NOVELA MEXICANA

NOVELA MEXICANA

" Um dia ela vai chegar. Livre da insanidade, sorrindo por causa da vida verdadeira." Dizia consigo mesmo o filho querido preocupado com a mãe. Aurora pensava todo dia na morte, escondia-se do mundo. Tinha medo de enfrentar a luz da vida, preferia o isolamento do quarto escuro. Seu filho adulto ficava preocupado. Passava na mente do rapaz pensamentos aterrorizantes. Não entendia o motivo da sua mãe não querer conversar. Tudo começou quando Edinaldo, seu único filho, caiu nos encantos de Isabel. Ela era uma mulher muito formosa, tinha a mesma idade de Edinaldo. Isabel era amiga da mãe do jovem. Elas se conheceram nos cultos da igreja Amor Maior. Aurora chegou à igreja com o marido. Vivia uma vida amargurada, sua alma era escuridão. Almejava a felicidade, sempre foi assim durante toda a sua vida. Ela e o marido brigavam constantemente. Ele era possessivo, ciumento, só vivia para o trabalho. Já Aurora trazia consigo toda a beleza, não só física mas também a beleza da alma. Ela era alegre, comunicativa, gostava de passear, viajar. Gostava também muito de crianças. Aurora era bela como o amanhecer, já o seu marido vivia em seu mundo de só querer ganhar dinheiro, encarava o trabalho como um divertimento. Era muito tímido, um tipo antisocial. Mas entendia muito bem da arte de negociar, era um comerciante nato. Ficava até tarde trabalhando em seu estabelecimento. Vinte de Agosto ( aniversário de Aurora), Wilson mais uma vez chega tarde da noite em casa. Em suas mãos, uma caixa de bombom e um cartão de aniversário com dizeres românticos para sua companheira. " Oi Aurinha ! Parabéns meu amor! Aqui está o seu presente..."

Aurora estava bem arrumada, vestido novo, perfumada, e chorando muito, bem furiosa também. A mulher recebe o marido aos gritos, pega a caixa de bombom​ e joga no chão.

Lê o cartão e considera o marido muito frio, sem romantismo:

" Tanta frieza, tanta falta de amor da sua parte né Wilson!... Eu jamais deveria ter voltado pra você. Você estava muito bem com aquela mulher, a Sheila, afinal vocês dois combinam. Ela só pensa em trabalho, tem comércio, é mulher macho mesmo! Daquelas que nem ligam pra se arrumar, passar um batom, usar vestido. É mulher que só tem músculos de tanto carregar caixas de bebidas no depósito dela! Eu não sou assim não! Acho que você tá com saudade dela... Eu só voltei mesmo por causa do Edinaldo, cheguei a ficar doente e pensava que iria morrer e não mais ver meu filho..." Aurora aos prantos sai de casa e vai caminhar na orla da praia. Edinaldo vê o pai chorando, ele vê que o pai realmente gosta muito da mãe. Wilson é um homem que tem seu jeito, é bem na dele, gosta muito de trabalhar pra ter o dinheiro e não deixar faltar nada em casa. Mas por outro lado ele também entende a mãe, mulher gosta muito de ser ouvida, gosta de segurança, afeto. Pai e filho vão atrás de Aurora. Edinaldo pede pra mãe desculpar o pai. Os três ao voltarem para casa são abordados por uma jovem com uma camisa escrita RESGATANDO VIDAS PARA DEUS IGREJA AMOR MAIOR. " Boa noite família! Paz do Senhor! Percebo tristeza no olhar de vocês, mas não precisem conversar comigo caso não queiram. Peço somente que faça uma visita aqui na Casa de Deus! Vocês vão sentir uma paz indescritível! Prometo!"

A família não aceita entrar na igreja. Vão pra casa jantar.

Aurora pergunta para o filho sobre sua namorada, a Ritinha. Ele diz pra mãe que teve um desentendimento com ela.

" Ih, mãe... A Ritinha é muito problemática. Sempre quando está com TPM parece que se transforma em outra pessoa... Aliás vira um bicho."

Aurora sorri, diz que o filho tem que ter paciência, e que isso é normal! Diz também que gosta muito da futura nora e que era uma pena ela não ter vindo para o jantar de aniversário.

" Mãe, a Ritinha mandou mensagem aqui no meu whatsapp pra senhora. Ela lhe deseja um feliz aniversário. "

Aurora envia um áudio agradecendo. " Ritinha, minha filha, gosto muito de você. Você e meu filho se combinam. Eu percebo os olhos dele brilhando sempre quando pronuncia seu nome. Você é uma menina direita, de família, é boa filha! Tenho certeza de que meu filho está em boas mãos! "

Aurora era um poço de dúvidas, ao mesmo tempo que elogiava a futura nora também por outro lado não via com bons olhos o relacionamento desta com o seu filho. Tudo pela questão da diferença de idade: Ritinha era quinze anos mais velha que Edinaldo. Aurora tinha 20 anos quando foi mãe.

