REST IN PEACE

A estância São Paulo era muito grande, milhares de hactares de terra própria pra criação de gado e alguns espaços para plantação de milho,batatas, aveia e outros cereais, uma horta que mais parecia um campo lotada de verduras e temperos. A csa do patrão era grande e confortável e havia no canto entre as duas colunas um grande cofre com documentos,livros contábeis e, claro, muito dinheiro. A cozinha era compartilhada e todos comiam do mesmo alimento. E eram muito bem servidos por duas cozinheiras que sabiam tudo, Dona Mirtes e sua filha Marciana, esta, casada com um dos peões, chamado Pedro. O grupo de empregados dividia-se entre os que cuidavam do gado e das ovelhas e outro que cuidava das plantações, incluindo a horta, destes eram quatro homens e os campeiros eram em torno de trinta e cinco. Pela manhã o capataz, chamado Hortêncio dividia as equipes para norte, sul , leste e oeste.Cavalos havia muitos, tratores e veículos rurais também. O proprietário era o Mr Paul Harris, que ficava no local apenas alguns meses e viajava para a California EUA. A fazenda estava localizada nas proximidades de Rio Contínuo fronteira com o Uruguay. Havia ainda,o senhor Josafá Medeiros que tratava da contabilidade e pagamentos e estava no local precisamente de quinze em quinze dias, ficava por lá dois dias, no máximo três,pagava a todos religiosamente epegava recibos. Carteiras de trabalho assinadas, INSS e, quem precisasse de médico eram levados num dos veículos próprios. Lá nunca havia brigas,todos mantinhm-se corretos no traabalho e nas horas de descanso. Os peões dormiam num amplo alojamento e faziam refeições num aprazível refeitório.Mr. Paul, quando ali presente,saía de sua casa e sentava-se junto aos empregados. Quase não havia vagas de trabalho, eles não conseguiam demitir, nem os empregaos queriam sair, mas um dia Jacinto Pereira resolveu sair do emprego para montar um negócio próprio junto com um dos filhos usando o que poupqara, mais as vebas rescisórias.E assim foi.Era um homem habilidoso com as máquinas e as mantinha sempre funcionando, tinha um auxiliar, mas o rapaz não estava muito preparado.Hortencio avisou o senhor Josafá e este providenciou em anúncios para tentar contratar outro empregado com as qualidades de Jacinto. E conseguiu em um mês mais ou menos. Pedro Costa Gonçalves era o nome do novo funcionário, que realmente fazia jus à fama de trabalhador e hábil em muitas atividades. Não era um desconhecido, muitos ali sabiam quem ele era, mas como sempre era um colega e precisava ser respeitado. Ninguém falava nada, mas aqueles que o conheciam sabiam de um apelido de Pedro Manco, como o chamavam na cidade.Ele não gostava e várias vezes brigou por causa disso.Além de tudo um peão mais afoito soube que alguém dali já havia brigado com Pedro e haviam prometido vingança mútua. Tratava-se do Jorge Vazquez, campeiro e domador. Hortencio avisado dessa pendenga, chamou os dois em separado e os avisou para manterem-se calmos e sem provocações. Não adiantou muito e um dia,na hora do mate,muitos homens reunidos mateando enquanto aguardaavam a boia, jogando conversa fora, quando Pedro Vazquez largou uma piada feia, maldita: pois eu conheci um cara que batia na mulher dele e um dia a mulher reagiu e mesmo caída cortou-lhe a perna atingindo um nervo e deixando o marido manco.Deu uma risada bem debochada e ficou olhando fixamente para Pedro Manco. Este se mexeu,levou a mão ao chapéu e numa rapidez impressionante sacou uma faca e saltou sobre Jorge Vazquez apunhalando-o no abdomen.Deixou a faca cravada no corpo inerte e saiu correndo, enquanto os atônitos espectadores não sabiam o que fazer. Bateu o aviso da janta,alguém avisou as cozinheiras que havia dado problema.Hortencio então saiu do seu torpor inicial, verificou o pulso de Jorge Vazquez e fez sinal de negativo. Uma morte depois de tanto trabalho num lugar tão bom.Uma morte num lugar de paz.Veio a polícia, efetuou todos os procedimentos,levou o corpo."Rest in peace" E Pedro Manco? Este, a partir dali nunca mais foi visto, talvez tenha atravessado o rio a nado, ou em alguma canoa,caiaque ou a cavalo mesmo. A Estância desmoronou. Mr Paul a desativou e vendeu a um grupo empresarial. cada um na sua caminhada.

drmoura
Enviado por drmoura em 08/02/2021
Código do texto: T7179805
Classificação de conteúdo: seguro