O INFERNO E O CÉU II

Os fatos que marcaram o mundo pela violência, mortes e terrorismo na cruel face da terra entre os seres humanos que, por sua habilidade, são sempre alvos da sociedade negra e malvada que está sempre manipulando a boa fortuna de quem vê o mundo da outra maneira possível e é contra as leis cruéis e destemidas que se materializam na vida do ser humano que sofre todas as realidades negras e doentias de um mundo inesperado que se consome produtivamente para um futuro não bem intencionado nas leis, ordens e modos de viver superlativos de uma grande soberania de pessoas que vivem hoje e passam das vítimas em um decalque sentimentalizado aos princípios negros roubados pelas conquistas negativas impostas na vida de grandes organizações de líderes e exércitos no comando para destorcer a decadência da vida com o propósito de paz se transformando em um mundo de fraudes, terrorismo e morte de vários inocentes na face da vida chamado de verdadeiro inferno que passamos nossos dias relacionando-se para ser mais positivo sobre os direitos da mãe natureza, para não abusar das violações incômodas do homem que se aproveita na vida para construir refúgios em terrenos que são apenas estruturas imobilizadas pelo egoísmo que destrói homem que sempre está matando o planeta com suas invenções químicas e desvalorizando as florestas com sua ganância causando a verdadeira biodiversidade por causa da fauna e as flores de seus reveses doentios onde a decadência de um mundo materializado é roubado por uma relatividade pessoal própria egoísmo que se esquece de deus e se destrói gradativamente à medida que o mundo também se estabelece pela socialização do poder de destruição por normas políticas, religiosas e leis da natureza que sempre nos desatam de nossos prazeres mais do que conquistados com enormes poderes para ganhar e conquistar o mundo que nós chamar última melhor coisa a ser ao vivo desviou e caiu fatalmente para a vida saliente e a dura e razão de viver com o bem humano agindo nos mais mesquinhos desejos que podemos zerar com capacidade e sermos manipulados pelos males que o ser humano sempre desencadeia com seu papel devastador de matar sobre tudo e de todos se tornarem o mundo um tremendo inferno onde nossas razões de viver e ser felizes são desfrutadas e adormecemos e morremos de uma simples catástrofe causada pelo poder massivo de homens furiosos que estão sempre colocando e jogando o mundo contra as previsões mais duras que a humanidade mantém e o mundo permanece entre um inferno mais socializado de guerras pela paz e o céu por talvez mais momentos construtivos que são mais sentimentais e vivenciados normalmente e alegremente sobre todas as nossas condutas que mais desejamos e para os momentos de inquietação da vida desfrutamos 50% por cento de verdadeiras vontades estabelecidas pela vida benéfica e equilibrada que todo ser humano alcança em um mundo talvez propenso às destemidas leis da vida obedecem aos verdadeiros conceitos idealizados e sonhados de quem está à vontade com a vida e sempre busca a verdadeira sensação de ser feliz e viver feliz por um bom período de tempo não importa o quanto e ser negro e insolente por sempre ser surpreendido pelos desajustes morais e imorais do ser humano que sempre inevitavelmente manipula da forma mais criativa e realista da vida e um dia quem pode ter certeza do que foi feito e pode dizer que está vivendo e que todos podemos viver felizes.

São Paulo - 2016 foi um ano marcado por guerras, mortes e violações de direitos humanos em todo o mundo.

A crise de refugiados atingiu seu recorde de mortes - mais de 7 mil, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OMI), e a Síria entrou em seu quinto ano consecutivo de guerra.

Nas Américas, a corrida presidencial consolidou Donald Trump como o novo presidente dos Estados Unidos, a Colômbia assinou um acordo de paz com as Forças Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o furacão Matthew deixou 900 mortos em sua passagem pelo Haiti.

Para 2017, a comunidade internacional está atenta aos desdobramentos de tudo o que aconteceu neste ano. Abaixo, em ordem cronológica, os principais acontecimentos de 2016 compilados pela Exame.com:

Prisão El Chapo

Os primeiros dias de 2016 foram tumultuados para Joaquim Guzmán Loera , conhecido como El Chapo . Após várias fugas da prisão, o traficante mais procurado do século 21 e líder do cartel de Sinaloa foi preso pela terceira vez no dia 8 de janeiro , na cidade de Los Mochis , no México.

Encarcerado desde então, El Chapo atravessa momentos difíceis: a última informação que temos é que está ficando louco, careca e dependente de soníferos. O traficante pediu a seu advogado que agilizasse sua extradição para os Estados Unidos para obter mais conforto.

Surge Zika

Em janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o vírus Zika pela primeira vez como uma emergência de saúde global. Os resultados desta emergência foram sentidos fortemente em todo o mundo: estima-se que 3 a 4 milhões de pessoas contraíram a infecção em 2016.

Bombardeios em Bruxelas

Em março, o mundo ficou chocado com a intensidade dos ataques em Bruxelas, capital da Bélgica. Na ocasião, uma série de explosões atingiu pontos estratégicos da cidade, como o aeroporto de Zavantem e a estação de metrô Maalbek , e, ao final, deixou pelo menos 30 mortos e 300 feridos. Poucas horas depois, o grupo extremista Estado Islâmico (EI) assumiu a responsabilidade pelos ataques.

Terremotos no Equador

A noite de 16 de abril abalou o Equador, quando um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu o país sul-americano. O número de mortos chegou a mais de 600 e os desabrigados, a 30.000. Durante dias, a população sentiu cerca de 40 tremores diários, segundo o Instituto Geográfico de Quito (IG).

O terremoto foi o terceiro mais mortal na América Latina, atrás do que atingiu o Haiti em janeiro de 2010 e dos que abalaram El Salvador em 2001.

Acidente de avião da Egypt Air

Em 19 de maio, um avião da Egypt Air com 66 pessoas a bordo desapareceu na rota entre Paris, França, e Cairo, Egito, e não deixaram sobreviventes.

O Ministério da Aviação egípcio divulgou recentemente um relatório que revelou evidências de explosivos nos restos mortais das vítimas, sinalizando que a queda pode ter sido o resultado de uma explosão. A França, porém, ainda afirma que a tragédia aconteceu em decorrência de falhas técnicas.

