ALGUMAS TACHINHAS

Quando a Itália estava se recuperando das agruras da segunda grande guerra, os amigos Vincenzo Lombardi e Domenico Grassi resolveram emigrar para o Brasil e se instalaram na capital paulista com as oficinas das suas especialidades.

Vincenzo Lombardi, digno representante de tradicional família de alfaiates, abriu sua oficina na espaçosa sala da frente da pensão aonde se hospedara. A tensa negociação durou várias semanas com muitos gritos e cenas dramáticas entre ele e a família dona do prédio, à qual, depois de um ano ele se tornou membro pelo casamento com Apolônia, filha mais velha dos donos do casarão.

Domenico Grassi instalou sua oficina de conserto de móveis estofados no galpão onde funcionara a quitanda do bairro, que as herdeiras não souberam, ou não quiseram, manter.

Como sempre acontece, os anos se passaram. Vincenzo e Apolônia tiveram vários filhos assim como Domenico e Constanza, uma das herdeiras do galpão e, além da amizade, tornaram-se compadres várias vezes pela troca de afilhados.

Domenico não dava importância aos estragos que a vida impõe ao visual das pessoas, mas Vincenzo, talvez por causa da profissão, mantinha-se impecável, tanto no vestir quanto na peruca que tentava substituir os cabelos que o tempo levara.

No ataúde vistoso, postado no meio da oficina, lá estava o cadáver de Vincenzo sendo pranteado pelos membros das famílias dele e do amigo além dos representantes da vasta clientela. Rezas, choros, pessoas tocando no caixão e a peruca insistia em não ficar no lugar devido.

Apolônia pediu ao compadre para dar um jeito da peruca não mais escapar da imensa careca do falecido.

Domenico foi até a oficina e na volta pediu para ficar só com o defunto. Todos saíram, ele fechou as portas e alguns instantes depois tudo voltou ao normal. Findo o sepultamento, todos voltaram para suas casas e quando se reencontraram na missa de sétimo dia, Apolônia disse a Domenico:

- Compadre, eu não tive oportunidade de lhe agradecer pelo que o senhor fez com o meu Vincenzo. Eu faço questão de pagar o que o senhor gastou para deixar a peruca dele no lugar.

- Magina comadre, se eu vou cobrar da senhora o valor da meia dúzia de tachinhas que usei no compadre...