Comadre Titica e a prece na quarentena

Comadre Titica e a prece na quarentena

Acordei que não tou morta, tou é vivinha da Silva, com a língua, hoje, mais afiada que ontem. Já me benzi, já fiz as minhas orações antes mesmo de abrir a janela, mas, pensando bem, vou abrir a janela hoje não. Essa vizinha de frente pode nem ser, mas que tem uma cara de péssima bisca, isso tem!

Minha vó que já dizia: minha fia, minha fia, na dúvida de qualquer coisa, evite inté de se olhar no espelho!

Pois então? Vou me atrever e abrir a janela para dar de casa com uma criatura que parece que já morreu e nem deram de conta de enterrar? Os olhos parecem de um caboré, as orelhas tão grande como se fossem as orelhas de uma lebre prenha, os beiços mais pintados que os beiços da burra de Zé cigano e é tanto colar, tanto anel que acho mesmo que ela é uma feiticeira.

Vou é aproveitar essa quarentena para colocar minhas orações em dia. Ando com uma fadiga tão grande que até dos meus santos eu ando esquecida. Também, quanto mais eu rezo, mais pesadelo eu tenho.

Essa noite noite eu me agarrei com Santo Expedito, dei a ele uma lista de coisas impossíveis, quero ver se vai me consentir alguma.

Pedi pra ficar mais bonita: esticar essas pregas, encher minhas bochechas, endurecer esses peitos murchos e secar essa barriga de lombriga. Acho que está inté agora pensando como vai obrar esses milagres, mas quero. Se não conseguir, não vai ganhar minha oferta.

A Santa Luzia, pedi mais visão, apreoveitasse e retirasse esse roxidão ao redor dos meus olhos, tem pra que isso, os olhos de cabra velha? Quero os olhos de uma rolinha nova, né não?

A são Bartolomeu, já disse que casar quero eu;

A São Tônico, com um moço bem rico;

A São Benedito, eu pedi um moço bem bonito e a São Tinoco que ele seja bem viçoso!

A santa Ternura, pedi nova dentadura;

A Santa Doroteia, que me livre dessas peias;

A Santa Bárbara que eu não morra encalhada porque nessa quarentena, aí é seu o fogo aumenta.

Morta? Nem morta! Acordei e tou vivinha da Silva, mas a janela eu não abro, vai que a coruja da frente jogue praga e minha oração vá abaixo.

Deus que me livre da solidão e a virgem me impeça de desejar o mal a quem quer que seja...

Marcus Vinicius