Minha mãe e eu com a mesma idade

Hoje por alguns instantes eu e minha mãe tivemos a mesma idade.

Saímos para ir ao médico numa consulta de rotina, foi breve e sugeri a ela que passasse comigo na casa de uma antiga amiga dela para pedir um favor.

Estranhamente minha mãe aceito. Acelerei o carro pois quem conhece bem a Dona Fia sabe que ela não vai a lugar nenhum, nem na minha casa.

Chegando na bela casa já conhecida a muitos anos ela desceu do carro com dificuldade, subiu as escadas da mesma forma, porém ao adentrar na casa seu olhar mudou.

Olhava as inúmeras peças, e para cada uma relatava histórias encantadoras ,agregando as histórias cinco ou seis personagens da vida real.

Quando a amiga de mais de setenta anos de amizade se aproximou, só eu sei o que vi. Vou tentar descrever mais nenhuma palavra é capaz de ser tão fiel a cena vivida.

Uma olhava para outra como quem avista água no deserto. Uma acariciou o rosto da outra e se abraçaram como minha neta abraça as amiguinhas do ballet. Minha mãe estava com cinco anos e a amiga também.

As duas caminhavam de mãos dadas pela casa revivendo casos e pessoas.

Era tanta paz, tanta alegria, tanto carinho e tanto amor que me rendi ao momento, me sentei e me pus só a ouvir.

De repente por ocasião de uma ligação celular minha mãe ficou sozinha comigo e me mostrou um quadro na parede.

A pintura era tão perfeito diante da lembrança que eu mantinha viva na minha memória que pude ver o Senhor de cabeça branca na sua cadeira de balanço me mandando estudar:

_ Estuda que é importante!

Estudar eu?!? Diante dos meus cinco anos que importância tinha o estudar?!?

Vi também a Senhora baixa com vestido de flores suaves e muitos botõezinhos na frente passando sobre mim muitas vezes um ramo verde. Hoje sei que era uma benzeção.

Senti que as amigas poderiam conversar horas, mas me lembrei que era hora do pão. Minha mãe adora pão!

Na saída minha mãe parava diante de cada Santo, fazia o nome do pai, rezava e seguia. Parecia ter tanta intimidade com cada altarzinho!

Cada altarzinho para minha mãe era uma Catedral. A Catedral do coração dela.

Ela saia devagar, a amiga a acompanhava. Muitos tchaus, volta logo, eu vou te ver e vai com Deus.

Minha mãe estava com 5 anos...Eu estava com 5 anos.

Francisca Helena Eustáquio
Enviado por Francisca Helena Eustáquio em 21/02/2022
Código do texto: T7457310
Classificação de conteúdo: seguro