Contos do Tio TATU Ep.02 - BIRUIA, e O Estilingue e o Falcão

Após um forte temporal, várias árvores caíram pela região....

Todos ajudam na remoção dos galhos, limpam e reconstroem os estragos, claro BIRUIA é um deles.

Ele ajuda a trocar algumas telas na casa de Dona Preta e depois vai até capela a pedido do Frei MAURÍLIO, onde alguns galhos impediam a passagem.

Enquanto ele levava os galhos para empilhar juntos dos outros, ele vê um galho com uma perfeita "Forquilha" (Y), e decide que aquele galho ele iria separar que fazer um "Estilingue".

Após tudo já estar resolvido, ele pega o galho que havia separado e vai pra um lugar isolado fazer sua "ferramenta de tiro".

O garoto caprichou no preparo que até ele ficou surpreso com a qualidade do seu trabalho, más, já estava escurecendo e volta pra casa para jantar e descansar desse dia cansativo.

Na manhã seguinte, BIRUIA toma seu café rapidamente e sai eufórico em direção a floresta, lá ele pretende testar sua mira com o estilingue...., ele empilha diversas latas numa pedra e começa o "tiroteio"....., o menino está muito empolgado, pois além do "dito cujo estilingue" ter ficado bonito, também era muito preciso e ele não havia errado nenhum alvo a manhã toda.

Ele decide então dificultar um pouco mais a posição das latinhas, e uma delas coloca em um galho de uma árvore do pomar de laranjas, ele vai derrubando todos os alvos, até que, ao mirar e atirar na lata do galho, no mesmo instante um falcão pousava pra verificar aquele objeto brilhante, como sempre, BIRUIA acerta o alvo, tanto a lata quanto o falcão caem no chão.

BIRUIA se espanta, pois em nenhum momento ele tinha a intenção de atingir uma ave, muito menos uma tão bonita assim, ele vai até a ave caída, ela não está se mexendo, então ele a pega pelos pés e decide levar pra Dona PRETA fazer um assado, já que não tinha mais o que se fazer e desperdiçar seria ainda pior.

O garoto entra cozinha adentro e vê a senhora mexendo na dispensa escolhendo os ingredientes pra refeição, e chama sua atenção dizendo que encontrou uma ave caída, e que trouxe para ela preparar no jantar já que não poderíamos desperdiçar a carne.

Nessa hora, BIRUIA joga o falcão sobre a mesa e, de forma "surpreendente", a ave (que tinha apenas perdido os sentidos), retoma a consciência e mais que depressa se pôs a voar e sai numa veloz revoada pela janela da cozinha.

Dona PRETA se vira e não vê nada nas mãos do menino ou sobre a mesma, e pergunta:

- “Cade o bicho¿”

BIRUIA, ainda sem entender direito o que aconteceu, apenas aponta para a janela por onde o pássaro havia saído e ainda aparecia ao longe e diz.:

-“Vuô”.

Tatuzinho
Enviado por Tatuzinho em 04/02/2022
Reeditado em 04/02/2022
Código do texto: T7444900
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.