O diário de um alienígena. Dia 8. Não sou Mona Lisa

As portas se abriram e nossa feiticeira Mona Lisa nos deixou entrar em seu reino de cores e cheiros. Lá as horas voavam na velocidade dos minutos, não percebíamos quando a noite chegava, e as luzes fracas das lanternas nos lembravam que devíamos voltar para casa. Com nossa fada descobrimos um novo mundo de pintura, mosaico, fotografias, brinquedos de barro, entalhes em madeira, artigos de papel machê, etc. Pela primeira vez, aprendemos com ela que a neve e o gelo não são brancos e que, como a água, refletem o meio ambiente. Às vezes são azuis, às vezes água-marinha, às vezes ligeiramente cinzas, às vezes rosas e às vezes até mesmo amarelos. A Rainha da Neve pintou padrões nas janelas e nós aprendemos a refletir esses padrões em nossos álbuns. Antes das festas de fim de ano, sempre preparávamos, junto com a Mona Lisa, grandes bonecos de neve ao redor dos escorregadores.

Certa vez, todo o grupo foi à Capa dos Хamãs em busca de imagens para nossa arte. Então, nós mesmos éramos as imagens e personagens da televisão regional, que estava filmando um documentário sobre nossa pequena escola de arte aplicada. Após caminharmos na superfície de nosso grande lago congelado até o final da capa, brincamos com bolas de neve na entrada de uma caverna coberta de estalactites de gelo. Mona Lisa nos ensinou a limpar a neve e olhar através do gelo, tentando ver peixes flutuantes. Mas não vimos nenhum peixe ali, apenas um reflexo do sol de inverno. Baikal congelou, não respirou e nos encantou com sua beleza mágica. Não havia nem o vento típico do lago.

Que idade eu tinha? Doze ou treze. E quantos Mona Lisa tinha? No máximo vinte. Ela me odiava, sabia que fui eu quem lhe deu o apelido. Nessa época, nas aulas de história da escola, estudávamos o Renascimento. Então, de alguma forma, brincando com meus colegas de classe, eu a apelidei de Mona Lisa. O outro professor de arte se tornou David em homenagem ao trabalho de Michelangelo, e a esposa dele levou o nome de Santa Maria.

Alguns anos depois, já adulto, encontrei a Mona Lisa nas ruas de nossa pequena cidade. Ela me disse que eu era um bastardo.

"Por que?", exclamei surpreso.

"Ninguém tem o direito de dar apelidos a outras pessoas. É ofensivo."

“Mona Lisa não é um apelido, é um pseudônimo artístico e é muito bonito”, tentei me defender.

"Você continua zombando de mim. É um apelido. Não sou Mona Lisa. Tenho meu próprio nome. Sou Tatyana", ela continuou, com raiva.

Naquele momento, pensei que havia tantas Tatyanas na Rússia, e que talvez não houvesse outra Mona Lisa.

Recentemente, descobri que ela agora trabalha como professora em outra escola de arte, mas todos ainda a chamam de Mona Lisa.

Igor Mit
Enviado por Igor Mit em 19/08/2021
Reeditado em 19/08/2021
Código do texto: T7324257
Classificação de conteúdo: seguro