MONTEVIDEO

LlMONTEVIDEO

Aristeu Fatal

A capital do Uruguai é uma das mais belas cidades da América do Sul. Situada numa planície, às margens do Rio da Prata, caracteriza-se pela existência de inúmeras praças, muito arborizadas, a maioria cercada por edifícios de arquitetura antiga, quase todas contendo majestosos monumentos. Sua orla marítima é bem cuidada, muito extensa e ajardinada, possuindo um calçadão agradável para quem deseja fazer suas corridas e caminhadas. As águas do rio se confundem com as do Oceano Atlântico, fazendo limites com a Argentina, possuindo uma largura de centenas de quilômetros entre os dois países. Na parte turística, Montevideo se destaca possuindo uma excelente rede de hotéis, diversas casas de tango, teatros e muitos passeios interessantes. Possui, também, uma boa quantidade de restaurantes, churrascarias, principalmente, dada a excelência de sua carne. Um dos lugares em que se sobressai, é o Café Carlos Gardel, que tem em sua calçada fronteiriça a estátua do cantor sentado em um banco, com espaço para fotos com turistas. No Uruguai o jogo permitido, existindo diversos cassinos. Mayra, uma uruguaia bonita, 23 anos, solteira, bailarina clássica, pertencente a uma família de classe média, moradora em uma boa casa com seus pais, num bairro também de classe média, costumava, pela manhã, fazer suas corridas todos os dias, pelo calçadão da orla. Bonita, com um corpo invejável, era uma das atrações do local. Rodolfo, professor de educação física, também é frequentador do espaço. Bem-apanhado, 25 anos, vinha há já um certo tempo, tentando se aproximar de Mayra. Apenas, só um bom-dia, até amanhã, era o que conseguia, no máximo. Até que, um dia Mayra pisa numa pedra e sofre uma queda. Mais que depressa, estando um pouco atrás da moça, vai socorrê-la.

Cléa Magnani

Com a ajuda de Rodolfo Mayra tentou se levantar, mas soltou um gemido e não conseguiu andar. Se deixou amparar pelos braços fortes do rapaz que a conduziu ao Pronto Socorro mais próximo. Depois das radiografias o Médico disse: A senhorita torceu o tornozelo. Precisa enfaixá-lo, e ficar em repouso. Rodolfo a levou para casa. Ao verem Mayra com o pé enfaixado, seus pais se assustaram. Ficaram muito agradecidos ao rapaz que prometeu voltar para saber como ela estava passando. Bailarina, Mayra não se conformava pelo tempo em que teria de ficar imobilizada. Estava em treinamento intensivo para um grande espetáculo que estava sendo preparado, e seria apresentado no Teatro Solís em 25 de Agosto, na abertura da semana de comemorações da Independência Uruguaia. Findo o prazo do tratamento, seu tornozelo ainda inchado e dolorido, precisaria de muita fisioterapia para estar em dia dali a três meses. Rodolfo a levava para os exercícios a cada dois dias. Desde o dia do tombo de Mayra ele passou a se dedicar à jovem como se já a conhecesse, ou como se fosse ele o responsável pelo acontecido. Porém Rodolfo era noivo de Arianna que sofria com o que dizia ser um descaso para com ela. Finalmente chegou o dia da apresentação. A abertura, com o corpo de baile do Teatro Solís foi sensacional. Mayra, dançou como nunca. Rodolfo e Arianna foram à apresentação. Ele aplaudia entusiasmado, enquanto que Arianna, visivelmente contrariada, não soltava seu braço.

Deomídio Macêdo

A relação entre Rodolfo e Arianna estava desgastada há algum tempo e naquela noite do espetáculo do corpo de ballet, apresentado no Teatro Solís, do qual Mayra era dançarina, piorou a situação entre o casal, quando ela percebeu o interesse do seu noivo por Mayra. O ciúme tomou conta do coração da jovem e quando Rodolfo a conduzia para casa, a moça vociferava com raiva e num impulso mais agressivo arrancou a aliança do dedo e lançou no peito do mancebo. Com aquela cena a moça encerrou o compromisso de noivado. Mayra continuava fazendo as suas apresentações no teatro Solís, mas Rodolfo nunca mais apareceu para prestigiá-la. Até que um dia, ela o enxerga, mais uma vez, sorridente na plateia, aplaudindo-a. Ao final do show, Rodolfo se aproxima da bailarina, beija a sua face e parabeniza pelo belíssimo trabalho realizado. Entre uma conversa e outra, o professor de educação física informa sobre o término do seu noivado. Com a maravilhosa notícia, Mayra o arrasta pela mão e o convida para ir com seus colegas ao Café Carlos Gardel. Em seguida, visitaram a fonte dos cadeados, considerada a fonte do amor, e ali naquele local mágico eles se beijaram. Um ano depois daquele encontro, já estavam casados e para completar a família nasceu uma linda menina. Alguns anos depois, Mayra estava grávida novamente. No quarto mês de gravidez, ao realizar a ultrassonografia, o doutor diagnosticou o feto com anencefalia. Aquela notícia foi um choque para o casal. Eles procuraram outra clínica e o resultado foi confirmado. O que fazer agora? Abortar? “Nem sempre podemos escolher a música que a vida toca, mas podemos escolher o jeito de dançar", com responsabilidade.

