O demônio na sala de estar

Rodney, o demônio, estava espichado no sofá da sala, uma lata de cerveja na mão, uma caixa de pizza vazia no chão, ao seu lado. Na TV, a qual ele dava uma atenção mínima, dois homens espancavam-se numa luta de MMA. A porta do apartamento abriu-se e por ela entraram Michael, o Caça-Fantasmas, e sua namorada, Glenda (que ele chamava carinhosamente de Glinda). Glenda apontou para Rodney, boquiaberta.

- Tem um demônio chifrudo deitado no seu sofá!

- Tem, é o Rodney... te falei dele - minimizou o rapaz, fechando a porta atrás de si.

- Você disse que tinha um amigo chamado Rodney, que de vez em quando dormia na sua sala - replicou ela, braços cruzados.

Rodney lançou um olhar francamente estúpido para Glenda e grunhiu alguma coisa, antes de beber o último gole de cerveja quente e amassar a lata vazia sobre o piso com um murro.

- É esse aí, o Rodney - insistiu Michael, gesticulando para o demônio. - Limpe a sua bagunça, e caia fora!

Rodney deu um arroto acintoso e não se moveu do lugar.

- Espertinho! - Exclamou Michael, sacando um vidrinho de água do bolso. - Tem dez segundos para se escafeder antes que eu lhe abençoe!

A ameaça surtiu efeito; Rodney passou a mão na lata amassada e na caixa vazia de pizza e desapareceu num estouro de fumaça negra. Glenda ajeitou os cabelos, nervosa.

- Pela Deusa! O que é isso... você anda trazendo trabalho pra casa agora?

Michael desligou a TV e retirou a capa do sofá, enquanto falava.

- O Rodney me ajuda quando o movimento anda fraco... dá uns sustos, e as pessoas lembram de me ligar.

- Mas o que ele estava fazendo aqui, me explique?

Michael deu de ombros, levando a capa do sofá para a copa e voltando com uma pá de lixo e vassoura para varrer a sala.

- Rodney é mesmo meu amigo, embora às vezes fique bastante espaçoso... - explicou enquanto varria. - Começou como um caso de possessão, mas ele não fez nada de mal com a pessoa. Me disse que gostava mais de ficar aqui em cima, no meio de gente viva. Fiz um trato com ele, para me ajudar nos negócios... o resto você já sabe.

Glenda bateu com um dedo na cabeça.

- Um demônio que prefere a companhia de gente viva? Ele tem algum problema?

Michael balançou a cabeça em concordância.

- Pelos padrões do inferno, Rodney é louco. Aqui em cima, ele seria considerado, no máximo, um tanto excêntrico.

E recolhendo o lixo com a pá:

- Mas totalmente inofensivo.

- [31-08-2021]