Crise na Venezuela

Embora a Venezuela esteja entrando em colapso há meses, em maio a crise atingiu seu gatilho. Após protestos da população, que sofre com a escassez de bens básicos, o presidente Nicolás Maduro declarou, no dia 17, estado de exceção e emergência econômica.

A decisão do líder da Venezuela, país que detém as maiores reservas de petróleo do mundo, foi vista pela oposição como uma tentativa de impedir a realização de um referendo revocatório, que poderia antecipar o fim de seu mandato.

A situação incomum, no entanto, parece longe do fim. Ao longo dos meses, várias manifestações e tentativas de colocar o referendo em votação foram em vão. A última derrota de Maduro foi a suspensão da Venezuela do Mercosul .

As comemorações do Dia da Bastilha em Nice, sul da França, entraram em pânico depois que um homem avançou com um caminhão sobre a multidão de turistas que passeava em um calçadão. O autor do ataque foi morto pela polícia, mas seu ato deixou 84 mortos e mais de 200 feridos. O presidente francês, François Hollande, chamou o ataque de terrorista e estendeu o estado de emergência que existia desde os ataques em Paris em novembro de 2013.

Massacre em Orlando

O mundo acordou de luto no dia 12 de junho, após um ataque terrorista na boate gay Pulse em Orlando, Flórida, deixando 50 mortos e 53 feridos. O massacre foi considerado o pior episódio com armas de fogo da história dos Estados Unidos.

O atirador, identificado como Omar Siddique Mateen , 29, morreu no confronto com a polícia. Ele era um cidadão americano e família de origem afegã.

Eleição de Rodrigo Duterte e luta contra as drogas nas Filipinas

Em maio, a corrida eleitoral nas Filipinas consagrou Rodrigo Duterte como o novo presidente do país, com 14 milhões de votos.

O ex-prefeito da cidade de Davao, conhecido como “punidor”, chegou ao poder com um discurso duro contra a corrupção, o crime e o combate às drogas. O político prometeu estender a política de repressão implantada no município de onde foi prefeito a todo o país .

Como resultado de seus 5 meses no cargo, a polícia filipina já matou 2.086 pessoas em operações de combate às drogas e outras 3.000 em circunstâncias "pouco claras". A truculência fez com que a comunidade internacional criticasse a posição de Duterte .

Tentativa de golpe militar na Turquia

A Turquia está passando por meses de tensão desde que o país sofreu uma tentativa de golpe contra o presidente Recep Tayyip Erdogan.

Na noite de 15 de julho, um grupo de soldados saiu às ruas da capital Ancara e Istambul com tanques e declarou que havia assumido o poder no país.

A situação, porém, não durou muito. Erdogan convocou uma ofensiva contra os militares e encorajou a população a ir para as ruas. Logo, o controle foi retomado.

Essa situação mudou a política do país e o governo de Erdogan agora realiza um expurgo em todas as esferas do poder público, trazendo críticas à perseguição política à comunidade internacional. (Entenda aqui a tentativa de golpe na Turquia)

Bom ataque

As comemorações do Dia da Bastilha em Nice, sul da França, entraram em pânico depois que um homem avançou com um caminhão sobre a multidão de turistas que passeava em um calçadão. O autor do ataque foi morto pela polícia, mas seu ato deixou 84 mortos e mais de 200 feridos. O presidente francês, François Hollande, chamou o ataque de terrorista e estendeu o estado de emergência que existia desde os ataques em Paris em novembro de 2013.

Eleição de Teresa de Maio

A renúncia de David Cameron ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após a vitória do Brexit tornou necessária a realização de novas eleições para o cargo de primeiro-ministro britânico. A eleita foi Teresa May, que agora precisa colocar um país dividido em ordem após a decisão popular de deixar a UE.

Primeira mulher a assumir o cargo desde Margareth Tatcher , Teresa ocupa o cargo de Ministra do Interior desde 2010, no qual tem assumido uma posição firme em questões como delinquência, imigração ilegal e extremistas islâmicos .

Terremotos na Itália

Não foi só o Equador que sofreu terremotos este ano, a Itália também registrou uma série de tremores em meses diferentes. Em agosto, um terremoto de 6 graus matou pelo menos 300 pessoas e deixou milhares desabrigados na região central do país.

Algumas réplicas foram sentidas nos dias seguintes, mas nenhuma excedeu 5 graus de magnitude. Este terremoto foi o mais forte registrado desde 1980, quando 2.900 morreram.

Em outubro, no entanto, dois outros tremores de 6,5 graus deixaram entre 30.000 e 40.000 pessoas desabrigadas na mesma região.

Guerra na síria

Este ano, o protagonista da Guerra da Síria, que já dura cinco anos, ficou com Aleppo.

Localizada no norte do país, a cidade vive dias intensos de conflito e em agosto chamou ainda mais a atenção da comunidade internacional depois que ativistas da oposição divulgaram uma gravação mostrando um menino resgatado dos escombros após um ataque aéreo.

A criança, identificada como Omaran Daqneesh de 5 anos , coberto de poeira da explosão e com sangue no rosto, tornou-se um símbolo dos horrores que as pessoas desta cidade enfrentaram. (Veja aqui como ajudar a população síria)

Antigo centro financeiro da Síria, Aleppo está agora quase totalmente destruído e a população sofre com a falta de itens essenciais e a violência da guerra.

Tensão racial nos EUA

A morte de dois negros desarmados em Oklahoma e na Carolina do Norte em setembro deste ano causou comoção e revolta nos Estados Unidos, que por dias foi palco de protestos do movimento contra o racismo na força policial.

O episódio reforça as estatísticas que sustentam a disparidade no uso da força policial nos Estados Unidos e revelam que negros têm maior probabilidade de serem mortos pela polícia do que brancos.

Segundo dados do FBI, em 2015, 37% das pessoas desarmadas mortas pela polícia americana eram negras , embora o grupo represente cerca de 13% da população.

Teste nuclear na Coreia do Norte

Em setembro, a Coreia do Norte realizou mais um teste nuclear - o quinto em 10 anos. Desta vez, porém, o resultado da explosão gerou um terremoto artificial de 5,3 graus de magnitude sentido na Coréia do Sul.

