(LIGHT SOURCE) SOCIEDADE ALTERNATIVA NO BRASIL

Em 1982 eu queria falar de um bom tempo que foi talvez mais ou menos uma grande época onde se reuniam varias bandas de rocks que simplesmente se tocavam grandes canções com letras românticas e criticas políticas quando o Brasil estava começando do fundo de sua essência transformar entre vários partidos uma construção onde o progresso brasileiro pudesse estabelecer certas capacidades onde a juventude ainda andava nas ruas das belas cidades brasileiras conquistando em todas as modalidades uma consolidação de libertação que nos mostra a força da juventude sobre as duras compreensões nacionais que nos faz pensar hoje com tantas heroínas soltas dando voltas sobre certos poderes que talvez não fosse devidamente estabelecido pelo governo por talvez uma falta de entendimento sobre as demais classes sociais que sempre contribuíram socialmente as meras circunstâncias em que se fez de um povo que sempre rio e chorou sobre certos prazeres e desafetos gerados pela excomunhão que um jovem teve em sua habilidade de viver e progredir na vida e quero falar aqui de talvez um mundo mais construtivo que não possa estar sob certas normas governamentais que poderiam ate nos favorecer entre nossas capacidades e intelectualidade mais harmonia e expressão enquanto o país que é tão bonito e cheio de pessoas que sonham com o mundo melhor e que se conservam entre uma republica mais livre em que totalizamos tudo e todos sob uma extraordinária libertação de jovens que buscam do fundo da alma a verdadeira euforia que se ascende sob todas as classes sociais como um absinto que consagramos entre o gosto da menina brasileira que supostamente sempre diz que ama seu mundo que sempre foi extraordinário em que suas fantasias são como sempre origem americanas que nos completa sob grandes influencias estrangeiras que faz o bom rapaz levitar entre suas modalidades de conquistar seu país mais que brasileiro e ele sempre devota suas tradições sob uma metamorfose que sempre lhe conservou sobre uma fantástica guerra de nervos que sempre lhe mostrou o verdadeiro valor de sua alma que talvez poderia lhe dizer o quanto ele estava certo e que seus prazeres pudessem sempre leva-lo a seus sonhos que se conservam sob grandes afeições do dia a dia e que seus entendimentos possam ter origem superlativa de um jovem que ver o mundo de olhos e mentes acesas que desfrutaram e conquistaram vários propósitos de viver e ser feliz por uma vida mais harmoniosa em que a musica tenha feito um grande efeito na mente dos brasileiros em quanto os estrangeiros já mostravam bravura sob seus países que sempre lhe mostraram poder, força e honra que se faz de uma sociedade ser mais preservada pelo amor findável de seus amigos que possam talvez nos mostrar o quanto são ricos e não ligam para as incertezas criadas pela vida e a sociedade seria o fogo acesso democrático que sempre marcou como sempre sua dura expressão de converter todas murmuras da vida sob um livre arbitro de viver e ser feliz pelo um simples prazer de conquistar a vida que apenas bem dizemos que hoje estaríamos mais jovens ainda enquanto o tempo se pareça velho demais entre o novo mundo e que nos deixou varias provas que sempre foram ainda também jovens e que a juventude possa estar passando por uma atmosfera mais brilhante em que as nossas fantasias nos careçam de certos sonhos em que nos formaliza e sempre nos faz viver o que pensamos e assim é que anda a vida sob uma grande ressonância musical em que somos e fazemos parte dessa canção que possa nos mostrar e dizer o quanto ainda somos jovens e o futuro esta em nossas mãos que sempre nos faz entender o lado claro e escuro da vida que apenas nos mostra o quanto devemos aprender a viver e sim não cruzaremos os braços porque a liberdade seja a fonte que sempre nós se banhamos e encontramos todas as certezas em que sempre sonhamos com as estrelas e o céu possa estar contido sob nossas existências e vejamos o inferno como algo mais criativo de nossos prazeres que totalizamos toda as nossas energias que se transforma em heroínas e se faz a verdadeira química que chamamos de alquimia de nossas vontades e o meio cultural esteja nos mostrando e nos dando mais vidas e o amor é apenas uma expressão de nossas energias que se transformam em sonhos extraordinários em que vivemos uma fantasias em tudo que procuramos e a vida não morre quando se haja alegria porque somos o que pensamos ou o que fazemos porque vivemos no pensamento e transformamos em sentimentos quando conseguimos nos transformar e procuramos a vida que nos faz entender quantas horas o tempo nos mostra e quantos tempos a vida nos proponde de certezas e alegrias que simplesmente poderemos viver e conquistar as nossas incapacidades que seriam o contraio de nossas vontades que classificamos como imagem que na vida material em combinação com nossos espíritos que botamos em pratica todos os nossos sonhos se tornam em grandes realidades que apenas sentimos e temos como distração em que nos seja mais eficaz e a vida possa ser o caminho da juventude que sempre esta lutando contra o desanimo em quanto a vida seja mais realista e nos impulsiona a distração de viver e ser feliz.

