A CASA OCA E A CEGUEIRA

Idanilza nasceu em meio ao caos e miséria, vivia numa casa ( se é que podia se chamar assim, devido às condições subumanas). Morava ela, cinco irmãos e os pais além dos ratos, baratas, escorpiões e as nuvens de mosquito. Todas as sextas-feiras desciam a ladeira do Morro do Gato Preto em direção à feira em busca de xepa. Seu Valdemar, chefe da família, era alcoólatra.

Se encontrava doente por conta do vício.

Trabalhou por muitos anos como estivador no cais do porto. Aconteceu que, no mesmo ano do nascimento de um de seus filhos, foi dispensado do serviço, e o motivo alegado foi reforma no quadro de funcionários. Valdemar tinha um dinheiro forte pra receber, mas o presidente do sindicato era muito esperto.

Ganancioso, se aproveitou da falta de lucidez do ex-empregado devido ao vício do álcool e fez uma artimanha nas papeladas, colocou que Valdemar trabalhou por quinze anos no porto, sendo que o cara começou a trabalhar lá desde rapazinho, com dezessete anos.

Muitos anos, quase 40 anos de labuta!

A família se revoltou, infelizmente não dispunham de recursos para pagar um bom advogado. Tiveram de recorrer à defensoria pública!

Era este o cenário em que se encontrava Idanilza, menina de 13 anos. A adolescente era revoltada, detestava quando apontavam para a casa onde morava, e diziam: "Olha a casa oca! Barraco dos infernos! Só tem lixo!.. Horrível!"

Idanilza sentia-se mal, sonhava em ter uma casa de verdade, grande, toda no piso, banheiro limpo, banho de chuveiro, móveis novos, enfim uma casa bem aconchegante como a casa de sua madrinha Lurdes, onde sempre costumava passar as férias. Ela era uma senhora festeira, adorava brincar carnaval e levava Idanilza para brincar nas matinês. Teve um ano em que Idanilza se fantasiou de Carmem Miranda, estes momentos de alegria eram como se fossem um bálsamo para a garota. Lurdes tinha um carinho enorme pela afilhada e a trouxe para morar em sua casa, Idanilza ficou toda contente mas ao mesmo tempo não queria ficar muitos anos longe dos pais e dos irmãos.

Todos os finais de semana voltava para o Gato Preto para ver como estava sua família.

A menina só ouvia notícias tristes: seu pai cada vez pior de saúde, a briga entre seus pais, pois Valdemar tinha cismado que Fátima estava o traindo quando na verdade ela estava na igreja. A mulher já chegou certa vez a dar um tijolada na cabeça do marido, de tanto ele azucrinar. Valdemar levou muitos pontos, Fátima se arrependeu e decretou que iria buscar do Alto a solução para a sua vida e de sua família.

Fátima começou a caminhada com Deus, lutando pela sua família.

Idanilza começou a trabalhar em casa de família. Passou por muitos perrengues: cuidou de crianças mimadas que os pais não colocavam limites; se livrou de homens safados que traiam as esposas com empregadas ( com Idanilza foi diferente, ela não deu esse mole e colocou o sujeito no lugar dele! Falou com a madame que não acreditou e aí então ela pediu as contas! )... Ufa! Idanilza já contava com 18 anos de idade, trabalhava duro nos bairros nobres da cidade.

Ficava impressionada como era a vida de rico! Tantas futilidades, tantos desperdícios de alimentos, tantos assuntos materialistas.

Falta de amor era grande, pois os pais colocavam o "ganhar dinheiro" na frente da " educação dos filhos". É importante que não se deve generalizar! Há famílias ricas que são estruturadas, abrem as portas do coração para o amor, para o diálogo, para a união... Famílias abençoadas! Idanilza teve patroas boas, que se preocupavam com ela. Mas teve também aquelas que a humilhava, separava a comida delas ( patroas) da comida da empregada. Idanilza já não ligava mais, entendeu que sua vida era assim mesmo... Não poderia mudar sua realidade! A jovem tinha a luz da fé apagada devido a tantas tribulações em sua vida.

Por falar em luz, certo dia ela passou a viver literalmente às escuras... Ficou cega!

Decorreu que sua patroa, a dona Tânia, tinha uma gatinha de estimação. Idanilza gostava muito de brincar com a Dora.

Pois, numa tarde em que Idanilza já estava se arrumando para ir pra casa entregar o seu salário, como de costume, para a sua mãe ( A jovem tinha orgulho disso! ) , eis que foi se despedir de Dora e acabou sendo surpreendida pelo felino com um arranhão em seu olho esquerdo.

Idanilza gritou desesperada... Muita dor! Correria para socorrê-la !