Essa experiência resultou em novas sanções econômicas ao país. Em decisão unânime, os 15 países membros do Conselho de Segurança da ONU definiram, em dezembro, que a Coreia do Norte não pode vender ou transferir carvão, ferro e minério de ferro de seu território, exceto para fins de subsistência.

As sanções, no entanto, deixaram o regime norte-coreano ainda mais furioso . Em dezembro, o Exército realizou exercícios militares em que simulou ataques a Seul, capital da Coréia do Sul.

Prêmio Nobel da Paz para o Presidente da Colômbia

Em outubro, o acordo de paz assinado pelo governo colombiano para encerrar 52 anos de conflito com as Forças Revolucionárias da Colômbia (FARC) foi rejeitado pela população. O “não” obteve 50,2% dos votos válidos.

Apesar da derrota naquela votação, o acordo de paz e os esforços do presidente colombiano Juan Manuel Santo renderam-lhe o Prêmio Nobel da Paz.

Ofensiva contra o Estado Islâmico em Mosul

Em outubro, o Iraque lançou a ofensiva mais importante desde o início da guerra contra o Estado Islâmico: a batalha por Mosul , a segunda maior cidade do país, sob controle extremista desde junho de 2014.

Com a ajuda do Exército dos Estados Unidos e o apoio de ataques aéreos da coalizão, a operação recuperou um quarto da cidade e continua até hoje em campo. Estimativas da ONU revelam que mais de 86.000 pessoas já fugiram da cidade devido à violência.

Furacão Matthew

A passagem do furacão Matthew pela América Central, Caribe e Estados Unidos em outubro deste ano, deixou centenas de mortos por onde passou e agravou a crise humanitária no Haiti.

O país, um dos mais frágeis e pobres do mundo, teve cidades inteiras devastadas, 900 mortos, pelo menos 14.000 desabrigados e 350.000 em assistência humanitária.

Crise no Sudão do Sul

Em novembro, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgou relatório sobre a situação alarmante em que se encontra a população do Sudão do Sul: a organização alerta que 3,7 milhões de pessoas passam fome.

O Sudão do Sul mergulhou na guerra civil no final de 2013, depois que o presidente Salva Kiir , da etnia Dinka , relatou uma suposta tentativa de golpe liderada por seu vice-presidente Riek Machar , desencadeando um conflito étnico entre as comunidades. Desde então, 50.000 pessoas morreram em conseqüência da violência.

Assassinato do embaixador russo na Turquia

A noite de 19 de dezembro pode ter abalado ainda mais as relações entre a Rússia e a Turquia. O embaixador russo na Turquia, Andrey Karlov , foi morto a tiros durante a inauguração de uma exposição fotográfica em Ancara.

O assassino, um ex-oficial do batalhão de choque da polícia de Ancara, gritou com Aleppo e a Síria após o ataque, aludindo à intervenção militar russa no país árabe.

Ataque na feira de Natal de Berlim

A tradicional feira de Natal da capital alemã foi alvo de um suposto atentado terrorista na noite do dia 19. Ao todo, 12 pessoas morreram e quase 50 ficaram feridas.

A chanceler alemã , Angela Merkel, chamou o ataque de "uma ação cruel e inconcebível" e confirmou que o incidente está sendo tratado como um ataque terrorista.

Exatamente 70 anos atrás, o mundo testemunhou um dos maiores ataques da história. No de Agosto de 6 , 1945, um Boeing B-29 chamado Enola Gay lançou uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, em uma missão criada pelo governo dos Estados Unidos.

Sob o comando de Paul Tibbetts , o ataque tinha como objetivo forçar o Japão a se render e, assim, encerrar a Segunda Guerra Mundial. O nome Enola Gay foi uma homenagem à mãe do piloto, Enola Gay Tibbets .

No contexto da guerra, iniciada em 1939, o mundo estava dividido em dois grupos. As principais forças dos chamados Aliados eram o Reino Unido, a União Soviética e os Estados Unidos, enquanto a Alemanha, o Japão e a Itália formavam as Potências do Eixo. Em agosto de 1945, a guerra já havia terminado na Europa, após as mortes dos ditadores Benito Mussolini (Itália) e Adolf Hitler (Alemanha), mas os confrontos continuaram no Pacífico e na Ásia, liderados por americanos e japoneses.

Às 8h15, hora local, a bomba Little Boy foi lançada em direção a Hiroshima. Ele explodiu a cerca de 500 m do solo e matou mais de 140.000 pessoas. Ao ver o tamanho da tragédia, na forma de uma nuvem gigantesca de fumaça e poeira, o co-piloto Robert Lewis escreveu no diário de bordo: “Deus, o que fizemos ? "

Mas a rendição japonesa não aconteceu. Dois dias depois, no dia 8, uma bomba ainda mais poderosa, chamada Fat Boy, foi lançada sobre outra cidade, Nagasaki. Desta vez, cerca de 70.000 pessoas morreram.

Em menos de uma semana, em 15 de agosto de 1945, o Japão se rendeu ao terror, pondo fim ao conflito mundial.

Os ataques de 11 de setembro de 2001 ou ataques terroristas (às vezes referidos apenas como 11 de setembro) foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica Al- Qaeda em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Os sequestradores intencionalmente derrubaram dois dos aviões nas Torres Gêmeas do complexo comercial do World Trade Center na cidade de Nova York, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios. Ambos os edifícios desabaram duas horas após os impactos, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu no Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos em Arlington County, Virgínia, nos arredores de Washington, DC O quarto avião caiu em um campo aberto perto de Shanksville , Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram para recuperar o controle da aeronave dos sequestradores, que a havia redirecionado para a capital americana. Não houve sobreviventes em nenhum dos voos.

Quase 3.000 pessoas morreram durante os ataques, incluindo 227 civis e 19 sequestradores a bordo dos aviões. A esmagadora maioria das vítimas eram civis , incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos uma morte secundária - uma pessoa foi excluída da contagem por um legista, pois teria sido morto por uma doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center.

Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror: o país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taleban, que abrigava terroristas da Al- Qaeda . Os Estados Unidos também passou a PATRIOTA EUA Act . Muitos outros países também fortaleceram sua legislação antiterrorismo e expandiram seus poderes de aplicação da lei. Algumas bolsas de valores dos Estados Unidos foram fechadas pelo resto da semana após o ataque e registraram enormes perdas na reabertura, especialmente nos setores de companhias aéreas e de seguros. O desaparecimento de bilhões de dólares em escritórios destruídos causou sérios danos à economia de Lower Manhattan em Nova York .

Os danos ao Pentágono foram reparados em um ano e o Memorial do Pentágono foi construído ao lado do prédio. O processo de reconstrução foi iniciado no local do World Trade Center. Em 2006, uma nova torre de escritórios foi concluída no local, o World Trade Center 7 . A torre do One World Trade Center , construída no local, é um dos arranha-céus mais altos da América do Norte, com 541 metros de altura. No local das antigas Torres Gêmeas estão previstas mais três edificações, além de um memorial às vítimas dos atentados já concluídos . O Flight 93 National Memorial começou a ser construída em novembro de 8 , a primeira fase de construção de 2009 e foi concluída no dia 10 aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2011.

Os ataques de 11 de setembro de 2001 ou ataques terroristas (às vezes referidos apenas como 11 de setembro) foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica Al- Qaeda em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Os sequestradores intencionalmente derrubaram dois dos aviões nas Torres Gêmeas do complexo comercial do World Trade Center na cidade de Nova York, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios. Ambos os edifícios desabaram duas horas após os impactos, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu no Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos em Arlington County, Virgínia, nos arredores de Washington, DC O quarto avião caiu em um campo aberto perto de Shanksville , Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram para recuperar o controle da aeronave dos sequestradores, que a havia redirecionado para a capital americana. Não houve sobreviventes em nenhum dos voos.

Quase 3.000 pessoas morreram durante os ataques, incluindo 227 civis e 19 sequestradores a bordo dos aviões. A esmagadora maioria das vítimas eram civis , incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos uma morte secundária - uma pessoa foi excluída da contagem por um legista, pois teria sido morto por uma doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center.

Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror: o país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taleban, que abrigava terroristas da Al- Qaeda . Os Estados Unidos também passou a PATRIOTA EUA Act . Muitos outros países também fortaleceram sua legislação antiterrorismo e expandiram seus poderes de aplicação da lei. Algumas bolsas de valores dos Estados Unidos foram fechadas pelo resto da semana após o ataque e registraram enormes perdas na reabertura, especialmente nos setores de companhias aéreas e de seguros. O desaparecimento de bilhões de dólares em escritórios destruídos causou sérios danos à economia de Lower Manhattan em Nova York .

Os danos ao Pentágono foram reparados em um ano e o Memorial do Pentágono foi construído ao lado do prédio. O processo de reconstrução foi iniciado no local do World Trade Center. Em 2006, uma nova torre de escritórios foi concluída no local, o World Trade Center 7 . A torre do One World Trade Center , construída no local, é um dos arranha-céus mais altos da América do Norte, com 541 metros de altura. No local das antigas Torres Gêmeas estão previstas mais três edificações, além de um memorial às vítimas dos atentados já concluídos . O Flight 93 National Memorial começou a ser construída em novembro de 8 , a primeira fase de construção de 2009 e foi concluída no dia 10 aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2011.

Na madrugada de 11 de setembro de 2001, 19 sequestradores assumiram o controle de quatro aviões comerciais (dois Boeing 757 e dois Boeing 767) a caminho da Califórnia (três indo para LAX em Los Angeles e um para San Francisco) , após decolar de Boston, Massachusetts; Newark, New Jersey e Washington, DC Grandes aviões com voos longos foram intencionalmente escolhidos para o sequestro porque seriam fortemente propelidos.

Os quatro voos foram:

Voo 11 da American Airlines: esquerda Boston Airport em 7:59 am en rota para Los Angeles e uma tripulação de 11 membros e 76 outros passageiros, não incluindo os cinco seqüestradores. Os terroristas caiu o avião contra a Torre Norte do World Trade Center em 8:46 am ;

Voo 175 da United Airlines: deixou o aeroporto de Boston às 8h14 a caminho de Los Angeles com uma tripulação de nove membros e 51 passageiros, sem incluir os cinco sequestradores. Os terroristas caiu o avião contra a Torre Sul do World Trade Center em 9:03 am ;

Voo 77 da American Airlines: deixou o Aeroporto Internacional Washington Dulles , na Virgínia, às 8h20, a caminho de Los Angeles com uma tripulação de seis pessoas e 53 outros passageiros, sem incluir cinco sequestradores. Os terroristas caiu o avião contra o Pentágono em 9:37 am ;

Voo 93 da United Airlines: saiu do Aeroporto Internacional de Newark às 8h42 a caminho de São Francisco, com uma tripulação de sete pessoas e 33 outros passageiros, sem incluir os quatro sequestradores. Depois que os passageiros se rebelaram, os terroristas jogaram o avião no chão perto de Shanksville , Pensilvânia, às 10h03 .

A cobertura da imprensa foi intensa durante os ataques e suas consequências, começando momentos após a primeira colisão no World Trade Center.

Eventos e Eventos

Colisão do vôo 175 da United Airlines contra a Torre Sul do World Trade Center.

Às 8:46 am , Voo 11 da American Airlines atingiu a Torre Norte do World Trade Center, seguido pelo United Airlines Flight 175, que atingiu a Torre Sul às 9:03 am.

Outro grupo de sequestradores do vôo 77 da American Airlines chegou ao Pentágono às 9h37 . Um quarto voo, o voo 93 da United Airlines, caiu em uma área rural perto de Shanksville , Pensilvânia, às 10h03 , depois que os passageiros tentaram retomar o controle do avião dos sequestradores. Acredita-se que o objetivo final dos sequestradores seja o Capitólio (sede do Congresso dos Estados Unidos) ou a Casa Branca.

Em Setembro de 2002, em uma entrevista ao documentário cineasta Yosri Fouda , uma Al Jazeera jornalista , Khalid Sheikh Mohammed, junto com Ramzi Binalshibh , afirmou que o quarto avião sequestrado foi indo para o Capitólio dos Estados Unidos e não para a Casa Branca. Eles alegaram ainda que a Al- Qaeda havia planejado originalmente fazer com que os aviões sequestrados atingissem as instalações nucleares em vez do World Trade Center e das torres do Pentágono, mas foi decidido não atacar as usinas nucleares "por agora" por temor de que os ataques pudessem sair da mão".

