O FILHO PROBLEMA

O FILHO PROBLEMA

A igreja do pastor Eudiomar, no bairro Areia Branca, em Belford Roxo era constituída por membros fervorosos, e que viam em seu líder espiritual um exemplo de caráter e integridade. O culto acontecia todas as quartas à noite e manhãs de domingo. O pastor e sua família eram muito queridos na comunidade. Durante a semana ele trabalhava como sargento da polícia militar, e aos domingos se dedicava integralmente à obra de Deus. Era o que mais lhe dava prazer, era o que realmente lhe deixava realizado. Neste dia, almoçava na cantina da igreja com sua família e colaboradores. Conhece cada cantinho daquele e outros bairros adjacentes de tanto sair evangelizando, visitando os sofridos, levando a Palavra de Deus.

Todos já conheciam o pastor por causa do seu Chevette cor vinho bem conservado. Era casado com a missionária Vandenice, e eles tinham um casal de filhos, os jovens Marcelo e Elvira. O rapaz não era muito dedicado à servir a Deus, achava que era uma vida monótona, era focado em coisas materiais, sentia vergonha do pai por estar sempre no meio dos desfavorecidos, sempre ao lado dos pobres. Sinceramente, o jovem não se via ali naquela vida. Só acompanhava os pais em ocasiões especiais, como culto em ação de Graças e festividades. Já sua irmã, Elvira, linda jovem de sorriso fácil, era bem amiga dos pais e determinada na caminhada cristã. Ela aconselhava muito o irmão, tinha esperança de fazê-lo desistir das futilidades da vida que levava. " Meu irmão querido! Quero que saiba que eu e nossos pais te amamos! Veja a vida com outros olhos, desperte para a vida com Deus! Deixe de pensar que a vida é só olhar para o próprio umbigo, tem muita gente sofrendo no mundo! Doe-se mais , meu irmão! Deixe Deus te usar também! Pense nisso com carinho! "

Palavras que entraram em um ouvido, mas saíram em outro. Marcelo era arrogante, nem o fato de ele e a irmã terem sido adotados, o fazia ter um coração bondoso. Sim, os jovens foram adotados com dois meses de vida, seus pais biológicos foram um traficante e uma prostituta. Ambos foram mortos na guerra da disputa do tráfico. A triste realidade que macula nossa sociedade.

Deus mudou a vida daqueles bebês, que iriam crescer sem nenhuma perspectiva. Elvira chora, seus olhos ficam marejados toda a vez que os pais lhe relatam aquilo. Ela louva e agradece a Deus sempre por ter sido adotada, e sempre pede a Deus que dê vida longa aos seus pais adotivos. Já Marcelo é insensível, é insensato. Certa vez, chegou ao cúmulo de dizer que foi uma pena que o pai traficante morreu, que o pai deu mole, pois poderia ter ficado muito rico, milionário e saído do país para proporcionar uma " vida de qualidade" aos filhos. Diante deste disparate, Eudiomar não se conteve e deu uma boa surra de cinto no filho. Tinha acabado de chegar do trabalho, foi numa segunda-feira chuvosa. Sua esposa tentou evitar, mas foi em vão. De madrugada, se levantou da cama e foi ao banheiro orar. Lá chorou, pediu perdão a Deus. " Senhor, meu Pai! Perdoa-me o descontrole, não queria bater em meu filho. Não quero que meu filho me veja como um inimigo. Senhor toca no coração do meu filho querido! Senhor, não aceito o mal soprando nos ouvidos de meu filho! "

Marcelo decidiu desprezar o pai, colocou em seu coração que o pai não era aquele homem que o povo considerava bom. Para ele era fachada, a verdadeira face do pai era ser violento. O jovem estava realmente perturbado! Resolveu fugir de casa, mas antes planejou tudo sozinho em sua mente. Não poderia sair de casa sem um tostão no bolso. Não trabalhava, só estuda o ensino médio e fazia curso de informática. Era péssimo aluno, e no curso só passava o tempo extra paquerando as mulheres nas redes sociais. O jovem percebeu que a igreja do pai ficava sempre cheia, principalmente aos domingos. Arquitetou o plano diabólico de assaltar o cofre da igreja. Combinou com um amigo da boca de fumo que frequentava às escondidas de sua família. Toda vez que saía do curso de informática, Marcelo se dirigia até à favela do Grelo e ficava lá batendo ponto pro tráfico. Num domingo à noite pôs o plano em prática​. Adentrou a igreja pelos fundos, teve acesso ao cofre, utilizou explosivos. O jovem e o amigo estavam mascarados. O barulho forte chamou a atenção da vizinhança, Eudiomar ficou atônito. Madrugada, saiu armado até a igreja. Deixou a filha e a esposa dormindo. Já o filho, o pastor pensava que ele tinha ido dormir na casa de amigo do colégio, que estava estudando para as provas bimestrais. Mas o pastor estava equivocado! Entrou no escritório da igreja, e já chegou atirando sem dó nem piedade. Os bandidos foram alvejados. Cena horrorizante: sangue pelo chão, cofre arrombado, dinheiro pelo chão.

Eudiomar chora, mais chora muito ao tirar as máscaras dos marginais. Um deles é seu filho Marcelo.

Marcelo que era o filho problema do pastor Eudiomar.

O pastor fez sua parte, orava sempre pelos filhos. Mas Marcelo escolheu um caminho triste, e hoje chora na escuridão da morte.

( Autor: Poeta Alexsandre Soares de Lima)

Poeta Alexsandre Soares
Enviado por Poeta Alexsandre Soares em 02/03/2020
Código do texto: T6878460
Classificação de conteúdo: seguro