FILTRO QUE APRENDI 
 
Quando nós avançamos em relação à idade, neste mundo curioso e indomável, vamos aprendendo cada vez mais de como vivenciá-la e  filtrar o que é melhor e mais proveitoso para uma vivência com menores índice de fracasso no bem viver.
 
É claro que quando somos jovens e inexperientes, e mesmo achando que existem jovens que também possuem mais habilidades que outros, mas é quando a gente alcança a maturidade, é que conseguimos chegar um melhor entendimento sobre a vida, mas também acredito que alguns  não conseguem nem com o avanço de idade.
 
Mas eu aprendi muito ao chegar próximo aos 70 anos. Tive as minhas falhas quando jovem, pois não fui um dos que tinha na tenra idade um amadurecimento como hoje encontro.
 
As coisas que consegui filtrar para ter uma vida melhor (para mim), não significam quer sejam melhores para outros, mas dentro da minha biografia, eu devo salientar, por considerar, que para mim foram de grande proveito, mas cada pessoa deve buscar os seus filtros e repensar sobre a vida que esta levando, seus hábitos, sua maneira de vestir, seus passatempos, seus desejos, enfim, se a sua busca está de acordo e o esta levando a uma felicidade.
 
Eu estou com 69 anos, mas quando eu era um menino, minha família com conseqüência recebidas dos meus avós me “obrigavam” a ir à missa todos os domingos bem com rezar durante a noite antes de dormir.
 
Era assim que meus pais foram criados, e sempre pensava que era assim que deviam me criar, “achando que seria a melhor maneira” – mas com o tempo eu comecei a questionar-me, e pensar, mas se eu tivesse nascido em outro país, eu teria de receber outros tipos de doutrinação, e conforme o país às vezes seria uma doutrinação antagônica da que eu tinha sido “manipulado”. – mesmo tendo eu uma orientação de acordo com o meu país, mas com esta globalização se eu resolver posteriormente morar noutro país, e depois, noutro, e quem sabe mais outros, como ficam as minhas orientações para a vida.
 
Se eu tivesse interesse em religião, porque meus pais não me perguntaram qual a religião  do mundo poderia me interessar? – Só que eu teria que estudar as 100 principais e optar por alguma, ou por nenhuma, mas não aceito a imposição de fé, só por ter nascido neste imenso e glorioso Brasil.
 
Começando a pensar, olhando o mundo de forma globalizada, fico sempre imaginando como nós somos dirigidos por interesses de todas as espécies, e deixamos de ser nós mesmos.
 
Aí eu começo com um raciocínio, mas sempre usando algumas formas reais como: coerência, honestidade, razão, medicina, ciência, lazer, ser, ter amigos, em fim, coisas que possam ser útil para mim e para o mundo, filtrando tudo o que me for oferecido, onde pergunto, é importante para minha vida, eu gosto eu preciso, eu necessito – e como é no resto do mundo?
 
Coisas localizadas nós sempre corremos o risco de ser “manias aprendidas” - por pessoas que desconhecem como é feito em outros lugares do mundo ou não acompanharam o desenvolvimento mundial e ficam nos ensinando formas que lhe foram passadas pelos seus antepassados que não param nenhuma vez para pensar o que está certo e o que precisa ser mudado.  Então temos que pensar, nós mesmos, e filtrar - Eu continuo pensando e filtrando.  
 
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 22/09/2021
Código do texto: T7348389
Classificação de conteúdo: seguro