Durante o sequestro dos aviões, os terroristas usaram armas brancas para esfaquear e matar pilotos de aeronaves, comissários de bordo e passageiros. Relatos feitos com ligações da aeronave indicaram que facas foram usadas pelos sequestradores para ferir comissários e, em pelo menos um caso, um passageiro, durante dois dos sequestros.

Alguns passageiros puderam fazer chamadas, usando o serviço de telefonia da cabine e telefones celulares, e fornecer detalhes, incluindo que vários dos sequestradores a bordo de cada avião usaram sprays químicos contra a tripulação, como gás lacrimogêneo ou spray de pimenta. , e que algumas pessoas a bordo foram esfaqueadas.

A Comissão de 11 de setembro estabeleceu que dois dos sequestradores haviam adquirido recentemente ferramentas manuais multifuncionais da marca Leatherman . Um comissário de bordo do vôo 11, um passageiro do vôo 175 e passageiros do vôo 93 mencionaram que os sequestradores tinham bombas, mas um dos passageiros também mencionou que as considerava falsas . Nenhum vestígio de explosivos foi encontrado nos locais do incidente e a Comissão do 11 de setembro concluiu que as bombas eram provavelmente falsas.

Torres do WTC em chamas no dia dos ataques.

No vôo 93 da United Airlines, as gravações da caixa preta revelaram que a tripulação e os passageiros tentaram assumir o controle do avião dos sequestradores depois que souberam por telefone que outros aviões sequestrados foram atirados contra edifícios naquela manhã. De acordo com a transcrição das gravações do vôo 93, um dos sequestradores deu ordem para alterar a rota do avião, pois havia ficado claro que eles perderiam o controle do avião para os passageiros. Logo depois, o avião caiu em um campo perto de Shanksville , Somerset County , Pensilvânia, em 10:03 hora local (14:03:11 UTC). Khalid Sheikh Mohammed, o organizador dos ataques, mencionou em uma entrevista de 2002 com Yosri Fouda que o alvo do vôo 93 era o Capitólio dos Estados Unidos, que recebeu o codinome de "Faculdade de Direito".

Três dos edifícios do Complexo do World Trade Center desabaram devido a uma falha estrutural no dia do ataque. A Torre Sul (WTC 2 ) caiu às 9h59 após queimar por 56 minutos em um incêndio causado pelo impacto do vôo 175 da United Airlines. A Torre Norte (WTC 1 ) desabou às 10:28, após queimar por aproximadamente 102 minutos . Quando a Torre Norte desabou, destroços caíram perto do World Trade Center 7 (WTC 7), danificando o edifício e provocando um incêndio. Esses incêndios duraram horas e comprometeram a integridade estrutural do prédio, levando ao colapso total às 17:21 .

Os ataques criaram confusão generalizada entre organizações de notícias e controladores de tráfego aéreo nos Estados Unidos. Todo o tráfego aéreo civil internacional foi proibido de pousar em solo americano por três dias. Aeronaves já em vôo foram movidas ou desviadas para aeroportos no Canadá ou México. Fontes de notícias e relatórios não confirmados e frequentemente contraditórios foram divulgados ao longo do dia. Um dos mais prevalentes deles relatou que um carro-bomba seria detonado na sede do Departamento de Estado dos Estados Unidos em Washington, DC. Logo após a primeira divulgação do incidente no Pentágono, alguns meios de comunicação também relataram brevemente que um incêndio havia começado no National Mall . Outro relatório saiu na Associated Press, afirmando que o voo da Delta Air Lines em 1989 também havia sido sequestrado. Este relatório também se revelou falso; acreditou-se por um momento que este vôo também corria risco de sequestro, mas seu comando respondeu aos controladores e pousou em segurança em Cleveland, Ohio.

Vítimas

Ruínas do complexo do World Trade Center após o colapso das torres.

Houve um total de 2.996 mortes, incluindo 19 sequestradores e 2.977 vítimas. As vítimas foram distribuídas da seguinte forma: 246 nos quatro aviões (onde não havia sobreviventes), 2.606 na cidade de Nova York e 125 no Pentágono. Todas as mortes de civis ocorreram, exceto 55 militares disparados contra o Pentágono.

Em 2007, o escritório do médico legista de Nova York lançou o oficial 9/11 morte de pedágio , adicionando a morte de Felicia Dunn- Jones. Dunn- Jones morreu cinco meses após o 11 de setembro devido a uma doença pulmonar associada à exposição à poeira durante o colapso do World Trade Center. Heyward Leon, que morreu de linfoma em 2008, foi adicionado ao número oficial de mortos em 2009.

O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) estimou que cerca de 17.400 civis estavam no complexo do World Trade Center no momento dos ataques, enquanto as contas da Autoridade Portuária de Nova York sugerem que 14.154 pessoas estavam nas Torres Gêmeas às 8h45. . A grande maioria das pessoas abaixo da zona de impacto evacuou os edifícios com segurança, junto com dezoito pessoas que estavam na zona de impacto na torre sul, e um número de pessoas que estavam acima da zona de impacto que, é claro, usaram a escada intacta em a Torre Sul. Pelo menos 1.366 pessoas morreram, pois estavam no piso de impacto da Torre Norte ou nos andares superiores, e pelo menos 618 na Torre Sul, onde a evacuação foi iniciada antes do segundo impacto. Assim, dos 2.753 mortos no WTC, 1.950 estavam sobre ou acima dos pisos atingidos pela aeronave.

Dois homens ajudando uma mulher ferida durante os ataques.

De acordo com o relatório da comissão, centenas morreram instantaneamente com o impacto, enquanto o restante ficou preso e morreu depois que a torre desabou. Pelo menos 200 pessoas pularam dos prédios para a morte (como mostra a foto "The Falling Man"), caindo nas ruas e telhados de prédios adjacentes, centenas de metros abaixo. Alguns dos ocupantes de cada torre, que estavam acima do ponto de impacto, escalaram em direção ao teto, na esperança de um resgate por helicóptero, mas as portas do telhado estavam bloqueadas. Não havia plano de resgate de helicópteros e, no dia 11 de setembro, a fumaça e o calor intenso teriam impedido essas aeronaves de realizar os resgates.

