele enxuga o suor e leva a mão a seu cantil, Carito tinha descascado uma laranja e lhe ofereceu a metade.

- “Não, não posso aceitar, estou aqui para trabalhar em nome do Exército!”

- “Relaxa rapaz, você tá dando duro e carregando mais caixas que todo mundo aqui, toma um folego e chupa uma laranja pra refrescar o calor, e sou eu que estou oferecendo, não tem problema não! Olha em volta, todos estão trabalhando e comendo,”

O soldado dá um sorrisinho e então pega a metade da fruta e come sem culpa.

Dali em diante, após varias caixas carregadas no caminhão, soldado e capataz iam dividindo uma fruta.

O Caminhão nunca tinha sido carregado tão cedo, e seguiu para a cidade entregar a carga ainda com o dia claro.

O jovem soldado arruma suas coisas e se preparava para exaustiva caminhada de volta ao Quartel, até que Carito lhe oferece uma carona, dizendo que como terminou o trabalho mais cedo e já dispensado o resto dos trabalhadores, iria aproveitar para comprar suprimentos e que no caminho o deixaria no quartel.

O soldado então entrou na caminhonete do capataz junto com mais dois colhedores que também estavam indo pra suas casas.

Durante o trajeto, passaram o tempo contando historias tanto da fazenda como do exército.

Chegando ao portão da guarita, Carito diz que o patrão havia autorizado ele a deixar duas caixas de laranja em agradecimento para os soldados e que estavam na traseira da caminhonete, os dois descarregam as caixas, e se despedem.

Ao entrar na caminhonete, Carito mais uma vez agradece pela ajuda do soldado na fazenda e segue seu caminho.

Na manhã seguinte, no café da manhã, estava sendo servido um DELICIOSO suco de laranja na cantina, feito claro com as laranjas da fazenda, e todos da tropa agradeciam a Curruira pelo suco, que era coisa muito rara até então, até mesmo Andorinha veio falar com o soldado dizendo que o capataz tinha feito muitos elogios, e que o rapaz tinha HONRADO a farda do Exército!

Tatuzinho
Enviado por Tatuzinho em 24/02/2022
Reeditado em 18/08/2022
Código do texto: T7459746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.