Sempre idealizou, como todos os pais, coisas boas para o filho: um bom casamento, um bom trabalho... Enfim uma vida maravilhosa!

Wilson dizia para a esposa não se preocupar, deixar o filho viver a própria vida. A vida é um presente de Deus, e este presente não vem com manual de instruções. A única coisa que sabemos é que podemos errar, errar até aprender. O erro nos faz refletir, e nisto vamos nos aprimorando. Aurora tinha que deixar o filho viver suas próprias lutas. Mas ela era mãe protetora. Passou a ser assim depois que viveu quatro anos longe da família. Ela era como um passarinho preso e que queria voar. Conheceu como realmente era a vida neste período. Conheceu muita gente falsa, gente invejosa, egoísta, gente que ri da tristeza dos outros, gente que usa e abusa dos outros. Pisa, esmigalha! Não queria ver o filho sofrendo como ela sofreu. Queria que o filho fosse sempre feliz, feliz perto do seu olhar iluminado de mãe.

Wilson decidiu, após longas conversas com a esposa, que não mais a trocaria pelo trabalho. Não suportaria passar novamente tanto tempo longe dela. No outro dia, fechou mais cedo o seu mercadinho e convidou a esposa para assistir o culto da igreja Amor Maior. Edinaldo estava na faculdade.

Aurora sentiu-se mais leve com as orações e a Palavra de Deus. Wilson percebeu um semblante diferente no rosto da esposa. Não demorou muito e o casal já eram membro assíduos na igreja. Estavam firmes juntamente com o filho e a Ritinha.

Aurora passou a integrar o grupo de evangelização e fez amizade com Isabel, a jovem que fez a abordou na noite de seu aniversário. Isabel demonstrava ser uma mulher de Deus, uma jovem bem alegre, pura, carinhosa, prestativa, um verdadeiro anjo. Aurora começou a ver muitas qualidades na menina. Sua amizade com Isabel foi crescendo, e foi também alimentando o desejo dentro de si de ver o filho casado com ela. Isabel tinha a mesma idade de seu filho, também era meio dentucinha igual a ele. Aurora não gostava do jeito mandona, e da falta de humildade de Ritinha.

Ritinha era uma mulher bem madura, não tinha aquele jeito inocente de quem está descobrindo o amor. Era uma mulher vivida, não combinava com Edinaldo.

Aurora ficava triste quando Edinaldo chegava em casa contando do jeito áspero de Ritinha. " Filho, ah você precisa conhecer a Isabel! Que menina carinhosa! Ela tem a sua idade! Tenho certeza que vocês se dariam muito bem! Ela é meiga, parece um anjo, sempre prestativa lá na igreja, é uma ovelhinha de Deus! "

Uma certa noite chuvosa, Aurora, Wilson e Edinaldo dentro do carro, saindo do culto. Ao fazer a manobra pra sair do estacionamento da igreja, Aurora avista Isabel e pede pra Wilson parar o carro e dar uma carona pra menina." Oi filha, oi Isabel aceita uma carona? Tá chovendo muito! " Isabel senta-se ao lado de Edinaldo, bem perfumada, calça preta, bem elegante. Edinaldo não fala nada, mas de vez em quando dá uma olhadela, e fica pensando nos comentários e elogios da mãe para com a menina.

Imagina-se com a menina, pensa se realmente ela poderia ser melhor que Ritinha.

" Pronto, podem me deixar aqui em frente este canal que é próximo da minha casa! Muito obrigado! Boa noite tia Aurora! Boa noite todos vocês! "

Edinaldo continua olhando para a menina, olha a direção que ela caminha para chegar em casa. Consegue perceber que a menina mora numa localidade bem pobre.

Ritinha falava muito para Edinaldo sobre aquele bairro pobre. Dizia que uma prima dela chegou a namorar um cara daquela comunidade perigosa. Ritinha era preconceituosa, para ela todos os moradores de favela eram bandidos.

Edinaldo já tinha outra visão! Gostava de olhar como as pessoas são por dentro.

Ritinha passou a notar Edinaldo um pouco distante, jeito de quem não estava se sentindo bem no relacionamento. Ficou com medo de estar perdendo o namorado para alguma outra mulher.

Passou a acompanhar o namorado e os pais dele lá na igreja. Tinha suas próprias convicções religiosas, mas abriu mão delas pra estar junto do namorado.

Aurora já era bem fervorosa, rasgava muitos elogios pra Isabel. O fanatismo de Aurora e a amizade bem forte dela com Isabel passaram a incomodar Ritinha. Começou a perceber que sua futura sogra estava tentando fazer a cabeça do filho pra ficar com Isabel.

Ritinha também percebeu que Edinaldo deixava a mãe interferir em sua vida, parecia ter medo!

