Os preteridos

Seman bin Sabtu riu, quando seu amigo Adi Putera bin Izzat lhe revelou que iria a um encontro arranjado pela irmã, Yati binti Izzat.

- Sério que sua irmã está bancando a casamenteira pra você?

- Ninguém falou em casamento - corrigiu Adi Putera. - Eu fiquei de conhecer a moça, é uma amiga dela do trabalho, de origem chinesa.

- Chinesa? - Seman arqueou as sobrancelhas. - Pensando bem, talvez seja mesmo melhor que alguém que a conheça os apresente. Há muitas pistoleiras nestes sites de relacionamento online...

- E não sou elegível para o SDU, como você sabe - lamentou-se Adi Putera. - Se eu concluísse o ensino médio, poderia ir aos encontros de solteiros. Eles não admitem ninguém sem a formação completa.

- Por sua culpa - observou Seman, braços cruzados. - Quem mandou não terminar os estudos?

Adi Putera exibiu uma expressão desconsolada.

- Eu trabalho muito, você sabe. Não tenho tempo de estudar.

- Isso é desculpa esfarrapada! - Atalhou Seman. - Um tipo inteligente como você! Poderia estar se preparando para os exames até pela internet.

- Confesso que às vezes a questão do SDU me faz balançar - divagou Adi Putera. - O governo aqui em Singapura pega pesado com esse negócio de escolaridade...

- E estão errados? - Questionou Seman. - Não há investimento melhor do que em educação, e se a pessoa não se esforçar para progredir, dificilmente seus filhos terão estímulo para perseguir esse objetivo. Para arranjar uma mulher inteligente, você tem que estar pelo menos no mesmo nível que ela.

E parou, mão no queixo, antes de perguntar:

- O que me faz pensar... a garota que sua irmã vai lhe apresentar, não está inscrita no SDU?

- Eu fiz essa mesma pergunta para Yati - admitiu Adi Putera. - Afinal, de ignorante basta eu...

- E o que ela disse?

- Que a Jia-Xin estava inscrita, mas não vai mais poder frequentar as reuniões.

Seman ergueu os sobrolhos.

- Ela está com 36 anos; estourou o limite de idade - esclareceu finalmente Adi Putera em tom evasivo.

Seman balançou a cabeça.

- Jia-Xin. Bom, é dez anos mais velha do que você, mas pelo menos o nome é bonito.

E, dando um tapinha nas costas do amigo:

- Se você não demorar muito, aposto que consegue fazer uns dois filhos saudáveis!

- [08-04-2020]