Eu me lembro de uma época em que tudo era relativo às fantasias em que um jovem como sempre nunca esqueceria seu prazer ao menos de sentir-se feliz em quanto à juventude bailava sob uma fraternidade mais condutiva em que se faziam festas em ruas e clubes fantásticos em plena cidade e a burguesia sempre se demonstrou mais eficiente sob uma sociedade que talvez não estivesse aprimorando seus costumes de conhecer e gozar da vida em que tomamos como um hino à velha republica que sempre nos formalizou entre um dilema de preservar nossos costumes e o homem de hoje ainda não entendeu que viver não quer dizer ser rico mais seria uma expressão mais intima para talvez uma pessoa que não tenha enxergado o lado descompassado em que a vida tenha suas causas e entre seus efeitos não podemos dizer que o mundo possa ser ruim enquanto houver algo superior sob certas mentalidades que talvez estejamos apreendendo a conhecer e conquistar a vida porque a vida seria uma emanação de certas contradições criadas que só a guerra faz e deixaremos de lado as incertezas que o mundo precisa é de felicidade e me faz lembrar certas musicas de rock que em um show talvez nos mostre por onde vivem a velha juventude que sempre transcreveu todos os ditados da vida entre uma atmosfera mais realista e não vamos falar de patricinhas sem juízo ou moderamos com as loiras burras que simplesmente nos quer dizer algo em comum e que o futuro esteja nos mostrando as nossas capacidades de conhecer o mundo e não esta morto nem pra quem morreu porque não deveremos confundir certas cosas quando se trata de juventude e as incapacidades são irrealistas e devemos viver de maneira contraia porque seja você um jovem rapaz ou um garoto sonhador eu creio que você não deixaria ir embora sem fazer alguma coisa por sua namorada que talvez esteja ainda querendo lhe convencer que você não esteja vivendo normal e que fique todas as distrações do dia e da noite como lembranças que possamos amanhã mostra o quanto fomos jovens e ainda somos porque só precisamos é ser feliz e lhe digo que a vida poderia ser um mar de rosas sob nossas vontades e o mundo é que mostra o que somos e o que estamos fazendo por aqui e seria mais lógico a juventude preservar seu lado sentimental e não me esqueço de mim. Sim eu acho o mundo incomum e podemos passar por cima da maldade negra que insola o mundo porque deus sempre nos revelou e preservou nossas saúdes e o diabo ficou colado em si e possa ser talvez um anjo recaído de incertezas e minha natureza é mais comum e não vou falar de coisas passadas porque o mundo sempre esta nos mostrando coisas mais novas e sim não direi a minha garota que sou americano porque seria indiscutível porque somos por natureza americanos porque vivemos de brincadeira e a felicidade possa sempre nos mostra algo superlativo em quanto nossas naturezas esteja tentando entender onde mora as necessidades que isolam o mundo e eu fico aqui olhando pra você lhe dizendo coisas profunda que jamais a vida possa me distrair porque sou mais vivo e sempre procurei abraçar o mundo em todas as minhas vontades e você possa não ter compreendido que nós somos é que pensamos e o que fazemos porque só nós fazemos o mundo porque o mundo é desumano e incompleto com as nossas vontades e sim poderemos acreditar que deus mora dentro de nós e poderemos ser um deus porque a vida é bacana e você acha talvez as coisas diferentes porque você talvez possa acreditar que o mundo não é perfeito e que todas as pessoas não são felizes e eu sou feliz porque apreendi não dar valor ao mundo imperfeito em quanto sempre andei me distraindo sobre um propósito de viver e ser feliz porque amo a minha vida e as pessoas devem ser assim porque a vida nos ensina o que devemos fazer e faça algo sempre melhor para não dar brechas as portas incapaz que a vida nos revela porque zelei meu interior e sou o que faço porque eu sou eu e seja assim porque poderemos ainda nesse estante garota nos encontrarmos em algum lugar que possa ser o paraíso ou o inferno. E você gosta de musicas mais novas?

