JAIMINHO

Jaime Lúcio era uma criança carinhosa, alegre e... energética ( É assim que nós devemos chamar, pois " danado" é sinônimo de " endemoniado", e criança é benção de Deus).

Filho único de Leidiane, jovem de 27 anos que não aguentou ser humilhada pelo ex-companheiro e decidiu fugir de casa levando o filho de onze anos. Leidiane era traída, agredida no corpo e na alma. Aguentou calada muito tempo, todos na vila onde morava foram testemunhas. Célio era metido a valentão, viciado em maconha e cachaça. Trabalhava de pedreiro, e as vezes também fazia uns bicos consertando aparelhos domésticos. Era ignorante com a mulher, a chamava de " burra", dizia: " Você é uma doida, sua família é toda assim. Você nasceu na miséria, lembra quando a gente começou a namorar? Eu te chamava de Barriga de candunda porque você e seus irmãos só viviam no valão atrás de peixinho candunda pra comer. "

Leidiane suportava aquilo tudo por causa do filho, pois Célio não deixava faltar nada.

Célio gostava do filho, dizia que era uma criança bem esperta. E ai de quem ousasse mexer com o garoto! Ah ele partia pra cima pra defender o filho!

A família vivia na favela Buraco do Boi, em Niterói. Célio só vivia correndo perigo, inúmeras eram as vezes que ele quase perdia a vida. Ele entendia de tudo um pouco, eletricidade, carpintaria, pedreiro, bombeiro hidráulico... Quando aparecia algum serviço pra ele fazer, ele fazia e não importava se estivesse bêbado, sem condições. Uma vez ele foi subir num poste pra ajeitar a luz da barraca de Jorge Russo, e caiu bêbado de uma altura de 3 metros. E foi aquele desespero! Leidiane estava tomando banho, estava se preparando pra ir pegar o filho na escola.

A vizinha, dona Sônia, chamou-a no portão: " Vem depressa, Leidiane! Célio caiu de uma altura grande... Foi feio o negócio! Acho que dessa vez..."

Leidiane, enrolada na toalha, ficou atônita. Mas não aceitou aquela situação, calou a vizinha, repreendeu aquelas palavras!

Leidiane se vestiu, e lá foi com a vizinha. Seu Jorge Russo, dono do bar, tinha chamado a ambulância.

Leidiane demonstrava serenidade, não podia se desesperar por causa do filho. Não era a primeira vez que aquilo acontecia. Célio era um cara doidão! Os pais de Leidiane a alertaram, mas ela não deu ouvidos. Só ouviu a voz da paixão! Os dois começaram a namorar com 15 anos, aos dezesseis anos ela dá a luz a Jaime. Tudo isso lá no bairro do Jacintinho, Maceió, Alagoas.

Célio, Leidiane e o bebê Jaiminho vieram para o Rio numa caravana realizada por uma empresa de construção civil que estava convocando trabalhadores. Leidiane entrou em contato com uma prima distante, moradora da favela Buraco do Boi, em Niterói. Lá chegaram, se instalaram e já começaram a passar sufoco: violência, miséria... Mas tinham que encarar, pois não havia alternativa. Leidiane não podia contar com a ajuda dos pais, pois estes não concordavam com a atitude dela de se envolver com um cara sem juízo, um " cabra safado", um sujeito de caráter duvidoso. Mas como diz o ditado, há pessoas que querem pagar pra ver. E o preço foi muito alto! Leidiane, 17 anos, jovem ainda...e mãe! Foi se envolver com um cara que todo final de semana curtia a danceteria Xamego do Povo, namorador, cheio de lábia. Ela o conheceu também lá no forró.

Leidiane, uma filha que desapontou seus pais... Eles tinham tantos planos para ela, tantos sonhos... Vê-la formada, uma doutora, e também, principalmente, nos caminhos do Senhor.

Mas a vida é assim, ela nos mostra situações contrárias daquilo que desejamos. E se o que a gente quer , a gente não colocar força para que concretize então é só um querer chamado " fogo de palha". Os pais de Leidiane continuam orando por ela, não desanimaram!

Mas voltando à situação de Célio... Leidiane por pouco não surtou!

A sua vizinha procurou consolá-la. A jovem se recompôs, orou a Deus no pensamento pedindo para que Célio ficasse bem. Enxugou as lágrimas, olhou no relógio e viu que já estava atrasada para buscar o filho no colégio.

Jaiminho era uma criança esperta, de uma fé bem fervorosa. Gostava muito do pai, queria já ser adulto para poder trabalhar, ganhar muito dinheiro e não mais ver o pai " se matando", passando perrengues pra poder trazer o sustento para casa. Jaime reconhecia que a situação, a vida complicada, o desgosto, baixo autoestima, e, a influência do mal foram fatores que fizeram o pai viver o lado esquerdo da vida. Sabe-se que nada justifica, mas cada um reage de uma maneira. O jeito como encaramos a vida revela como está o nosso interior.

Célio não queria que o filho se envolvesse em coisas erradas. Jamais fazia uso de entorpecentes na presença do filho.

