FESTA DA PRIMAVERA

O Colégio Ribeiro Barros se prepara para a realização de mais uma Festa da Primavera. A alegria mora no olhar brilhando​ de cada aluno. Meados de agosto, e eles já começam a ensaiar os passos de dança. As tias ficam atentas a cada detalhe! Nada pode dar errado no dia da apresentação dos alunos! Felipe é o melhor aluno da classe da Tia Nilda. O rapazinho de 7 anos é bem tímido, Diferentemente de outras crianças que normalmente são "terríveis".

A classe do primeiro ano primário tem muitos alunos que deixam a simpática e carinhosa Tia Nilda, de cabelo em pé! Só salvam Felipe e Jordana, duas crianças amorosas e estudiosas. Felipe gostava muito dos livrinhos de história, das tarefas de colagens e pinturas, de fazer trabalhos com temas de datas importantes como Independência do Brasil, Tiradentes, Dia da Bandeira, Dia do Índio...

Detestava faltar aula! Jamais! Uma certa vez em que se encontrava febril, pediu que seu pai levasse o caderno pra professora passar os exercícios. Felipe recebeu com maior alegria o caderno com todas as tarefas e no final uma mensagem linda de Tia Nilda desejando melhoras. Tia Nilda era um amor de pessoa! Felipe foi fazendo os exercícios, tudo fácil! O garoto tirou de letra! Quando terminou de fazer o dever, percebeu que já estava bem disposto!

E foi a maior alegria! Correu para abraçar sua mãe, sua mãe dona Selma que sempre o ajudava nos trabalhos.

Folheavam revistas, e Dona Selma deixava o filho à vontade para escolher a melhor gravura para colar no caderno: fotos de famílias, animais, plantas... E Felipe adorava estas tarefas! Colar, pintar... E quando teve o trabalho da Páscoa?! Ah, ele amou!...

Pediu para que a mãe comprasse uma caixa de algodão, fez um coelhinho com o algodão, colando na folha de papel ofício, e o desenho do coelhinho, um desenho muito bacana! Ah!... Felipe era muito dedicado nos estudos. Gostava de arte. Não a arte de "aprontar" como geralmente as crianças fazem né, as crianças adoram "aprontar"! Mas Felipe não, Felipe era diferente! Gostava da Educação Artística, gostava de escrever pequenos textos falando de sua família... Sua mãe que amava cozinhar. Hummm a comida saborosa de Dona Selma! E quando Felipe chegava do colégio?!...

Ah, aquele bolo de cenoura com chocolate lhe aguardava!.... Felipe ia correndo tirar o uniforme do colégio, tomava banho e já ia saborear o bolo... Muito bom!

E numa dessas tardes, se deliciando com o bolo de cenoura, Felipe disse à sua mãe que estava se aproximando o dia da Festa da Primavera. Felipe contou pra Dona Selma que precisava de fazer uma roupa, uma indumentária, uma fantasia de soldadinho, " o soldado das flores no jardim da Primavera! ", o tema da festa. Dona Selma então tratou de ir até a uma costureira muito conhecida na região de Rocha Miranda.

A costureira, Dona Damiana, tomou as medidas de Felipe. Este trazia um caderno mostrando como seria a roupa do soldadinho do jardim: tecido de cetim vermelho, cinto, chapéu feito com cartolina e flanela.... E foi Dona Damiana fazendo a fantasia. Ela caprichou! O prazo para que a fantasia ficasse pronta foi quinze dias.

Felipe estava ansioso!...

Duas semanas depois, Dona Selma levou Felipe para experimentar a roupa, já faltando dois dias para o evento. Felipe viu aquela roupa e já se sentiu todo importante, parecia um astro de televisão. Dona Selma também gostou muito da roupa. Neste dia, Felipe sonhou... Sonhou sendo realmente um soldado protegendo a natureza, cuidando das flores, e não permitindo que ninguém maltratadas os animais. E se alguém ferisse algum bicho ou arrancasse alguma flor do jardim, Felipe prendia o malfeitor. As flores... A natureza agradece! E pede que no mundo haja pessoas assim como Felipe, protetores da natureza! Afinal fazemos parte dela! E chegou o dia tão aguardado da Festa da Primavera! Lá no ginásio do colégio Ribeiro Barros os familiares dos alunos iam chegam e se acomodando na arquibancada. Felipe estava na expectativa! Um domingo. Pai de Felipe estava em casa, folga do trabalho. Domingo à tarde, um domingo chuvosa típico de Primavera ( Quando faz muito calor e a chuva chega para aliviar). Felipe passou os dias anteriores mandando os convites para toda a sua família: seus tios, seus primos... Compareceram lá no evento Festa da Primavera.

No dia da festa Felipe estava muito inquieto, nervoso, ansioso... Tal qual um astro, um astro a pisar no tablado. Mas Felipe não fez feio!... A apresentação​ foi bonita, as meninas vestidas de margaridas, rosas... E os meninos de soldadinhos. Foi bonita a apresentação! Mas... Felipe travou! Num dado momento, na fila, caminhando para se apresentarem à platéia, Felipe se envergonhou e parou de dançar, ficou para como uma estar, ou melhor, como uma árvore... Uma árvore dando bons frutos! E assim ficou Felipe, parado... Todos olhavam!... Os tios, os primos, os pais de Felipe... Todos acenavam para o garoto, queriam que ele continuasse a dança, o espetáculo... Mas ele travou! Olhou para os pais... Felipe era muito exigente! Os pais compreenderam.