Eu tenho uma coleção de todas as minhas musicas e sei que você possa não entender o verdadeiro valor da juventude que esteja sob certas circunstâncias porque o mundo não é feliz e temos que preservar as nossas naturezas porque algum dia vamos provar o quanto somos ricos e perfeitos e eu deixo para traz as incapacidades geradas pela vida porque eu possa ser um cientista que cruzei os sete mares e aqui estou de volta para o futuro como um tremendo cara de pau e vejo a vida se desfazer nos inocentes que poderiam esta longe dos tormentos da vida porque lhe digo que são crianças chatas que não se enxergam de perto e só falam demais sobre os outros sem se ver porque eu sei que ninguém é perfeito e precisamos viver feliz e a vida seria talvez o que poucos tem porque viver seria algo superlativo a alguém e as pessoas estão morrendo a cada estante porque não conseguiram entender que a vida é viver e que a sociedade é apenas uma escola de hábitos inseguros que poucos não compreende sua satisfação porque o mundo não é feito de ouro e temos que fazer o nosso mundo melhor e não vamos falar do velho mundo ou do passado porque apenas nos ensinaram que a vida é uma escola realista de certas contradições que o ser humano não pode se deixar a levar porque o homem que conquistou o mundo apreendeu suas origens e minha ideia é ser feliz e não dou bola as incapacidades e temos que lutar porque aqui e em algum lugar algum dia seremos felizes.

Eu vejo você garota ser distraída porque você não possa estar vivendo como talvez certas amigas que sempre conservam a vida sob uma contradição de ideias fabulosas que não estão em contato com as pessoas e vivem do paraíso e não vou chorar pelas murmurais do mundo enquanto o sol me clarear sob minhas vontades e vocês rapazes devem andar de cabeças erguidas porque são quase todos mórbidos quanta a vida e seria mais lógico seguir os melhores amigos e nunca se esconder na escuridão da vida porque a realidade não é o fim ela apenas nos mostra o que devemos fazer para não nos enganarmos e eu sei que você é feliz em certas horas que sai e não deixem de voltar amanhã como sempre porque as noites se parecem ser crianças e não devemos esperar entardecer e sempre procuraremos o caminho da luz que é a vida e não deixaremos nada passar sem nós ver porque acendemos o sinal vermelho para sabermos onde mora nossas circunstâncias porque a vida não é rui ela quer nos dizer algo meio diferente e procuraremos sempre o sinal verde para não perdermos de vista as nossas opiniões porque viver é ser feliz e não vou nunca me perder do que faço porque sempre andarei por cima de tudo e apenas estaremos vivendo por toda vida feliz e viva a sociedade alternativa.

Eu quero falar sob um desenvolvimento que lhe digo que foi mais lógico porque estaríamos preservando nossas educações sob um contexto de viver e ser feliz porque se diz que o mundo pré-histórico o homem não era como nós. Porque é como se diz!

O homem se originou de um macaco porque era primata e o que temos talvez hoje não sejam as nossas certas educações que nos faz lembrar o quanto éramos distraídos pelas as nossas ignorâncias e podemos compreender talvez o que somos e lhe digo por um fator lógico em que se desdobrou na teoria da liberdade sob um novo mundo para os jovens que queriam mostrar algo mais superlativo as nossas capacidades que possam hoje ser mais modernos e que o mundo deve compreender que suas necessidades seriam mais abertas e a sociedade poderia viver em livre arbitro e assim se criou uma nova estação que chamamos claramente de despertar da juventude em que a liberdade possa estabelecer seus fundamentos e pelo simples afeto se estabeleceu uma sociedade que não enxerga as incapacidades e esta sob uma expressão em que a vida possa nos compreender e nos completar sob a sociedade alternativa.

