O CAUSO DO CAFÉ

Contam que lá para as bandas da região da Mogiana, havia um produtor de café que numa noite de azar, no jogo de truco, perdeu o dinheiro arrecadado com a produção do café daquele ano, o carro, os pertences da fazenda e, por fim, a fazenda e que, quando se deu conta do tamanho do prejuízo, deu fim à própria vida com um tiro no ouvido bem no meio do salão do bar.

Essa história se espalhou por toda a região e por conta disso, dona Mariquinha, viúva de João Medeiros, fazia o maior escarcéu quando ouvia os filhos Onofre e Zé Raimundo falando que iam jogar ou que tinham jogado truco no bilhar de compadre Chico.

Num sábado pela manhã, quando dona Mariquinha foi varrer a frende da casa, como sempre fazia logo depois de tomar café, deu de cara com um caminhão Chevrolet, com a carroceria carregada até em cima com sacas de café já beneficiado.

Ela foi no quarto dos filhos para saber que novidade era aquela.

Zé Raimundo, o primeiro a acordar, tentou contornar o problema com uma história mal enjambrada, que aquela carga era parte de um negócio que, ele mais o irmão, estavam começando no ramo do café.

Mas a história estava mal contada e Onofre não aguentou a pressão da saraivada de perguntas, e para desespero do irmão mais velho, entregou toda a verdade.

Na noite anterior, no bilhar de compadre Chico, eles estavam jogando truco com o filho do dono da fazenda Cambuci, que começou ganhando, mas depois perdeu todo o dinheiro, o revólver, o cinto, o chapéu, a carga de café, o caminhão, que só não perdeu as calças porque eles não quiseram mais continuar....

Furiosa como uma galinha de pinto quando vê um carcará ameaçando a ninhada, dona Mariquinha bateu nos filhos com o sedém que o finado João Medeiros tinha ganhado, prêmio de primeiro colocado num rodeio em Barretos, e foi com os dois filhos, para a porta do bilhar, mandou chamar o perdedor da carga junto com o pai, para devolver tudo o que ele tinha perdido e passar-lhe um sermão, para ele criar vergonha e deixar de ser irresponsável.

Por via das dúvidas, levou o sedém, porque se fosse necessário, ela daria uma surra boa em todos os presentes, principalmente, os que estiveram envolvidos no jogo.

Ia sobrar até para o compadre Chico, se ele caísse na besteira de falar alguma coisa que ela não gostasse de ouvir.