Bem na hora do almoço!

Um peão de roça, Seo Zé Ontoin, chegou na mercearia do delegado para comprar uma garrafa de cana. Era hora do almoço e a mercearia estava fechada. Como tinha que pegar no batente logo-logo, chamou o delegado, pois ele era o dono da mercearia e morava ao lado:

— Seo Osvarde! Quero uma garrafa de pinga!

Lá da cozinha, dava pra ver Zé Ontoin sem camisa, todo suado, os sovacos cheios de cabelos, fedendo a mato canoão, um desmantelo, acenando com a mão!

— Tem Catingueirinha? – Pedia a garrafa da famosa cana.

— Estou almoçando, Seo Zé! Só abro daqui a pouco! Aguarde um minutinho...

Mas não demorou nada, e quando Seo Osvaldo deu por fé, Zé Ontoin, sem camisa, todo suado, os sovacos cheios de cabelos, fedendo a mato canoão, um desmantelo, já estava na cozinha, em pé, olhando a família almoçar...

Aquele homem, ali, em pé, faminto, na cozinha, sem camisa, todo suado, os sovacos cheios de cabelos, fedendo a mato canoão, um desmantelo, olhando toda a família a comer, começou a incomodar...

Mas para não ser mal-educada, a mulher do delegado, D. Arlete, fez-lhe um convite tímido:

— Vamos al...mo...çar, Seo Zé?

E ele, imediatamente como um raio, puxou a cadeira, sentou-se à mesa, sem camisa, todo suado, os sovacos cheios de cabelos, fedendo a mato canoão, um desmantelo, e já com uma colher na mão, respondeu:

— Já que a senhora insiste...

E todo mundo, educadamente, teve que almoçar, ali, com ele sem camisa, todo suado, os sovacos cheios de cabelos, fedendo a mato canoão, um desmantelo.

Mas todos os membros da família ali reunidos, o trataram com o maior respeito e muito bem.

___________________

* Esse texto é uma das várias histórias contadas no livro "Rio do Braço" (Romance Histórico) de Osman Matos, publicado em 2015 pela Editora Mídia Joáo Pessoa, PB (LANÇADO EM 2016 NA ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS) e pela Amazon.com nos formatos e-book e impresso, 2017.