CARLOS COSTA

Carlos Costa antigo vendedor das plagas nordestinas, onde o sol raramente se põe e o calor se espalha preguiçosamente em todos os dias do ano, era conhecido tanto pela qualidade do seu trabalho como pelo bodum de bode velho que, com toda certeza, foi o motivo para seu apelido “cecê” como era chamado por todos, colegas de profissão e a maioria dos clientes. Claro que todos diziam que era por causa das duas letras “C” do seu nome.

O Hotel Magestic, nome inapropriado para a pensão acanhada de Dona Filó, sempre teve freguesia certa pois a maioria dos vendedores de passagem por Natal/RN preferia ficar lá pois era como se fosse a continuação das suas próprias casas, tanto pela informalidade do atendimento como pelos preços cobrados nas diárias com direito ao café da manhã com a invariável presença daquelas bolachas redondas com cinco ou seis centímetros de diâmetro que precisam ser amolecidas no café ou leite bem quente para que o freguês não corra o risco de perder partes dos dentes incisivos e molares.

As portas do hotel se fechavam invariavelmente às dez da noite, mas para atender a eventuais hospedes que chegassem depois desse horário, Renan Capado, ajudante do hotel dormia numa rede armada na sala da frente.

Num acidente quando ainda criança bem pequena, Renan perdeu um dos testículos. A história se espalhou e o apelido Capado virou sobrenome.

- Amanhã, me acorde às quatro porque eu preciso chegar cedo em Mossoró. Foi a recomendação que CC deu a Renan.

Vendedor é bicho gozador. Alguém, nunca se descobriu quem, ouviu a recomendação e depois que todos estavam dormindo adiantou em três horas o relógio de pêndulo da sala de jantar.

O relógio bateu, Renan Capado chamou CC que apesar de reclamar por achar que tinha dormido muito pouco, aprontou-se levou as malas para a sua Rural Willys azul e branco e aproveitando a inclinação da ladeira para dar a partida (o motor de arranque estava quebrado e ele não tinha tempo para colocar na oficina para arrumar) foi abastecer, mas todos os postos estavam fechados.

Já na saída da cidade, o vigia do posto disse que era uma e meia da madrugada e que o posto só começava a funcionar às cinco.

CC voltou para o Hotel Magestic, mas a sua fúria assassina contra Renan Capado murchou diante do relógio que estava batendo cinco horas da manhã...