Um total de 411 trabalhadores de emergência que responderam aos pedidos de ajuda morreram enquanto tentavam resgatar pessoas e apagar incêndios. O Corpo de Bombeiros de Nova York (FDNY) perdeu 341 bombeiros e dois paramédicos. O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) perdeu 23 funcionários. O Departamento de Polícia da Autoridade Portuária perdeu 37 policiais e 8 paramédicos e paramédicos adicionais de unidades privadas de serviços de emergência foram mortos.

Cantor Fitzgerald LP, um banco de investimento nos andares 101a-105a do World Trade Center 1 , perdeu 658 funcionários, muito mais do que qualquer outra empresa. A Marsh Inc., localizada imediatamente abaixo de Cantor Fitzgerald nos andares 93-101 (o local de impacto do vôo 11) perdeu 355 funcionários e 175 funcionários da Aon Corporation foram mortos.

Depois de Nova York, Nova Jersey foi a mais atingida, com a cidade de Hoboken ostentando a maioria das mortes. Mais de noventa países perderam cidadãos nos ataques ao World Trade Center (três brasileiros e cinco portugueses).

Semanas após o ataque, o número de vidas perdidas foi estimado em mais de seis mil. A cidade de Nova York só foi capaz de identificar os restos mortais de cerca de 1.600 das vítimas no World Trade Center, deixando mais de 1.100 não identificados. O escritório do legista também coletou cerca de 10.000 ossos não identificados e fragmentos de tecido humano que não puderam ser combinados para a lista de mortos. Em 23 de fevereiro de 2005, os legistas reconheceram a limitação tecnológica da época, para avançar no trabalho de identificação. Nos últimos cinco meses, apenas oito vítimas foram identificadas.

Fragmentos de ossos ainda estavam sendo encontrados em 2006, quando trabalhadores se preparavam para demolir o edifício danificado do Deutsche Bank . Esta operação foi concluída em 2007. Em de Abril de 2 , 2010, uma equipe de especialistas em antropologia forense e arqueologia começou a procurar por restos humanos, artefatos humanos e objetos pessoais no fresco Kills aterro em Staten Island. A operação foi concluída em junho de 2010, com 72 restos mortais encontrados, elevando o total de restos mortais encontrados para 1845. As identidades de 1.629 das 2.753 vítimas foram identificadas. Os perfis de DNA, na tentativa de identificar vítimas adicionais, são permanentes. Em agosto de 2011, foram identificadas 1 631 vítimas, enquanto 1 122 (41%) das vítimas permaneceram não identificadas. Em julho de 2011, uma equipe de cientistas do instituto médico da cidade tentou novamente identificar os restos mortais, na esperança de que a tecnologia mais desenvolvida lhes permitisse identificar outras vítimas.

Dano

Local do World Trade Center ( Ground Zero) com uma sobreposição mostrando os locais originais do complexo de edifícios destruído.

O Pentágono foi parcialmente destruído após o colapso do avião.

Junto com os 110 andares das Torres Gêmeas, vários edifícios ao redor foram destruídos ou seriamente danificados, incluindo os edifícios 3 a 7 do complexo do World Trade e a Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau. A Torre Norte, a Torre Sul, o Marriott Hotel (WTC 3 ) e o WTC 7 foram completamente destruídos. A Alfândega dos Estados Unidos (no WTC 6 ) , WTC 4, WTC 5 e duas passarelas de pedestres conectando os prédios foram severamente danificadas. O edifício do Deutsche Bank foi parcialmente danificado e posteriormente demolido. Os dois edifícios do complexo vizinho do World Financial Center também foram danificados.

O Deutsche Bank Building , na Liberty Street no complexo do World Trade Center, foi posteriormente condenado por condições tóxicas dentro da torre de escritórios e foi desconstruído. O Fiterman Hall, do Borough Community College em Manhattan, no número 30 da West Broadway, foi condenado pelos danos aos ataques e está sendo reconstruído. Outros prédios vizinhos, como 90 West Street e Verizon Building, foram fortemente danificados, mas foram restaurados. Os edifícios do World Financial Center, One Liberty Plaza, Millenium Hilton e 90 Church Street foram moderadamente danificados e já foram restaurados. O equipamento de telecomunicações no topo da Torre Norte também foi destruído, mas as estações de mídia foram rapidamente capazes de redirecionar seus sinais e retomar a transmissão.

O Pentágono foi seriamente danificado pelo impacto do vôo 77 da American Airlines e incêndios subsequentes, causando o desabamento de uma seção do edifício . Ao se aproximar do Pentágono, as asas do avião caíram postes de luz e seu motor direito quebrou um gerador antes de cair no lado oeste do prédio, matando todos os 53 passageiros, cinco sequestradores e 6 tripulantes. O avião atingiu o Pentágono no nível do primeiro andar. A parte frontal da fuselagem se desintegrou durante o impacto, enquanto as seções centrais e a cauda continuaram se movendo por uma fração de segundo. [81] Os detritos da cauda penetraram mais profundamente no edifício, rompendo 94 metros, três dos cinco anéis externos do edifício.

Resgate e recuperação

Um bombeiro de Nova York pede mais dez equipes de resgate para trabalhar ao lado dos escombros do World Trade Center.

O Corpo de Bombeiros de Nova York (FDNY) despachou rapidamente 200 unidades (metade do departamento) para o local dos ataques, cujos esforços foram concluídos por vários bombeiros e paramédicos fora de serviço. O Departamento de Polícia da Cidade de Nova York (NYPD) enviou Unidades de Serviço de Emergência (ESU) e outros oficiais, juntamente com o desdobramento de sua unidade de aviação. Uma vez no local, o FDNY, o NYPD e a polícia da Autoridade Portuária não coordenaram esforços e realizaram buscas redundantes para vítimas civis.

À medida que as condições se deterioravam, a unidade de aviação da NYPD transmitia informações aos comandantes do corpo de bombeiros, que emitiam ordens para que seu pessoal evacuasse as torres, para que a maioria dos oficiais ficasse segura antes de evacuar os prédios destruídos. Com postos de comando criados separadamente e comunicações de rádio incompatíveis entre as agências, os avisos não foram repassados aos comandantes do FDNY.