Sociedade Alternativa é uma canção do cantor e compositor brasileiro Raul

Seixas, lançada como parte do álbum Gita pela gravadora Polygram, através do selo Philips, em julho de 1974. A música foi gravada nos estúdios CBD, no Rio de Janeiro, entre março e maio daquele ano, durante as sessões de gravação do disco. Foi pensada como uma canção-hino para a mensagem que o cantor e seu parceiro, Paulo Coelho, queriam passar. Para esse fim, teve uma execução triunfalista com a mistura de naipe de metais e um coro.

Foi no início da década de 1980 que surgiu o primeiro selo independente para bandas de punk rock, chamado Punk Rock Discos. Foi com este selo que a banda Lixo mania gravou o primeiro single de uma banda de punk rock do Brasil, com 6 canções. O álbum Grito Suburbano, o primeiro LP com bandas de punk rock do Brasil, também foi lançado através deste selo. O álbum é uma compilação DIY com Inocentes e Cólera. Em 1982 o primeiro grande evento, O Começo do Fim do Mundo, surgiu como o marco inicial do punk rock brasileiro, com 20 bandas da cidade de São Paulo e do ABC paulista. A apresentação terminou em um confronto com a polícia.

Atribui-se também a esta década a popularização e a verdadeira "explosão" do rock no Brasil, a princípio com o surgimentos de banda independentes divulgadas em fanzines. Algumas bandas como Titãs e Os Paralamas do Sucesso permanecem ativas, fazendo apresentações por todo o país. Outros grupos e artistas da época, como Engenheiros do Hawaii, liderado por Humberto Gessinger, e Legião Urbana, foram imortalizados e tocam nas rádios até hoje, devido ao grande sucesso entre o público, principalmente adolescentes e jovens.

Outra coisa que também ajudou popularização do rock no país foi a trilogia de filmes do gênero dirigidos e roteirizados por Lael Rodrigues (Bete Balanço, de 1984, Rock Estrela, de 1985, e Rádio Pirata, de 1987). Todos estes três filmes foram de grande sucesso, particularmente entre adolescentes, e são notáveis por suas trilhas sonoras repletas de bandas e artistas de rock e New Wave populares na época, como Celso Blues Boy, Lobão, Titãs, Barão Vermelho, RPM, Azul 29, Dr. Silvana & Cia., Leo Jaime e Metrô, entre outros.

Também foram criadas casas de show, como Noites Cariocas e Circo Voador (Rio) e Aeroanta, Carbono 14, Lira Paulistana, Madame Satã e Napalm (São Paulo). Importantíssimas para a formação do cenário roqueiro da época.

As primeiras bandas a fazerem sucesso foram os paulistanos Gang 90 e as Absurdettes, com o hit Perdidos na Selva (inscrita no festival MPB Shell 81) e liderados pelo jornalista Júlio Barroso e os cariocas da Blitz, formados em torno do Circo Voador, tornando-se um fenômeno através do sucesso Você Não Soube me Amar. Também já existiam conjuntos formados por músicos experientes, como Radio Taxi, Herva Doce e os cantores Eduardo Dussek e Marina Lima, que vinham destacando-se desde o final da década anterior, porém, começaram a flertar com o rock a partir deste período.

As bandas mais cultuadas da época formam um Quarteto Sagrado, Entre elas estão Os Paralamas do Sucesso, originários do Rio de Janeiro, haviam se conhecido antes em Brasília e começaram a tocar na garagem de um dos integrantes. Os paulistanos dos Titãs, inicialmente formado por nove integrantes e influenciados pela new wave e pela MPB. Os cariocas do Barão Vermelho, surgidos em 1982 e liderados por Cazuza e Roberto Frejat. E a mais influente, Legião Urbana, liderada por Renato Russo e emplacando inúmeros sucessos que chegaram ao topo das rádios. Em pouco tempo, Cazuza e Renato passaram a serem considerados os principais letristas da história do rock brasileiro.

