A Lenda da Sereia Katuapó

O Vento que viaja lá nas barrancas do Rio das Velhas, conta a lenda da Sereia Katuapó ao Raimundo do Bento.

Ela é metade índia e a outra metade, peixe. Loira, olhos verdes e tem os cabelos longos que carregam uma enorme pena de Arara e gosta de se perfumar com as flores do cerrado. Carrega um espelho, onde fica a contemplar a sua beleza. Se quiser ver o lindo sorriso da Sereia Katuapó é presenteá-la com as flores do cerrado.

Nas noites de lua cheia, pontualmente à meia-noite, as águas dos rios silenciam e nas grandes pedras das barrancas a Sereia Katuapó pode aparecer com seu canto, encanto e magia.

Os pescadores se embriagam com aquela melodia tão linda que até as estrelas saltitam no firmamento.

Sabendo desta lenda, o Raimundo do Bento saiu no final da tarde a colher belas flores de Ipê e flores de Alecrim do campo, para presentear a bela Sereia Katuapó.

Anoiteceu e o Raimundo do Bento vendo que já aproximara a meia-noite, saiu para a pescaria a qual ele fazia com gosto.

De repente, ele sentiu o silêncio profundo à sua volta e num clarão sobre a pedra, lá estava a Sereia katuapó, linda e maravilhosa. Ele se aproximou da pedra e a presenteou com as belas flores. O sorriso brotou na face da Sereia para a felicidade de Raimundo do Bento.

De repente aquele alvoroço e o encantamento fizeram com que num passe de mágica a Sereia Katuapó - com seu belo canto - os peixes saltarem para dentro da canoa do Raimundo do Bento.

Ali embriagado de alegria e vendo aquela fartura de peixes, Raimundo do Bento agradece:

- Ó minha Sereia! Muitio agardicido! Agora eu tenho alimentação em Abundança!

Ela com aquele belo sorriso:

- Ó meu Senhor! Não há de quê! Trouxeste para mim as mais belas flores do cerrado! Agradecida!

Raimundo do Bento um pouco trêmulo, volta para casa numa felicidade incontida e ao longe a mulher e os filhos a espera daquela alimentação.

E a Benedita:

- Nossa home! Dadonde ocê rumô tanto pêxe? Que fartura!

E ele calmamente:

Segredo rio muié! Segredo do rio!

Ele não conta a ninguém...

E você? Vai pescar hoje?

Vá ao cerrado e colha algumas flores...quem sabe você se encontra com a Sereia Katuapó!

Inté!

Mestre Tinga das Gerais
Enviado por Mestre Tinga das Gerais em 08/02/2022
Código do texto: T7447379
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.