Não se exige experiência

A funcionária da agência de empregos consultou uma lista presa numa prancheta, e depois voltou-se para ele.

- Há quanto tempo está desempregado?

- Cerca de seis meses - calculou.

- Você é elegível para um dos novos cursos de atualização - informou a funcionária. - Podem melhorar suas qualificações para conseguir um novo emprego.

- Eu mal tenho dinheiro para o transporte - justificou-se ele.

- Os cursos são gratuitos, e o governo fornece um passe de transporte ida e volta durante a duração dos mesmos.

Viu-se compelido a aceitar a oferta.

- Quais cursos estão oferecendo? - Indagou finalmente.

Ela lhe entregou um folheto colorido, com várias opções listadas.

- Técnico de computador... - leu ele, franzindo a testa. - Com o que exatamente terei que lidar?

- Válvulas - redarguiu ela.

- Válvulas? - Replicou.

- Sim, válvulas. Computadores são máquinas enormes, com milhares de válvulas no seu interior; o seu trabalho será trocar as válvulas quando elas se queimarem.

Ele pensou consigo mesmo que imaginara uma coisa bem diferente ao ler a expressão "técnico de computador"; trocar válvulas era algo que até ele, com sua pouca instrução, conseguiria fazer.

O que não poderia imaginar é que as válvulas queimavam com uma frequência irritante - e quase sempre em lugares de difícil acesso no interior das gigantescas máquinas.

- [03-12-2020]