Vários locais do Brasil tinham seus circuitos de rock. No Rio de Janeiro, surgiram os já citados Blitz, Barão Vermelho e Os Paralamas do Sucesso, as bandas Kid Abelha e Biquini Cavadão, o cantor Leo Jaime e o fim do grupo Vímana (cultuadíssimo na década de 1970) revelou Lulu Santos, Lobão (também ex-Blitz) e Ritchie. Surgem também a banda João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, que apresentava uma mistura de estilos das década de 1950 e 1960, como rockabilly, surf rock e doo wop e grupos de soul e funk como Conexão Japeri e Brylho, que teve como baixista o músico Arnaldo Brandão (ex-A Bolha e futuro integrante do Hanói-Hanói). Da primeira saiu o cantor Ed Motta e da segunda, Claudio Zoli, que na década de 1990, chegou a integrar o grupo Tigres de Bengala, ao lado de Ritchie e Vinícius Cantuária.

Em São Paulo, além dos Titãs, surgiram as principais bandas paulistas, Ultraje a Rigor, RPM e Ira!. Outro acontecimento importante foi a chamada Vanguarda Paulista, liderada por Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Houve também o movimento Punk paulistano, auxiliados pelo então radialista Kid Vinil, formado pelas bandas Inocentes, Cólera, Ratos de Porão, Olho Seco, Lixomania e culminando no festival O Começo do Fim do Mundo, realizado no SESC Pompeia em 1982. Posteriormente, outros grupos de temática punk foram formados, como Garotos Podres, 365 e Não Religião. Surgiu uma cena independente e experimental que girava em torno dos selos Baratos Afins e Wop Bop Discos, como Fellini, Cabine C, Agentss, Azul 29, Violeta de Outono, Voluntários da Pátria, Smack, Akira S e As Garotas Que Erraram, Gueto, Muzak, Nau, Mercenárias, o rockabilly do Coke Luxe, liderados por Eddy Teddy e até mesmo os grupos Korzus e Golpe de Estado, representantes do heavy metal e do hard rock respectivamente. Tal como no Rio de Janeiro, influenciados pelo soul e pelo funk surge Skowa e a Máfia e no Hard Rock também se destaca a banda Taffo, liderados pelo guitarrista Wander Taffo, com a presença dos irmãos Andria e Ivan Busic, futuros integrantes do Dr. Sin.

Em Brasília, o Aborto Elétrico (em que Renato Russo tocara) gerou a Legião Urbana e o Capital Inicial (que acabou se fixando em São Paulo). Outros destaques vindos da capital brasileira são a Plebe Rude com os sucessos Até Quando Esperar e Proteção e grupos que tornaram-se cult, como Detrito Federal. Outros grupos surgidos no período foram Little Quail and The Mad Birds, formado por Gabriel Thomaz (guitarra e vocais) Zé Ovo (baixo e vocais) e Berma (bateria, posteriormente substituído por Bacalhau), que apresentava uma mistura de punk rock e rockabilly e Raimundos, formado por Digão na bateria e Rodolfo Abrantes na guitarra. As duas bandas mantinham amizade, a ponto dos Raimundos gravarem canções de Little Quail, porém ambos se profissionalizaram somente na década seguinte.

Na Bahia, chegou ao sucesso o Camisa de Vênus, banda de Marcelo Nova.

No Rio Grande do Sul, os Engenheiros do Hawaii e Nenhum de Nós chegaram ao sucesso nacional. Também surgiram bandas de menor projeção como TNT, Taranatiriça, Cascavelletes, Os Replicantes, Bandaliera, Garotos da Rua e DeFalla.

Em 1983, a banda paulista Spray assina com a gravadora Fermata e lança o seu primeiro disco, um compacto simples com a música Tic Tic Nervoso, que no ano seguinte estouraria em todas as rádios nacionais interpretada pela banda Banda Magazine, liderada por Kid Vinil.

Tiveram outros grupos que ficaram marcados pelo grande sucesso que fizeram na época, como as bandas Sempre Livre, Hanói Hanói, Metrô, ZERØ, Heróis da Resistência (liderada por Leoni, ex-Kid Abelha), Picassos Falsos, Uns e Outros, Egotrip, Dr. Silvana & Cia, Tokyo, grupo que revelou Supla e Hojerizah, essa última seria desfeita e na década de 1990, o vocalista Toni Platão iniciaria carreira solo. Os cantores Kiko Zambianchi, Celso Blues Boy e Fausto Fawcett também surgiram na década de 1980.

