VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Acho que já disse por aí, mas não é demais repetir.Entrei para a escola com nove anos de idade, em 1962.Não tinha caderno, nem lápis, muito menos borracha e então um amigo do meu comprou tudo isso e disse, manda o gurizinho pro colégio, meu amigo. Então eu fui. Cheguei lá e me apresentei, sem pai nem mãe, solito e Deus, como se diz naquelas paragens da Vila São Judas em Bagé. Comecei a aprender e a tirar o atraso em relaçãao ao aprendizado da turma. Muitos dos coleguinhas me ajudaram. Professoras, eram boas, a merenda era ótima, aaté que chegou uma nov professora, uma moça ruiva, muito bonita e muito brava, daquelas que corrigia mesmo, fosse quem fosse o alumo errado. Quase na mesma data também entrou gente nova.Era um guri e bem mais velho que a maioria de nós,aprontador e conversqdor em sala de aula e logo ele se tornou amigo de todos e inimigos de algumas professoras,pois, diziam elas, tirava a atenção das demais crianças. Certo dia amnheceu muito frio, sol fraco, a gente com pés duros de frio e mesmo assim todos lá quietinhos e atentos, menos o guri recém chegado. Hora do recreio e da merenda quentinha, melhorou um pouco. Saímos para o pátio e o sol já aquecia melhor, o minuano não fustigava tanto. Todos ali,brincaqdeiras, jogos de pião , bolita e,pelas meninas, as cantigas de roda , supervisionados pelas professoras. Que podiámos brincqr de quase tudo, no entqnto, hqviam algumas restrições e dentre estas, a não permissão de sentar sobre o muro. Pois foi ali que o colega novo e bem mais velho que nós todos, diziam que já tinha 13 anos, sentou-se sobre o muro, enganchado como se o imóvel fosse um cavalo. Naquele momento a professora ruiva,mandou -o descer do muro.O cara nãos desceu, ela mandou de novo, ele nem aí, a professorinha foi na sua direção e levou a mão para fazê-lo descer, naquele momento, num movimento muito rápido o guri virou a mão e atingiu direto o lado da cabeça da professora ruiva, tão forte que ela caiu desmaiada. Corremos todos e as professoras ajudaram a acordar a moça desmaiada.Ela abriu os olhos, olhou a todos e começou a chorar muito, seus olhos paqreciam as nascentes de um caudalosos rio. As suas colegas a levaram dali e, depois de alguns minutos,qundo se deram conta da situação,procuraram saber onde estava o aluno agressor, foram informadas que tão logo a professora caiu, ele saltou de onde estava pra rua e correu na direção do centro da cidade. Nunca mais soubemos do aluno violento e a partir do dia seguinte a professora ruiva, pediu demissão e também nunca mais foi vista.A violência na nossa escolinha.Atualmente a violência está em todas as escolas,ou quase todas.

drmoura
Enviado por drmoura em 08/02/2021
Código do texto: T7179490
Classificação de conteúdo: seguro