NUMA VAQUEJADA

Antigamente, numa vaquejada em um bairro da cidade, o comandante do recém-chegado Batalhão do Exército, bebia cervejas em lata socialmente com amigos numa das barracas armadas por ocasião daquela festa. Todos que se aproximavam da barraca, o Coronel convidava e pedia para que dissessem umas poesias, umas trovas; e caso ele gostasse, o visitante antes de se retirar recebia de prêmio uma latinha de cerveja. Se não gostasse dos versos, pedia que a pessoa, por favor se retirasse o mais rápido possível e sem nada ganhar. Acontece que um senhor de meia-idade, ao chegar ali perto, recebeu a exigência do Coronel; e saiu com essa: “Agora me deem licença//Que eu não sou um vagabundo//Morreu D. Pedro I, ficou D. Pedro II//E hoje eu vou beber cerveja à custa do Coronel//Até o copo cair o fundo.” //.

Aplaudindo, o Coronel deu uma sonora gargalhada e, em vez de uma, entregou duas latinhas de cerveja para aquele senhor, que, contente, saiu bebendo...

Edimar Luz
Enviado por Edimar Luz em 16/05/2021
Reeditado em 17/05/2021
Código do texto: T7257018
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.