Em 1984, as bandas cariocas Dorsal Atlântica e Metalmorphose lançam em conjunto o álbum "Ultimatum Split", um Álbum split que é considerado o primeiro álbum de thrash metal de uma banda brasileira. Antes dele, porém, a banda santista Vulcano já havia lançado uma demo ("Om Pushne Namah").

Aproveitando-se da onda thrash metal no Brasil, surge, em Minas Gerais, o grupo brasileiro de maior sucesso internacional, o Sepultura, com letras em inglês. Também em Minas, é formado o Sexo Explícito, banda alternativa com a sonoridade voltada para o pós-punk, tornando-se "embrião" do Pato Fu. Outra banda a conseguir algum destaque no exterior (Japão) foi a paulista Viper, que também escrevia letras em inglês, e que ajudou a desenvolver um estilo que viria a ser chamado de metal melódico no Brasil. O Viper foi também responsável por revelar o vocalista Andre Matos, que participaria de duas grandes bandas brasileiras, o Angra e o Shaman.

É também na primeira metade da década de 1980 que inicia-se um movimento de folk progressivo no país. Um dos pioneiros é o músico mineiro Marco Antônio Araújo.

Em 1983, a banda Bacamarte lança o álbum Depois do Fim, que é considerado como um dos melhores do rock progressivo de todos os tempos no mundo, tendo o sítio Progarchives listado-o como um dos 40 melhores álbuns do gênero. Inovador para a época, o álbum trazia uma sonoridade totalmente diferente do início dos anos setenta, onde o talento individual de cada instrumentista, fez com que a banda fosse comparada ao Curved Air e ao Renaissance, dois ícones do progressivo britânico.

Em 1985 ocorre a primeira edição do Rock in Rio, evento que representou um marco não só pro rock nacional, bem como para a música brasileira, uma vez que as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock mundial.

Ainda em 1985, a CBS lança a coletânea "Que delícia de rock", com hits de várias bandas emergentes, como Dr. Silvana e Cia, Telex, Rádio Táxi, Omar E Os Cianos, Sempre Livre, entre outras. Destaque para a faixa “Descendo o Rio Nilo”, primeiro sucesso do grupo Capital Inicial.

Também em 1985, surge, na cidade de Santos, a banda Harry, considerada uma das pioneiras da chamada “cena industrial” e do electrorock no Brasil. Em 1987, a mesma banda Harry lança, pela gravadora Wop Bob, o disco "Fairy Tales", considerado um dos discos mais emblemáticos do underground brasileiro A década termina com a notícia da morte de Raul Seixas, em agosto de 1989.

Pensa-se que a história do movimento socialista no Brasil remonta à primeira metade do século XIX. Existem documentos que evidenciam a difusão de ideias socialistas desde então, mas essas foram, no entanto, iniciativas individuais sem capacidade de formar grupos com ativismo político real. A história dos conceitos mostra que socialismo não se refere necessariamente ao comunismo e que a associação de ambos à doutrina marxista é anacrônica em seu início: os termos foram distinguidos no Brasil desde o século XIX.

Socialismo refere-se em geral a quaisquer propostas e movimentos de reivindicações sociais, principalmente após o avanço da consciência política, de liberdade e igualdade, e com as questões da Revolução Industrial. Pode-se distinguir uma classificação de socialismo utópico e socialismo materialista. É aos ideais do primeiro que pertenceram as manifestações sociais no Brasil na primeira metade do século XIX, como um socialismo de característica ético-religiosa, divulgado principalmente em artigos em diversos jornais do Rio de Janeiro. O socialismo carioca tinha inspiração francesa, sendo divulgados na imprensa conceitos de Fourier, Saint-Simon e também de Victor Considerant, além de outras diversas doutrinas afeitas às questões sociais e ao catolicismo, como a emancipação social, filantropia, além da homeopatia e da teoria educativa de Joseph Jacotot como instrumentos emancipadores. Destaca-se a vinda dos fourieristas João Vicente Martins, médico português, e Benoît Mure, francês, este último tendo publicado artigos, criado em 1845 o jornal O Socialista e inclusive chegou a fundar o Falanstério do Saí em Santa Catarina. Mure repudiava ser alcunhado de anarquista ou comunista, termos que eram confundidos em ataques ao socialismo. Foram também essas inspirações éticas, iluministas e cristãs as do filósofo Antônio Pedro de Figueiredo, que as divulgava no Pernambuco em seu jornal O Progresso, a partir de 1846, e que definiu em seus princípios: “O socialismo não é uma doutrina, ainda não passa de uma aspiração; mas esta tende a reformar o estado social atual em prol do melhoramento moral e material de todos os membros da sociedade”. O caráter do socialismo no século foi em geral pacífico e evolucionista, com a publicação de reivindicações das classes trabalhadoras, críticas e propostas ao governo, enquanto as ideias de uma revolução do proletariado não ganharam destaque. Apenas após 1848, com a Primavera dos Povos, que se intensificou na imprensa brasileira o uso do termo "comunista", em geral para depreciar os ideais socialistas, em referência aos críticos sociais franceses, como Rousseau, Proudhon e Louis Blanc, juntamente com o surgimento da palavra "anticomunista".