Após o desabamento da primeira torre, os comandantes dos bombeiros enviaram avisos de evacuação, porém, devido a dificuldades técnicas com o mau funcionamento do sistema de rádio repetidor, os bombeiros não ouviram muitas ordens de evacuação. Os atendentes do número de emergência também receberam informações sobre as ligações, que não foram repassadas aos comandantes no local. Poucas horas depois do ataque, uma importante operação de busca e resgate foi lançada. Após meses de operação, o local do World Trade Center foi limpo no final de maio de 2002.

Responsabilidade

Al- qaeda

A origem da Al Qaeda pode ser rastreada até 1979, quando a União Soviética invadiu o Afeganistão. Osama bin Laden viajou para o Afeganistão e ajudou a organizar mujahidin árabes para resistir aos soviéticos. Sob Ayman al - Zawahiri , Bin Laden tornou-se mais radical. Em 1996, Bin Laden lançou sua primeira fatwa , pedindo aos soldados americanos que deixassem a Arábia Saudita.

Em uma segunda fatwa em 1998, bin Laden esboçou suas objeções à política externa americana em relação a Israel, bem como à presença contínua de tropas americanas na Arábia Saudita após a Guerra do Golfo. Bin Laden usou textos islâmicos para exortar os muçulmanos a atacar os americanos e, de acordo com Bin Laden, os juristas muçulmanos "ao longo da história islâmica concordaram unanimemente que a jihad é um dever individual se o inimigo destruir países muçulmanos".

Osama bin Laden

Bin Laden, que orquestrou os ataques, inicialmente negou, mas depois admitiu seu envolvimento com homens de sua família nos ataques. A rede Al Jazeera divulgou uma declaração de Bin Laden em 16 de setembro de 2001, afirmando que "Gostaria de salientar que não cometi esse ato, que parece ter sido praticado por pessoas com motivos próprios". Em novembro de 2001, as forças americanas recuperaram uma fita de vídeo de uma casa destruída em Jalalabad , Afeganistão. Na fita, Bin Laden é visto conversando com Khaled al - Harbi e admite a previsão dos ataques. Em 27 de dezembro de 2001, um segundo vídeo de Bin Laden foi lançado. Nas filmagens, ele disse: "o terrorismo contra os Estados Unidos merece ser elogiado, porque é uma resposta à injustiça, com o objectivo de forçar a América para parar o seu apoio para Israel, que mata nosso povo", mas ele parou de admitir responsabilidade para ataques.

Pouco antes da eleição presidencial nos Estados Unidos em 2004, em uma declaração gravada, bin Laden reconheceu publicamente o envolvimento da Al-Qaeda nos ataques aos Estados Unidos e admitiu sua ligação direta com os ataques. Ele disse que os ataques foram realizados porque "somos livres ... e queremos reconquistar a liberdade sob nossa nação. Ao minar nossa segurança, minamos a sua". Bin Laden disse que guiou pessoalmente seus seguidores para atacar o World Trade Center. Outro vídeo obtido pela Al Jazeera em setembro de 2006 mostra Bin Laden com Ramzi bin al- Shibh , bem como dois sequestradores, Hamza al- Ghamdi e Wail al- Shehri , enquanto se preparavam para os ataques. Os Estados Unidos nunca indiciaram formalmente Osama bin Laden pelos ataques de 11 de setembro de 2001, mas ele estava na lista dos mais procurados pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) por causa dos atentados às embaixadas americanas em Dar es Salaam, na Tanzânia, e em Nairobi, Quênia. Após uma perseguição de quase 10 anos, Bin Laden foi morto por forças especiais americanas em um complexo em Abbottabad , Paquistão, em 2 de maio de 2011.

Agora meu querido amigo quero contar-lhe sobre as melhores coisas de nossas vidas que emocionalmente sempre buscamos mais porque essas coisas são mais elevadas como lições diárias de nossas mentes que buscam estabelecer uma doutrina maior e melhor sobre nossas vidas que são como jogos diários de momentos de amor e tristeza em que encontramos o verdadeiro céu que rogamos por nossa felicidade e tudo isso pode ser contido como evidência de que somos semelhanças divinas de um deus que nos ilumina e nos dá vida para nossas origens e perfeições que buscamos beneficiamos do amor e da boa vontade para que pensemos em algo melhor, façamos coisas ao longo da vida, compremos coisas boas, namoremos pessoas bonitas e felizes que nos deem prazer e nos tornem consistentes para vivermos nas alturas longe das imperfeições criadas pelos vida que irradia a sociedade doente que repassam essas informações como talvez argumentos de lutas sobre nossas noções de viver contrárias aos nossos sonhos mais claros e completos com nosso compromisso real à natureza do nosso ser que nos codifica através da nossa existência ao longo da vida, propondo certos caminhos e fantasias que nos fazem enfatizar bons entendimentos e bem-estar sobre uma vida dinâmica cheia de sonhos e desejos positivos ao contrário da vida obscura que sempre é mostrando seu papel negro e malvado sobre os mortais que sempre se culpam e justificam algo tão comum e inusitado para dar mais estêncil aos imprevistos e indesejáveis decalques que a vida nos propõe para nos sentirmos magoados e buscarmos respostas e qualidades pessoais que estão no nosso melhor interesses para que um dia possamos compreender, aceitar e valorizar melhor nossas vidas e dominar nossas vontades para um dia ter alguma noção de que podemos ser felizes e encontrar o paraíso verdadeiro e estêncil em algo de nossos apegos e nossa felicidade é de grande valor, pode este céu seja eterno e mais divino para nossas vontades.

As melhores coisas da nossa existência, na verdade, nunca são coisas: são momentos, lições, memórias, são abraços intensos na chuva e emoções que nos arrepiam a pele, palavras sussurradas ao ouvido. Tudo isso acontece quando nos sentimos verdadeiramente livres e receptivos ao que nos rodeia, sem medos, sem atitudes que nos limitam, sem preconceitos ...

