OS APÓSTOLOS

Inseparáveis desde a primeira série do Colégio Sagrado Coração, os amigos Lucas, João, Mateus e Tiago eram chamados pelo Pe. Müller de “os apóstolos do capiroto”, porque, invariavelmente, os quatro sempre estiveram envolvidos nas traquinagens de baixa ou de alta intensidade e em todos os malfeitos que ocorriam no colégio aonde deveriam estudar. As notas das diversas matérias curriculares se mantiveram no limite mínimo permitido para a não reprovação, mas de bom humor e sorriso permanente, os quatro tinham a maior prontidão para atender a qualquer solicitação de auxílio, quer dos professores ou dos colegas. As regras austeras do internato, os horários, o cuidado com o material escolar ou o fardamento, arrumação do quarto, etc. nunca foram motivos de preocupações deles. Os castigos a que eram submetidos, como horas em silêncio ou rezas em voz alta na capela, sob a vigilância do padre Capelão, nunca foram fortes o bastante para fazê-los “virar gente”. Uma vela acesa perto da cortina da cama de Lucas, quase incendiou todo o dormitório. Nesse dia, os bombeiros foram chamados, as aulas suspensas, os pais convocados. Parecia que o mundo ia se acabar e Lucas, segundo os outros três, seria enforcado no gancho de ferro fincado na parte mais alta da frente da Gruta de onde a imagem da Santa Virgem, todos os dias, sorria para eles. Mas ainda não foi dessa vez. Uma semana de castigo, com permissão apenas para assistir as aulas, sem falar com ninguém. Depois dos deveres e da hora de estudo na biblioteca, ler a bíblia para o Pe. Macário, junto à sua cadeira de rodas, na varanda do solário. O padre permanecia de olhos fechados, e quando parava de mexer com as contas do rosário, Lucas imaginando que ele havia adormecido, parava de ler. O padre que estava bem acordado, perguntava se ele já tinha chagado ao último verso do apocalipse. E ele recomeçava a leitura em voz alta porque o padre ouvia mal e não usava aparelho contra a surdez.

- Qual dos quatro mexeu na colmeia e deixou a melgueira do lado de fora?

- Quem de vocês cortou os bigodes dos gatos Coringa e Moleque?

- Quem é que vai pagar os lençóis que estavam estendidos e Sultão rasgou quando vocês abriram a porta do canil antes da hora?

- Onde está o pacote de hóstias que a Irmã Otília entregou a um de vocês?

- Quem foi que bebeu o vinho da galheta preparada para a missa?

- Onde vocês colocaram a coroa de Nossa Senhora?

- Quem tirou o carrilhão do pé do altar?

- Quem foi que deu nó na cortina do confessionário?

- Onde vocês esconderam a caixa grande de giz da secretaria?

- Quem afrouxou todas as lâmpadas das mesas da biblioteca?

- Quem embaralhou as cadernetas de chamadas nos escaninhos da secretaria?

- Quem escondeu os óculos do Pe. Afonso?

- Quem colocou sal no açucareiro?

- Quem colocou café no bule de chá?

- Quem esfarelou os biscoitos do pacote que estava em cima da mesa?

- Quem deixou aberta a torneira do jardim?

- Onde vocês colocaram as vassouras e os baldes do primeiro andar?

- Quem foi que ligou para a polícia pedindo socorro?

- Quem emborcou o latão de lixo?

- Onde vocês colocaram a chave do sacrário?

- Quem misturou todas tintas da sala de aula de pintura?

- Quem cortou os pelos dos pincéis?

- Quem colocou areia no apontador de lápis?

- Quem pintou bigodes no menino Jesus do presépio?

- Quem arrancou as pétalas das rosas do altar e espalhou pelo chão?

- Quem botou pó de giz nos assentos dos bancos da capela?

- Quem levou o jumento Caixeiro para pastar na horta de couves?

- Quem amarrou pano no badalo do sino da portaria?

- Quem passou graxa na maçaneta da porta da entrada?

- De quem foi a ideia de dormir em baixo das camas para fingir que tinham fugido?

- Quem desligou a chave geral de energia?

- Que fim vocês deram às sovelas da aula de sapataria?

- Quem deixou a geladeira aberta?

- Quem molhou as caixas de fósforos da cozinha?

- Quem foi que entupiu o sanitário com o rolo de papel higiênico?

- Quem soltou as galinhas para comerem as mudinhas dos canteiros da horta?

- Quem tirou os contra pinos da roda do carrinho de mão?

- Que fim vocês deram à caixa de ferramentas do galpão?

- Quem tirou as marcações de páginas de todos livros de orações dos padres que estavam nos genuflexórios da capela?

- Quem colocou o viático na cesta do lixo?

- Quem cortou o fio do interfone do portão?

- Quem deu o nó nos cadarços do tênis do Pe. Miguel?

- Quem afrouxou o cabo da bateria da caminhonete?

- Quem esvaziou os quatro pneus do carro do Pe. Reitor?

- Quem fez aquele nó de forca que amanheceu pendurado na porta da clausura?