É para o meu TCC

- Desafio dado, desafio aceito - disse Hugo ao apertar a mão de Albert.

- Nada de tentar me enrolar - advertiu Albert. - Não quero fazer papel ridículo como da última vez, e esse trabalho não só vale como projeto de conclusão de curso como ainda pode me garantir um bom emprego.

- Sim, já entendi; estou lhe devendo o favor, portanto não posso te deixar na mão. Agora, por que precisamente morangos? É uma planta delicada, que geralmente exige altas doses de agrotóxicos para manter as pragas afastadas...

- Você não é o bambambam da bioengenharia? - Ironizou Albert. - Eu não ia escolher alguma coisa fácil, que qualquer um pudesse fazer.

- Ah, entendi. Realmente, se eu resolver o problema do jeito que você quer, acho que até eu mesmo me daria um bom emprego - ponderou Hugo.

- Se você conseguir, considere o favor pago - condescendeu Albert.

- Sim senhor - aquiesceu Hugo.

* * *

Com a informação de que nenhuma praga atacara os canteiros de morangos usados na apresentação, Albert confiantemente levou os três professores encarregados da avaliação até os canteiros de morangos reservados para o seu experimento. Seu coração quase parou de bater ao aproximar-se e perceber que as plantas estavam cobertas por trilhas viscosas e cintilantes. Sem lhe dar tempo para fazer qualquer comentário, os membros da comissão julgadora abaixaram-se e começaram a examinar os morangueiros. Com lupas.

- Notável! - Exclamou o professor Adrian. - Já tinham visto algo assim?

Os outros dois balançaram negativamente a cabeça. O professor Erik virou uma das folhas para mostrar o que havia abaixo dela: uma lesma escura. Havia outras, sob várias folhas.

- O aspecto é decididamente repugnante - comentou Erik, para horror de Albert, que assistia a cena calado.

- Estão por toda parte - alertou o professor Markus, mexendo cuidadosamente em outras plantas.

Ergueram-se e olharam diretamente para Albert, que estava procurando um buraco onde se enfiar.

- Parabéns! - Declarou o professor Adrian.

- Hein? - Gaguejou Albert.

- Estamos ansiosos para ler o seu trabalho de conclusão de curso, mas antecipo que este seu projeto de controle biológico de pragas é absolutamente brilhante - prosseguiu Adrian.

- De onde veio a ideia de alterar geneticamente as lesmas para produzir um repelente natural no muco? - Indagou Erik.

Só então Albert compreendeu que as lesmas não estavam devorando a plantação de morangos, mas protegendo-a contra outras pragas.

- Isso foi fruto de muita pesquisa, professor - alegou imodestamente o rapaz.

- Temos certeza que sim. E vamos querer ver tudo muito bem detalhado no seu TCC - redarguiu o professor Adrian dando-lhe um tapinha nas costas. - Nos vemos em sala de aula!

Os três professores afastaram-se e Albert ficou ali, absorto com os morangueiros cheios de lesmas. Foi então que Hugo saiu detrás de uma árvore próxima.

- Já vi que correu tudo bem - declarou. - E como o problema está resolvido, ficamos quites.

- Não tão depressa - Albert segurou-o pelo braço. - Você ainda precisa me fazer o TCC!

Hugo abriu um sorriso sarcástico.

- É claro que não; minha dívida com você está paga depois dessa apresentação. Agora, se ainda por cima quiser que eu faça o TCC, vamos ter que acertar a contrapartida. Você falou num bom emprego, não é mesmo? Acredito então que possa me arranjar um cargo de chefia na empresa do seu pai...

E pondo a mão no ombro do atônito Albert, complementou:

- Vamos tomar uma cerveja para acertar os detalhes. Eu pago, claro.

- [18-10-2020]