Alberto Vasconcelos

Abatidos pela fatídica notícia, foram rezar na matriz e em suas preces pediram à Padroeira Virgem da Assunção que a criança nascesse normal. Mas os exames eram conclusivos, havia a anencefalia e a opção adequada era o aborto conforme dissera o médico. Antes de voltarem para casa, resolveram passear no calçadão. Naquele mesmo calçadão aonde anos atrás um tombo durante a corrida unira suas vidas. Havia turbilhão em suas mentes depois da conversa que decidiu pelo aborto, afinal a má formação do feto é absolutamente irreversível. Diferente de suas mentes, as águas da bacia do Rio da Prata estavam serenas como um lago apesar das lufadas do vento pampeiro. Calados e esgotados sentaram-se num dos bancos do calçadão para observar os cachorros quando um deles, ao se soltar, veio enrodilhar-se aos pés de Mayra. O passeador de cães, chegou em seguida com mais seis animais e desmanchando-se em desculpas procurou recolocar a coleira no belo animal, mas ele permanecia enredado entre as pernas do casal. Mayra ficou de pé e o rapaz procurou tranquiliza-la dizendo que os animais eram dóceis e, continuando a falar disse: meu nome é Serafim e eu tenho um recado para lhes dar. Apesar do drama terrível que vocês estão vivendo, nada é impossível para aqueles que acreditam no poder da oração e na intercessão da Virgem dos Trinta e Três. O filho de vocês nascerá tão belo e forte quanto as flores dessa corticeira e num gesto, quase mágico, enquanto se afastava, entregou a Mayra a flor símbolo do país. Uma centelha de esperança iluminou os rostos do casal. Como aquele rapaz, que sumiu no meio do povo, sabia do problema deles? Há mais coisa entre o céu e a terra do que pode imaginar a nossa vã filosofia?

Aristeu Fatal

“A fé vê o invisível, acredita no que é inacreditável e recebe o que é impossível”

(Martinho Lutero).

Mayra e Rodolfo estavam pasmos com o acontecido e combinaram de todos os dias irem à Igreja Padroeira Virgem de Assunção. E, assim procederam. Cada vez mais acreditavam nas palavras do desconhecido Serafim. A gestação de Mayra se desenrolou tranquilamente. Resolveu o casal evitar novas visitas ao ginecologista ou efetuar novos exames. A par de todas essas vicissitudes, apesar da jovem não ter condições de praticar a dança, Rodolfo progrediu financeiramente, pois como em toda parte, o Uruguai foi atacado pela febre das academias de ginásticas. Em pouco tempo ele conseguiu montar a sua e ainda, negociar, em forma de franquia, um bom número de congêneres. O tempo, que não tem freios, continuou correndo até chegar ao grande dia do parto. Mayra foi hospitalizada, houve parto normal, e nasceu um lindo menino, para alegria do casal, principalmente para Rodolfo. Perfeito, totalmente são. O caso, como era de se esperar, causou enorme repercussão em todo o país e na mídia internacional. Tão grande foi o assédio, que eles foram obrigados a transferir a residência para um destino ignorado até as coisas se acalmarem. Bem situado financeiramente, o casal resolveu cumprir uma promessa que fez após a predição de Serafim, de constituir uma fundação, com fins de auxiliar de todas maneiras possíveis, parturientes com problemas durante o período pré-natal, de modo especial, as que não tinham condições financeiras. E chamaram a instituição, de Fundação Anjo Serafim, o de seis asas e o que mais perto está de Deus.

Aristeu Fatal, Clea Magnani, Deomidio Macedo e Alberto Vasconcelos
Enviado por Aristeu Fatal em 23/01/2021
Código do texto: T7166685
Classificação de conteúdo: seguro