Se precisar, eu pergunto

Quando cheguei dez minutos adiantada para a entrevista na empresa de logística, o sujeito do RH me olhou com surpresa ao conferir meu nome no currículo.

- Leslie Wilson?

- Sou eu - repliquei.

- Perdão, achei que fosse um homem - redarguiu.

- Leslie é um nome neutro, mas já estou conformada com esse tipo de confusão - tentei gracejar. - Algum problema em relação ao meu sexo? No anúncio não falavam nada que se tratava de um cargo exclusivo para homens...

Ele me pareceu embaraçado.

- Bem... não. Não há nenhuma restrição quanto ao sexo. Embora, para lhe ser franco, não costumamos contratar mulheres como motoristas de entrega.

- Mas vocês têm motoristas mulheres na entrega - afirmei com segurança. - Verifiquei isso antes de mandar meu currículo.

- É verdade - admitiu. - Talvez devesse ter dito que não costumo contratar mulheres para dirigir furgões de entrega.

Me pareceu estar se divertindo às minhas custas ao declarar aquilo.

- Espero que não vá dizer que vai abrir uma exceção no meu caso - observei em tom calmo.

- De modo algum! - Agora parecia preocupado. - O seu currículo é excelente... Leslie.

E estendendo a mão ao se despedir de mim:

- Afinal, mulheres podem ser até mais eficientes do que homens fazendo entregas, não é?

Abri um sorriso e respondi:

- Certamente deve ser porque, diferentemente dos homens, somos inteligentes o suficiente para pedir informações caso fiquemos perdidas.

Felizmente, o meu caminho e do sujeito do RH cruzou-se poucas vezes durante o período em que trabalhei para a empresa.

- [05-04-2020]