Antes, Maria Dolores

Por Nemilson Vieira (*)

Maria é um nome bom, por causa da mãe de Jesus (homem) que assim se chamava. Isso motiva as famílias a perpetua-lo nas filhas.

Quanto ao agregar da palavra “das Dores” ao nome de Maria, não vejo graça.

Os problemas existem mesmo na vida, independente do nome que se tem.

Será que uma pessoa com dores no Nome atraí mais problemas do que outra com nome diferente? — Se houver sentido nisso, não me pergunte o porquê!

Não sei se todas, mas a desta história, volta e meia se queixava duma coisa e outra. Dela, da família; sempre numa clamura qualquer.

Numa ocasião foi buscar socorro para um sério problema familiar, na igreja. — Vivia um relacionamento conjugal conturbado…

— Pastor, não aguento mais o home lá de casa; tá impossível! A beber, a agredir-me… — Quero que o senhor ore para que esse problema seja resolvido. — Bem, quanto as agressões; a princípio, a senhora deveria registrar uma queixa numa delegacia de polícia. — Sobre o problema, vamos orar sim, minha irmã. O Reverendo convocou os fiéis neste propósito.

Algum tempo depois a irmã Maria voltou com o problema ainda mais grave: — Pastor o senhor não devia ter feito aquilo! — Aquilo o quê, minha irmã? — A oração; depois que o senhor começou a orar, não demorou e o homem não aguentou. Foi atropelado, não resistiu os ferimentos e morreu. — Se tava ruim com ele, agora, ficou pior. Com toda a ruindade, era ele que levava o pão de cada dia para a nossa mesa, e agora?

O pastor com uma cara de quem não gostou se pôs a dizer: — Quero deixar claro, minha irmã: não oramos para o seu marido morrer e sim para o seu problema ser resolvido como a senhora pediu. Vou-lhe fazer uma pergunta: como é o seu nome? — Maria das dores. — É por isso que vive sempre a se queixar… Esse complemento do seu nome (das Dores) é um problema: sugiro que o tire; as coisas hão de melhorar.

O pastor comentou publicamente de não fazer mais intercessão conjunta, em favor desse ou daquele casal de cristão.

“Na hora de arrumar o 'homem' não orou e nem pediu ajuda nas orações a ninguém, depois é nisso que dá…”

Para evitar atrair mais “problemas” do que o normal, à sua filha, a terceiros e até ao líder espiritual, siga a orientação do pastor acima: “tire o das Dores” ou não o ponha na frente do seu nome!

Também gosto de sugerir que ponha o “Dolores” no lugar do “das Dores”. Se ainda assim não ajudar, pelo menos é mais romântico.

*Nemilson Vieira 

Acadêmico Literário