UMA VIDA DE JUDÔ
 
Para falar do judô não posso deixar de escrever as sábias palavras do seu fundador JIGORO KANO que se referia ao judô dessa forma: JUDÕ É O CAMINHO PARA A UTILIZAÇÃO EFICAZ DAS FORÇAS FÍSICAS E ESPIRITUAIS, TREINANDO OS ATAQUES E AS DEFESAS ALÉM DO APRIMORAMENTO FÍSICO O CORPO E A ALMA SE TORNAM APURADOS E O SER IRA VALORIZAR A SAÚDE, A BONDADE, A HONESTIDADE, O REPEITO E A HUMILDADE. DESSE MODO A ESSÊNCIA DO JUDÔ TORNAR-SE PARTE DO PRÓPRIO SER QUE SE APERFEIÇOA E CONTRIBUI PARA TORNAR O MUNDO AINDA MELHOR Foi em 1970, eu com 25 anos, iniciei a ministrar aulas de judô, no Centro Educacional La Salle em Canoas/RS onde atuei por 30 anos. Mas antes disso devo lembrar-me do tempo em que aprendi esta nobre arte. Quando eu era mais jovem, lembro-me de ter comprado um livro que ensinavam alguns golpes e a historia do Judô. Foi como um começo, mas depois me matriculei na academia Rui Barbosa, onde o professor Loanzi era o principal técnico e era o nome de referência em Judô no Rio Grande do Sul. Ali tive os meus primeiros ensinamentos. Depois passei a ter aulas particulares com o professor Hinata, que também participava de lutas cênicas, e eu ia anotando todos os nomes das técnicas eu ia montando o meu mundo no judô, e criando um método, pois eu queria era ser um professor de judô e não um competidor. O prof. Hinata “in memorian” foi um grande lutador para a época, e vencedor do campeonato Pan-americano de Judô. Como o professor Hinata era também o diretor técnico da Federação Riograndense de Pugilismo que naquele tempo era dirigido por esta Federação, que controlava o ensino do judô no Rio Grande do Sul e que posteriormente foi criada a Federação Gaúcha de Judô, da qual eu fui um dos fundadores, pois eu tinha filiado na Federação Rio Grandense de Pugilismo dois clubes. Eu ajudei com a parte burocrática, pois o nosso querido diretor técnico, como foi um grande lutador, era falho na parte organizacional das técnicas e tinha dificuldade de colocá-las nos papeis como elementos didáticos. Então criamos um organograma da hierarquia de faixas, baseados nos programas oficiais, dando mais clareza para os que queriam seguir na conquista de faixas, que até o momento, seguiam as regras de antiguidade e de evolução técnica práticas, onde cada professor tinha sua autonomia e a sua forma de ensinar. Posteriormente passei a ter treinamentos com o professor Bazacas, depois tive aulas com o emérito professor Obata na academia Tokyo, onde fiz treinamentos. Passei a ser faixa preta em Junho de 1975, e passei para faixa preta segundo dan em dezembro de 1979 e cheguei a quarto dan em 1993 onde encerrei minha carreira como professor de judô, depois de participar por 35 anos ministrando aulas, e posteriormente dos 70 até os 75 anos voltei a praticar judô, somado ao todo 40 anos. Participei também do curso pós-faixa preta de KIME NO KATA, que são artes de defesa e ataque com faca e espada, que na época tinham somente cinco conhecedores destas técnicas – também tive a participação da equipe que representava o Rio Grande do Sul, treinado pelo professor Hinata. Mas nunca representei o estado em competições nacionais. Continuando meus estudos, fiz os cursos de: arbitragem para árbitro estadual e depois para árbitro nacional, e participei como árbitro nacional, da Federação Gaúcha de judô, por 16 anos consecutivos. Ainda continuando em cursos pós faixa preta, fiz: NAGE NO KATA, que são as quinze projeções fundamentais e KATAME NO KATA, compostas por técnicas de solo. Desenvolvia paralelo ao Judô, a Luta Olímpica, onde fiz curso com um professor especializado enviado pela Confederação Brasileira de Pugilismo para desenvolver esta arte no Rio Grande do Sul. Posteriormente participei de cursos em Belo Horizonte e São Paulo, e fui escolhido para participar de uma Clínica Internacional de Luta Olímpica de um mês na cidade do México, ministrados por professores do próprio México, Cuba e Romênia. E tornei-me Árbitro e técnico da seleção Gaúcha de Luta Olímpica do RS por seis anos. Com os estudos aprofundados, fui outorgado pela Federação Gaúcha de Judô com o certificado de RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS AO PUGILISMO DO RS, e agraciado pela Federação Gaúcha de Judô com O GRAU DE GRANDE BENFEITOR DA ORDEM DO MÉRITO.
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 17/09/2021
Código do texto: T7344577
Classificação de conteúdo: seguro