Contos do Tio TATU Ep.04 - BIRUIA em O Pente

BIRUIA andava por todos os lados da Fazenda, e sabia onde quase “tudo” estava naquele lugar. Os Bichos, os Pé de Frutas, os Esconderijos, melhores lugares pra se Divertir longe dos adultos, e etc.

Seu Carito vivia dizendo pro menino não ficar por aí “A Toa” pela fazenda, porque a patroa não gostava muito, mas o garoto não se importava com isso e vivia “explorando a região”.

Um dos locais que a Patroa tinha mais “ciúmes” que mexessem, eram as suas parreiras das mais diversas qualidades de uvas, inclusive meses atrás ela havia pedido ao Seu Carito pra fazer um cercado de Bambu em volta e até mesmo uma cobertura de sombrite para que as aves e demais bichos não tivessem acesso às deliciosas frutas enquanto elas amadurecessem.

BIRUIA certo dia, parou pra descansar na cerca das uvas, e quando se encostou, apareceu uma pequena abertura na cerca de bambu, que ninguém havia percebido que estava solta, e o tamanho da abertura era suficiente para o garoto entrar sem precisar abrir o portão do “cercado proibido”, ele apenas queria descansar na sombra das parreiras, onde era mais fresco e ninguém o encontraria ali e perturbaria sua soneca, já que o lugar era fechado.

Ele passou um tempo admirando os cachos de uvas já quase maduros por completo, lambendo os beiços, mas, sabia que não poderia mexer em uma uvinha sequer, senão a patroa descobriria que ele havia entrado no cercado e poderia ficar muito encrencado.

Sendo assim, após descansar um pouco, BIRUIA se levanta sem perceber que o seu pente tinha caído do bolso, e sai dali sem comer nenhuma fruta, pelo menos não de dentro daquele cercado e vai continuar com os seus afazeres.

Na manhã seguinte, o menino procura o pente mais não acha, ele já está atrasado para a escola e vai assim mesmo sem pentear o cabelo colocando então seu bonezinho na cabeça pra disfarçar.

No caminho de volta, o jovem vem fazendo as suas acrobacias pelo caminho, encontra com frei MAURÍLIO que vinha no sentido contrario, o garoto pede a benção e beija a mão do Frei, que o abençoe e também cobra a presença do menino no próximo domingo na capelinha.

Chegando na fazenda, ele vê a charrete da patroa parada no portão do cercado das uvas, e ele pensa consigo mesmo;

- “Nossa! ainda bem que ninguém imagina que entrei ali!

- Já sei, o Frei veio comprar as uvas para fazer mais vinho, por isso estão colhendo as uvas, afinal elas já estavam praticamente todas maduras, talvez eu vá mesmo domingo, (pensa o garoto) e quem sabe o Frei não me dá umas uvas pra comer¿” e continua seu caminho até que, Dona PRETA, de dentro da horta o avista e chama pelo menino:

- “BIRUIA! Venha cá”!

Ele grita de volta que vai guardar os cadernos e que já voltaria ali pra ajuda-la, mas, Dona Preta insiste, e o garoto então vai até ela.

Quem também estava junto na horta e ele não havia percebido era a PATROA, que ao menino chegar perto então pergunta:

- "Porquê esta com os cabelos todos “desgrenhados”?

- "É porque eu vim brincando e pulando pelo caminho e o cabelo acabou bagunçado." Disse BIRUIA.

Foi então que Dona Preta põe a cesta onde estava colocando as hortaliças no chão e tira do seu bolso um “pente” e pergunta:

- “Por acaso é seu esse pente¿”,

O menino sem pestanejar fala que sim, e completa que não tinha encontrado pela manhã, por isso teve de ir de boné pra escola, e ele pergunta onde ela tinha encontrado¿

Dona Preta respira fundo, e olha de volta para a Patroa e diz:

- “Sabe BIRUIA, na verdade não fui eu quem encontrou seu pente¿"

- "Não? Quem foi então, o seu CARITO é¿"

Nessa hora, a Patroa olha o garoto de cima a baixo, com um olhar de reprovação e fala:

- "Fui EU quem achou seu pente garoto!" (falando em tom severo).

BIRUIA fica espantado, mas ainda assim pergunta:

- "Ué, mas achou onde¿"

- "Lá no cercado das uvas!

- Você pode me explicar como o seu pente foi parar lá dentro se só eu tenho a chave do cadeado¿"

Ele abaixa os olhos e a cabeça, fica sem reação e apenas balbucia:

- “Xiiiiiiiiii!”

Tatuzinho
Enviado por Tatuzinho em 09/02/2022
Código do texto: T7448505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.