Aurora orou para que seus olhos pudessem enxergar a mulher ideal para o filho. Foi neste dia que a avó paterna de Edinaldo sentiu-se mal, princípio de infarte. Ela era uma anciã de seus quase 80 anos. Era também deficiente mental. Edinaldo estava na faculdade quando tudo aconteceu. Wilson tinha viajado para São Paulo pra resolver coisas do seu trabalho. Aurora estava sozinha, já era quase de noite, tinha acabado de chegar do culto e viu dona Célia caída no chão. Ficou desesperada! Chamou o táxi e a levou ao pronto socorro. Lá no hospital ligou pra Ritinha avisando do ocorrido, disse que dona Célia estava sendo hospitalizada e que era pra ela avisar o Edinaldo.

Ritinha estava em casa assistindo televisão, sua novela mexicana preferida. Aurora pediu pra Ritinha ir lá no pronto socorro e na volta dona Célia iria ficar repousando em sua casa. Ritinha não quis! Não moveu uma palha. Parecia que nem estava sentindo a dor da família do namorado. Aurora não se conteve, quando viu que dona Célia estava já com estado de saúde estável foi até a casa de Ritinha e chegando lá soltou os bichos pra cima da garota mimada! Disse-lhe umas verdades! Chamou Ritinha de monstro, perversa, e que não aceitava mais o filho com ela. Ritinha debochou de Aurora, disse que o jeito dela falar demonstrava fanatismo, e que ela precisaria se converter realmente. Aurora foi embora bastante enfurecida. Edinaldo saiu da faculdade e foi até a casa de Ritinha. Esta lhe contou sobre sua avó e também do " escândalo" de Aurora em seu portão, chamando a atenção dos vizinhos. Edinaldo seguiu até o hospital e chegando viu sua vó no soro, deitada. Aurora disse para o filho que Ritinha não é a mulher certa, não é uma pessoa boa, e que ele tinha que abrir os olhos. Disse também que se ele optasse por insistir no relacionamento ficaria sem receber o dinheiro dos pais, e teria que se virar sozinho.

Tudo foi contribuindo para a aproximação de Aurora e Isabel. Aurora começou a se sentir perturbada. Isabel sempre com uma ajuda espiritual. Aurora se mudou de cidade. Edinaldo ficou preocupado com a mãe. Deixou Ritinha, e foi morar com os pais.

Aurora, já recuperada da depressão, começou a trabalhar com o marido numa loja de roupas. Ela, vendo a loja prosperar, decidiu chamar Isabel para trabalhar em sua loja. Conversou com o marido e ele concordou.

Aurora foi até o interior bem distante, viajou muitas horas para buscar Isabel. Conversou com a mãe da jovem, com os irmãos. Disse que Isabel seria bem tratada. Disse que iria pagar um ótimo salário.

Isabel aceitou o trabalho, e foi embora com Aurora. Despediu-se de seus familiares, em meio a muito choro!

Isabel, logo nos primeiros dias de trabalho, começou a colocar em sua mente o plano de conquistar o coração de Edinaldo. Percebeu o quanto ele estava carente, fez amizade com ele. Falou pro rapaz que era virgem, nunca tinha namorado. Isabel viu que seria uma boa se casar com o rapaz rico. Começou a contar suas histórias tristes para o moço.

Edinaldo caiu na lábia de Isabel.

A jovem que parecia " um anjinho" se revelou uma biscate, uma mulher interesseira.

Edinaldo não enxergava nada! Estava cego! Ele só via o jeito paciente, amoroso de Isabel. Jeito tão diferente de Ritinha.

Isabel já na primeira semana já estava de namorico com Edinaldo.

Certo dia, Aurora viu Isabel bem soltinha com o primo de Edinaldo lá no escritório da loja.

Pronto! O mundo de Aurora desabou! Caiu a máscara de Isabel! Tudo o que Ritinha lhe dissera que iria acontecer com Edinaldo estava acontecendo. " Aurora, você adora julgar as pessoas, você pensa que por eu ser mais velha que seu filho sou interesseira. Você acha que sou manipuladora, né! Mas depois você vai tirar suas conclusões e vai ver quem é assim! Você é Edinaldo irão quebrar a cara!"

De fato, Ritinha estava certa! Isabel não era aquele anjinho! Aurora a partir deste dia tentou abrir os olhos do filho, que já estava tão enrabichado por Isabel que nem queria saber de nada. Edinaldo e Isabel estavam firmes, só falavam em casamento.

Aurora, e ninguém da família conseguia convencer Edinaldo do contrário. Até Wilson também acreditava em Isabel, e dava a maior força para o filho.

Edinaldo e Isabel se casam. Aurora não vai ao casamento, e proíbe o marido de ir. Ninguém da família de Edinaldo vai à cerimônia.

Aurora fica louca, foge da presença do filho. Ritinha era a mulher certa para o seu filho, mas já não adiantava falar isso pra ele pois ele já via a mãe como louca.

Foge de todos.

Edinaldo está preso, preso na armadilha da vida.

Um dia com certeza ele e a mãe se libertarão!

( Autor: Poeta Alexsandre Soares de Lima)

Poeta Alexsandre Soares
Enviado por Poeta Alexsandre Soares em 23/03/2020
Código do texto: T6895031
Classificação de conteúdo: seguro