Uma das premissas que definem a psicologia positiva é a eterna questão de como ser mais feliz. Martin Seligman , o maior representante dessa tendência e famoso psicólogo, famoso sobretudo por seu trabalho sobre a depressão e o desamparo aprendido, nos ensina que uma forma de alcançar a felicidade é por meio do compromisso. Essa seria a capacidade de alcançar os aspectos mais positivos e simples da vida como sonhar, abraçar e rir ...

As melhores coisas desta vida são de graça e não podem ser vistas, porque as oferecemos e as sentimos de olhos fechados: beijos, abraços, sonhos...

Por mais curioso que seja, nem sempre é fácil perceber como um ato tão simples enriquece nossa alma. Às vezes nos perdemos de tal forma que no final acabamos construindo uma vida na qual não somos realmente felizes. Nós mesmos criamos nossas próprias prisões e cenários nos quais perdemos o valor das coisas mais simples, das coisas mais autênticas...

Psicologia positiva e o valor das pequenas coisas

Até não muito tempo atrás, a psicologia se concentrava principalmente em descrever o que está relacionado ou as condições ou os aspectos negativos, como depressão, estresse e ansiedade. Dificilmente ocorrera a alguém ensinar às pessoas algo tão essencial quanto aprender a ser feliz. Foi como se cada um de nós chegasse ao mundo com um chip já instalado na fábrica que nos ensinou a alcançar este estado de felicidade de forma natural.

O ser humano tem uma estranha capacidade de não ser feliz ou, pelo menos, de não se sentir tão realizado ou realizado como gostaria. Por isso, em 1999 a Gallup Organization fundou o Institute for Positive Psychology, e em 2006 Martin Seligman tornou-se um dos principais representantes dessa tendência que afeta diferentes aspectos da vida humana, como a relação entre riqueza e felicidade, que é necessariamente uma relação direta, ou como a modernidade e a tecnologia não deixam as pessoas mais felizes ...

Um aspecto essencial que a psicologia positiva nos ensina é que as emoções negativas nos ajudam a sobreviver individualmente. O medo nos impele a fugir, a tristeza por reconhecer que algo está errado para nos reconstruirmos por dentro. Por sua vez, as emoções positivas permitem que nos conectemos com outras pessoas para sobreviver como espécie. Por isso os abraços, as palavras gentis, o carinho, a amizade, o amor...

As melhores coisas nunca são coisas

Tal Ben SHA har é outra referência no campo da felicidade e liderança. O professor de Harvard e suas turmas sempre quebram recordes de matrículas devido ao grande interesse que suas teorias provocam, as mesmas que geraram livros como "Seja mais feliz" ou "Não procure a perfeição".

Aproveite as pequenas coisas da vida: um dia você vai perceber que essas são as melhores.

É claro que o público em geral não está tão interessado em saber o que é depressão ou quais são todos os sintomas de estresse. As pessoas querem aprender como ser um pouco mais felizes ou, pelo menos, como estar em sintonia com o interior e com o exterior para se sentir bem.

Essas são algumas das dicas que o professor Tal Ben- Shahar nos daria .

Lugares onde eles podem encontrar felicidade

As melhores coisas são aquelas não planejadas e que surgem espontaneamente. Uma das fontes mais comuns de estresse e insatisfação é o fato de definirmos metas e expectativas elevadas ou nos comprometermos a atingir metas totalmente irrealistas.

• A necessidade de aparecer juventude eterna, de acumular coisas, de ganhar medalhas ... Tudo isso tem um limite, esse limite não é cair no perfeccionismo neurótico, mas no positivo, aquele que é realista, que agradece o que ganha , o que alguém pode alcançar e o que o cerca.

• Não precisamos ter medo do medo. Já ensinamos isso antes: emoções negativas, como o medo, são um toque de atenção individual que temos que saber como prestar atenção e aceitar, e depois superar. Se vivemos, por exemplo, com medo de cometer erros, nunca aprenderemos nada, nunca daremos um passo em direção à oportunidade ou à mudança.

• Conheça suas emoções e faça uso delas. Já sabemos que as emoções negativas são armas para o autoconhecimento e, quando se trata de emoções positivas, devemos vê-las como canais de crescimento e expansão. O simples fato de senti-los e desenvolvê-los a cada dia através do afeto, da comunicação empática, do respeito e do carinho nos permitirá nos conectar com os outros para que possamos crescer por dentro e por fora, e assim sermos muito mais livres.

Concluindo, algo que Ben- Shahar nos ensina é que não devemos ficar obcecados com a ideia de felicidade eterna. Algo assim é pouco mais do que um ideal impossível. Na verdade, trata-se de nos libertar de todos os fardos possíveis e de viver em equilíbrio, em harmonia e de forma serena.

As melhores coisas nem sempre vêm com dinheiro ou realizações. Na verdade, é bem possível que a felicidade autêntica já esteja ao nosso lado, com nossos amigos, nossos relacionamentos e nossa família.

Quero do fundo da minha alma simplesmente dizer que pode haver infernos e o paraíso é mais uma revelação positiva e clara que nos propõe buscar sinceramente ser o lugar como o fim de vivermos felizes algum dia em nossas vidas e é bom Sempre partimos deste paraíso como a construção mais certa de nossas ideologias como fontes de sobrevivência na vida humana e espiritual. Mas quero ir longe de tudo para te dizer que talvez possamos encontrar profundamente esse paraíso em nossas mentes porque tudo depende do nosso pensar que por uma simples revelação de nossos compromissos e relacionamento com nossas vidas se nos sentimos angustiados e sempre nos arrependemos porque nossas emoções podem nos dizer o quanto temos valor e poder sobre nossos entendimentos que desfrutamos no lado positivo de nossas vidas, nos distanciando do medo, do pecado e da grande realidade da vida que leva nossas emoções a temer a morte enquanto poderíamos ser mais fortes e mais corajosos por causa deste céu que está em nós e podemos nos beneficiar deste céu porque só a nossa maneira de pensar é o que talvez procuremos pela nossa boa intenção que é capaz de dominar o mundo que temos muito consciência de que o O verdadeiro céu está em nós mesmos, porque sem nossos pensamentos nunca iríamos testemunhar o quão ricos e saudáveis somos, porque o verdadeiro céu existe e habita em nós por nossas maneiras de pensar sobre a vida. Obrigado a todos!

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 10/04/2021
Código do texto: T7228450
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.