Gatos têm ou não têm sete vidas?

– Desde sempre, “quando eu era criança lá em Barbacena”, que ouço falar desse dom excepcional dos bichanos; ou seja: de possuírem sete vidas.

Ao ouvir essa fala, alguém se interessou e disse:

– Eu acredito nisso.

E os ‘causos’ foram sendo relatados. Cada um mais engraçado que o outro. Vejamos:

Imagine você, um sujeito que nunca gostou de gato! Certo dia, a mãe de L. M. saiu e deixou o seu gato “Roque” descansando. Não demorou muito, L.M. chegou em casa e viu o bichano lá inerte, com cara de morto. Já que não tinha tanta afeição assim, pensou logo: “Tá morto! Vou enterrar antes que cheire mau...” E logo providenciou uma dessas sacolinhas plásticas (de lixo) para descartar o dito cujo.

Só que o “Roque” – gato esperto e com nome de santo, ao se sentir preso naquela “mortalha plástica”, deu logo sinal de vida ou ressuscitou. Ainda não se sabe. Mas logo ele mexeu a sua cauda pra lá e pra cá como se dissesse: "Nã-nã-nã-não! Tou vivo!" E um pensamento de “oxente!... Vixe Maria!...” causou assombro e ferveu os miolos de L.M., fazendo com que ele desistisse de sepultar o gato. E ficou ali, boquiaberto, perto do animal, paralisado... analisando...

Em seguida, apareceu a mãe de L.M. e ele lhe contou o ocorrido. Ela, já com os olhos esbugalhados, quase apavorada, lhe diz: “O ‘Roque’ acabou de ser castrado! Está sob efeito da anestesia. Eu não acredito que você ia enterrar o gato!!! ” E o que parecia tragédia se tornou hilário e até motivo para se fazer uma oração.

Hoje em dia, L.M. é um defensor dos bichanos. E já tem outra façanha na fita.

É só aguardar para ver se gatos têm ou não têm sete vidas.