Em 1982 eu queria falar de um bom tempo que foi talvez mais ou menos uma grande época onde se reuniam varias bandas de rocks que simplesmente se tocavam grandes canções com letras românticas e criticas políticas quando o Brasil estava começando do fundo de sua essência transformar entre vários partidos uma construção onde o progresso brasileiro pudesse estabelecer certas capacidades onde a juventude ainda andava nas ruas das belas cidades brasileiras conquistando em todas as modalidades uma consolidação de libertação que nos mostra a força da juventude sobre as duras compreensões nacionais que nos faz pensar hoje com tantas heroínas soltas dando voltas sobre certos poderes que talvez não fosse devidamente estabelecido pelo governo por talvez uma falta de entendimento sobre as demais classes sociais que sempre contribuíram socialmente as meras circunstâncias em que se fez de um povo que sempre rio e chorou sobre certos prazeres e desafetos gerados pela excomunhão que um jovem teve em sua habilidade de viver e progredir na vida e quero falar aqui de talvez um mundo mais construtivo que não possa estar sob certas normas governamentais que poderiam ate nos favorecer entre nossas capacidades e intelectualidade mais harmonia e expressão enquanto o país que é tão bonito e cheio de pessoas que sonham com o mundo melhor e que se conservam entre uma republica mais livre em que totalizamos tudo e todos sob uma extraordinária libertação de jovens que buscam do fundo da alma a verdadeira euforia que se ascende sob todas as classes sociais como um absinto que consagramos entre o gosto da menina brasileira que supostamente sempre diz que ama seu mundo que sempre foi extraordinário em que suas fantasias são como sempre origem americanas que nos completa sob grandes influencias estrangeiras que faz o bom rapaz levitar entre suas modalidades de conquistar seu país mais que brasileiro e ele sempre devota suas tradições sob uma metamorfose que sempre lhe conservou sobre uma fantástica guerra de nervos que sempre lhe mostrou o verdadeiro valor de sua alma que talvez poderia lhe dizer o quanto ele estava certo e que seus prazeres pudessem sempre leva-lo a seus sonhos que se conservam sob grandes afeições do dia a dia e que seus entendimentos possam ter origem superlativa de um jovem que ver o mundo de olhos e mentes acesas que desfrutaram e conquistaram vários propósitos de viver e ser feliz por uma vida mais harmoniosa em que a musica tenha feito um grande efeito na mente dos brasileiros em quanto os estrangeiros já mostravam bravura sob seus países que sempre lhe mostraram poder, força e honra que se faz de uma sociedade ser mais preservada pelo amor findável de seus amigos que possam talvez nos mostrar o quanto são ricos e não ligam para as incertezas criadas pela vida e a sociedade seria o fogo acesso democrático que sempre marcou como sempre sua dura expressão de converter todas murmuras da vida sob um livre arbitro de viver e ser feliz pelo um simples prazer de conquistar a vida que apenas bem dizemos que hoje estaríamos mais jovens ainda enquanto o tempo se pareça velho demais entre o novo mundo e que nos deixou varias provas que sempre foram ainda também jovens e que a juventude possa estar passando por uma atmosfera mais brilhante em que as nossas fantasias nos careçam de certos sonhos em que nos formaliza e sempre nos faz viver.

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 09/09/2020
Reeditado em 11/02/2023
Código do texto: T7058913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.