Felipe estava muito bonito vestido de soldadinho. Estava alegre, muito feliz! Sua prima, Ângela, que era da sala de alfabetização, ela também não fez feio. Estava bem bonita, ela era da mesma idade de Felipe. Os dois tiraram fotos! E foi uma alegria apesar de Felipe ter deixado a desejar na apresentação, mas o importante é a coragem que ele teve de seguir, ir em frente e mostrar, se mostrar... Ele teve atitude! E o mais importante é o amor que ele tem pelos estudos, o carinho, ser amigo de todos, cuidar da natureza... Tudo isso é o principal! Felipe foi em frente, passou de série, foi aprovado. Recebeu um carinhoso abraço da tia Nilda. O garoto chorou de emoção! Tia Nilda lhe entregou um belíssimo cartão de Natal. Felipe guardou com muito carinho! O garoto já estava com saudades da professora, afinal no próximo ano já não seria mais aluno dela e nem estudaria mais no colégio Ribeiro Barros, haja vista que seus pais estavam com o intuito de mudar pra outra região da cidade por conta do trabalho de Seu Giovani, patriarca da família.

Depois dos abraços de despedida, Felipe seguiu com a sua mãe. Dona Selma elogiou o filho pelo bom desempenho na prova, e também lhe falou do passeio que fariam durante as férias de verão. Felipe foi com a família passar as férias em Araruama, linda cidade da Região dos Lagos! Felipe passou dias maravilhosos, brincou com os primos... Eles saíam pelas bucólicas ruas de lindas casas de veraneio, e pegavam flores para levar pra Dona Selma.

Ela era muito querida pelo filho, pelos sobrinhos. Recebeu flores dos sobrinhos e do filho, um abraço demorado bem gostoso, e um beijo no rosto.

A mulher era amada pelas crianças. A flor mais bela, Dona Selma.

E Felipe passou aquele verão inesquecível na cidade de Araruama.

Volta às aulas! Segundo ano primário, mais uma etapa na vida estudantil de Felipe.

Ele conheceu Tia Rita, uma senhora rígida, baixinha, descendente de alemães, professora bem rígida. Ela era exigente! Principalmente na disciplina de Matemática, logo a que Felipe não era tão bom aluno. Dona Selma pediu para Tia Rita pegar firme com Felipe nos estados de Matemática. Felipe​ era desanimado para fazer as contas mais complexas, mas Dona Selma e o Seu Giovani não aceitavam que Felipe fizesse feio em Matemática, tendo em vista que Seu Giovani tinha a Matemática como sua disciplina preferida, além de ser comerciante.

Aconteceu que um dia Felipe não fez o dever de casa, as temidas contas!... As folhas ficaram em branco, e Dona Selma foi falar com Tia Rita sem Felipe saber. E quando o garoto chegou à sala de aula, a professora falou severamente com Felipe diante de todos os alunos: " Este dever é pra ser feito, senhor Felipe! O que aconteceu pro senhor deixar tudo em branco? Eu não admito isso! O senhor, seu rapazinho, faça estas contas! NÃO QUE - RO NA-DA EM BRAN-CO! Você tem que despertar, estas contas tem que serem feitas, é fácil de fazer! É só você não ser preguiçoso! Você tem que ir em frente!". Felipe começou a chorar, as lágrimas molharam o caderno... Mas aceitou aquela repreensão da Tia Rita. No outro dia, o garoto já estava fera nos cálculos! Passou o dia todo fazendo-os, queimando as pestanas... E seus pais junto com ele, incentivando.

Felipe passou para o segundo bimestre, tirou nota azul na prova de Matemática. E depois das férias do meio do ano, os alunos começaram a ser preparar para a Festa da Primavera. Mais uma festa! Felipe também ficou na expectativa, o tema desta vez foi os ANOS DOURADOS.

Felipe ficou todo elegante naquela jaqueta preta, gel nos cabelos e mascando chiclete, tal qual um motoqueiro estilo James Dean. Desta vez tudo correu bem, Felipe se superou! Sua apresentação foi nota mil ! Ficou bem a vontade no palco e mostrou toda a sua performance na coreografia, abrilhantando o espetáculo juntamente com seu grupo.

E as meninas com aquele vestido parecendo Olívia Newton-John ?! Os embalos de sábado à noite! O tema da festa foi tão bonito! Felipe se soltou... Bem diferente da sua primeira apresentação! Ele perseverou e... Na vida é assim! Todos para tirarem nota mil tem que perseverar porque a prova final, a prova principal é após esta vida! E se quisermos ser vitoriosos, devemos ser humildes porque a vitória, a principal vitória que nós iremos receber não é pelos nossos méritos. É pela obediência à Deus, e por isso que temos de ser como uma criança porque a criança obedece, ela vai em frente, ela não desanima, ela acredita nos sonhos dela. E devemos acreditar, devemos seguir em frente, porque tudo é possível àquele que crê! E seguimos em frente, jamais desistindo! Com a confiança em Deus! A Festa da Primavera!... A Primavera é o renovo, devemos nos renovar, deixar o que passou, deixar o passado.

Viver o presente e sermos iluminados por Deus e obedecermos à Deus, não questionarmos. E indo em frente, porque o futuro depende do que a gente faz no presente.

Um presente da vida, a Festa da Primavera!

( Autor: Poeta Alexsandre Soares de Lima)

Poeta Alexsandre Soares
Enviado por Poeta Alexsandre Soares em 03/10/2020
Código do texto: T7078733
Classificação de conteúdo: seguro