Idanilza passou por uma cirurgia de emergência, foi desenganada pelos médicos que disseram que ela jamais voltaria a enxergar. Idanilza não queria acreditar naquelas palavras! A jovem estava sem entender nada... Como é que pode? Do nada o bichano que era tão dócil fez aquilo! Tinha de haver uma explicação! Mais tarde, veio a descobrir que Isabel ( filha de Tânia sua patroa) fez um feitiço, uma mandinga pra que aquilo acontecesse visto que Idanilza não cedeu às investidas amorosas dela. Neste mesmo período, Fátima estava já firme na fé em Cristo. A mulher convidou a filha para fazer uma corrente de cura na igreja, Idanilza aceitou... Finalmente depois de tantos convites negados, a jovem foi pela dor aos pés de Jesus.

Fátima convenceu a filha a ir pra igreja depois de falar para a garota sobre a conversão de uma famosa cantora infanto-juvenil da qual ela era fã assumida. Idanilza passou a fazer a corrente com afinco. Queria voltar a ver! Estava determinada! Seus irmãos, cada um foi seguir a vida. Um foi morar junto com uma mulher desleixada para cuidar de casa. Outra sua irmã foi para São Paulo a convite de uma amiga que prometeu pra ela uma vida confortável, e Solange não hesitou! Foi embora, não tinha vontade nenhuma de continuar morando naquele barraco, naquela "casa oca"... Uma outra irmã adoeceu, tinha pego o mesmo vício do pai. Neidinha gostava de farra, era de debandar, ficava até de madrugada nas ruas. Como se vê, Fátima era uma mulher que tinha muitos problemas na família, muitos desafios. Mas a cearense guerreira não se deixava abater... Sempre fazendo propósitos em prol da família! Com esta perseverança Fátima conquistou a primeira grande bênção, a paz no coração, a certeza de que não estava sozinha naquela luta! Depois veio a causa ganha do dinheiro que o marido tinha pra receber! Só vitória! Fátima era dizimista fiel, e Deus a honrou!

Valdemar arrumou a casa ele mesmo e com a ajuda de seu genro que era pedreiro. A casa ficou bem bonita, a melhor da rua. Todos ficaram boquiabertos ao verem o casarão em que se tornou a casa "oca".

Idanilza ainda não estava enxergando, as vezes o mal vinha com um pensamento para entristecê-la mas a jovem era firme e seguia confiante.

Eis que num domingo na reunião do profeta Samuel, grande líder espiritual da região, a jovem teve o seu milagre alcançado. O profeta, cheio da unção de Deus, começou a reunião determinado a desafiar o mal, chamou para o altar todos os que se encontravam doentes tanto fisicamente como espiritualmente.

Idanilza foi das primeiras a se levantar junto com sua mãe que a foi conduzindo.

O profeta orou forte! Naquele Domingo, Deus se manifestou poderosamente!

Idanilza aos gritos: "Eu estou enxergando!!!! Obrigado meu Deus! Ó meu Pai, te agradeço!!!"

A jovem estava muito feliz, olhou a luz refletida nos vitrais da igreja, o povo, o profeta, e o nome JESUS.

Fátima abraçou a filha, as duas se ajoelharam no altar, agradecendo a Deus.

Ah que Domingo !!!

Idanilza foi curada da cegueira! A luz de Deus veio iluminar aquela família, pois houve o abrir das janelas.

O conformismo é o procurar a felicidade no meio do lixo e se dar por satisfeito ao encontrar migalhas.

Fátima não aceitou as migalhas! Idanilza recebeu também a visão dos Céus!

Deus a sustentou em meio às situações difíceis.

Teve a ideia de trabalhar por conta própria, fez curso para se especializar em culinária.

Numa certa noite, ao retornar do curso, veio a notícia do falecimento do seu pai.

Seu Valdemar tinha deixado o vício, mas ficou as sequelas!

O homem já estava indo pra igreja, embora não estava plenamente bom da mente!

Idanilza gostava muito do pai, quando ela era criança ele a acordava cedo para ir ao mercado municipal. Comiam pastel com suco!

Ah Seu Valdemar! Descansou...

Idanilza teve esta certeza, e Deus enxugou suas lágrimas!

Idanilza e sua família continuam passando por lutas. A vida todo dia é uma luta, mas tendo Deus como o Senhor de nossas vidas a gente não está mais só nas lutas!

E tudo o que suceder, mesmo que aos olhos humanos seja perda, seja ruim mas tudo é Deus arrumando nossas vidas, nos direcionando, nos ensinando e no final dá tudo certo, pois Deus é o Senhor de nossas vidas!

( Autor: Poeta Alexsandre Soares de Lima)

Poeta Alexsandre Soares
Enviado por Poeta Alexsandre Soares em 23/08/2020
Código do texto: T7044249
Classificação de conteúdo: seguro