Célio queria que o filho fosse um pregador da Palavra de Deus, um pastor. Logo quando a família chegou ao Rio, nos primeiros meses, frequentou a igreja do Evangelho. Jaiminho ficou muito impressionado, gostou muito de ver como Deus usava o pastor pra falar tudo aquilo que seus pais precisavam ouvir. " Meu povo, Deus está nesta luta! Ele é fiel e jamais nos desampara! Ele não tem prazer no sofrimento do ser humano. Devemos estar unidos, sermos um só com Deus. Viver em obediência, obedecer é considerar Deus. Fazer tudo com zelo, com respeito, dedicação. O casal tem que se entender, ter diálogo. Termos em mente que Deus tudo vê. E os olhos de Deus procuram os fiéis. E temos que ter uma vida com Deus para que venhamos ter força para seguir o caminho da fidelidade."

O pastor Saulo era grande homem de Deus. Jaiminho nutriu um desejo de servir a Deus tal qual aquele homem.

O garoto era ungido de Deus. Antes de sua mãe Leidiane chegar no colégio, ele estava orando em sala de aula. Ele não tinha vergonha de nada! Pedia para a professora que deixasse ,no término da aula, ele ministrar uma oração em favor de todos os professores e alunos. Jaiminho era muito querido! Deus respondia suas orações.

Certa vez, teve um propósito na igreja, do Tribunal de Deus, Deus Justo Juiz.

O pastor pediu que os diáconos entregasse um martelo feito com isopor aos membros que aceitavam viver o propósito. Jaiminho não hesitou e pegou o martelinho. Todo dia ele orava com o martelinho. Uma vez, ao sair da igreja com os pais, viu em um mercadinho que estava tendo um sorteio de uma bicicleta. O resultado do sorteio aconteceu no domingo, dia das crianças. Jaiminho ficou duas semanas direto orando, " Papai do Céu, o Senhor faz com que eu ganhe aquela bicicleta. Atende minha oração, Papai do Céu! ". Deus respondeu a oração daquele menino de seis anos. Seus pais ficaram orgulhosos,

Jaiminho, abençoado de Deus!

Voltando à questão do acidente de Célio, Leidiane não sabia como contar ao filho. Ela juntou forças pra contar. Mas disse que Célio iria ficar bem com fé em Deus. Jaiminho segurou na mão de sua mãe e os dois fizeram uma breve oração. Jaiminho estava sereno, tratou de acalmar a mãe.

Foram para o hospital. Lá presenciaram muito tumulto, condições precárias. Um hospital que mais parecia um matadouro.

Leidiane , teve momentos que chegou a pedir que Deus levasse seu marido. " Ele está tendo o que merece, isso é castigo. Só vive me humilhando. Talvez essa situação seja um livramento pra mim." Mas logo em seguida, repreendeu estes pensamentos, pois estava sendo egoísta. Jaime precisava do pai. Quanto a isso, Célio era excelente, um grande pai.

Jaiminho orou pelo pai.

Lembrou do martelinho, viveu aquela fé! Dia e noite clamando a Deus.

Célio conseguiu ser atendido, e foi tratado e graças a Deus tudo deu certo! Outras lutas vieram. Uma vez, uma briga feia aconteceu! Célio cismou que a mulher estava tendo um caso com o pastor Saulo. Esta situação foi a gota d'água para que Leidiane fugisse de casa com o filho. Célio queria matá-la, estava tomado pelo mal. Leidiane estava juntamente com as irmãs da igreja fazendo um propósito de todos os dias orar pela família. Jaiminho tinha dentro de si a fé que Deus iria transformar a vida do pai. Pediu que a mãe fosse forte, perseverante.

Naquela altura, Jaiminho já estava com 11 anos de idade. Estavam abrigados na casa de uma vó de criação, uma senhora que Leidiane trabalhou na casa dela de doméstica logo que veio do Nordeste.

Vó Isaura era muito carinhosa. Amava a companhia de Leidinha e do menino profeta Jaiminho. Jaiminho sentia muito a falta do pai, mas entendeu o lado da mãe. Viu que só tinha este jeito! O pai precisava aprender,viver a dor para poder perceber que estava trilhando um caminho errado.

Vale destacar que Jaiminho todas as noites chamava a mãe e a avó para um círculo de oração. E assim, vivendo de fé em fé, as vitórias aos poucos foram se concretizando. Célio conseguiu se regenerar, realmente um homem transformado. Pediu perdão à sua esposa, o casal fortaleceu os laços do matrimônio. Célio ouviu os conselhos do pastor, que o exortou à luz da Bíblia. E o final dessa história é que Jaime entrou pra Obra de Deus. Hoje é um missionário, vive o " Ide" do Senhor Jesus. Seus pais acabaram de completar 30 anos de casados. Célio e Leidiane são um casal exemplo de superação.

Célio estudou, largou os vícios, hoje é um grande empresário da construção civil. Leidiane trabalha junto com o marido.

São grandes dizimistas e ofertantes, auxiliadores da Obra de Deus.

Glórias a Deus!

( Autor: Poeta Alexsandre Soares de Lima)

Poeta Alexsandre Soares
Enviado por Poeta Alexsandre Soares em 26/10/2020
Código do texto: T7096715
Classificação de conteúdo: seguro